Bolsas de Pós-Doutoramento Junior Leader. Concurso 2022

O futuro precisa dos melhores investigadores

25 bolsas de pós-doutoramento para investigadores de todas as nacionalidades para realizarem um projeto de investigação em disciplinas CTEM (ciência, tecnologia, engenharia, matemática) em centros de investigação credenciados de excelência. Relativamente a instituições espanholas, os candidatos devem ter residido em Espanha durante menos de 12 meses nos últimos três anos. Quanto a instituições portuguesas, os candidatos devem ter residido em Portugal durante menos de 12 meses nos últimos três anos.

  • PONTOS-CHAVE
    DO PROGRAMA

    • 25 bolsas para realizar um projeto de investigação de pós-doutoramento em centros credenciados com o Selo de Excelência espanhol Severo Ochoa, María de Maeztu ou no Instituto de Saúde Carlos III e em unidades portuguesas avaliadas pela Fundação de Ciência e Tecnologia como sendo "excelentes".

    • As disciplinas CTEM (ciências da vida e saúde, ciências experimentais, física, química e matemática).

    • Duração máxima: 3 anos.

    • Dotação total máxima: 305.100 €.

    • Programa de formação em competências transversais.

  • DATAS-CHAVE

    Não podem ser apresentados projetos nem documentação complementar fora dos prazos estabelecidos nas bases do concurso.

    CONCURSO ENCERRADO

    7 de julho de 2021
    Data de início de apresentação das candidaturas.

    7 de outubro de 2021 
    Encerramento do concurso.

    26 de janeiro de 2022
    Notificação dos resultados de pré-seleção.

    De 14 a 16 de março de 2022 
    Entrevistas de seleção em Barcelona.

    23 de março de 2022
    Publicação dos resultados da seleção.

  • REQUISITOS DO CONCURSO

    Podem candidatar-se ao programa Junior Leader investigadores de todas as nacionalidades. Os candidatos devem cumprir as seguintes condições para poderem ser admitidos:

    • Experiência: Ter obtido o título de doutor(a) num prazo de dois a sete anos antes da data de encerramento do concurso. Entender-se-á como data de obtenção do título de doutor(a) a data do ato de defesa da tese de doutoramento. Aplicam-se prazos especiais a candidatos com interrupção da carreira de investigação.
       

    • Mobilidade:
      Para candidaturas a centros ou unidades espanholas: Os candidatos não podem ter residido nem realizado a sua atividade principal (trabalho, estudos, etc.) em Espanha durante mais de doze meses nos três anos imediatamente anteriores à data de encerramento do concurso. As estadias curtas, como férias, não serão tidas em conta.
       

      Para candidaturas a unidades portuguesas: Os candidatos não podem ter residido nem realizado a sua atividade principal (trabalho, estudos, etc.) em Portugal durante mais de doze meses nos três anos imediatamente anteriores à data de encerramento do concurso. As estadias curtas, como férias, não serão tidas em conta.

      Aplicam-se prazos especiais a candidatos com interrupção da carreira de investigação e aos investigadores que passaram o processo para obter o estatuto de refugiado ao abrigo da Convenção de Genebra.
       

    • Candidatura completa: Apenas poderão ser admitidos os candidatos cuja candidatura apresentada cumpra todas as condições do concurso.

  • CERTIFICAÇÃO DE EXCELÊNCIA

    Para o futuro programa de bolsas de pós-doutoramento Junior Leader Incoming, serão elegíveis apenas candidatos que pretendam ingressar em universidades ou em centros de investigação credenciados considerados excelentes. Isto inclui centros credenciados com o Selo de Excelência espanhol Severo Ochoa, María de Maeztu ou o Instituto de Saúde Carlos III e unidades portuguesas avaliadas pela Fundação de Ciência e Tecnologia como sendo "excelentes". Estes centros e unidades destacam-se pelo seu impacto científico e liderança a nível internacional e estabelecem ativamente colaborações no seu ambiente científico e social.


    Centros de investigação:

  • SOLICITAR

     

    Para qualquer sugestão ou consulta, por favor, dirija-se a: fellowships@fundaciolacaixa.org.

  • This project has received funding from the European Union’s Horizon 2020 research and innovation programme under the Marie Skłodowska-Curie grant agreement No 847648.