Solidário 2022. Premios BPI | Fundação ”la Caixa”. Ajudar quem ajuda

Linhas de atuação

Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Solidário:
Integração sociolaboral e luta contra a exclusão social.

O Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Solidário tem por objetivo impulsionar projetos a executar em território nacional que promovam o desenvolvimento integral e o processo de inclusão social das pessoas em situação de vulnerabilidade, potenciando as suas capacidades e favorecendo a igualdade de oportunidades, com especial enfoque no apoio às necessidades básicas, a recursos de habitação, à empregabilidade e à coesão social, em especial de pessoas em situação de vulnerabilidade extrema.

• LINHAS DE ATUAÇÃO

Os projetos candidatos devem estar enquadrados no âmbito de atuação dos Prémios e numa das seguintes linhas prioritárias:

• Assegurar apoio social básico de pessoas em risco de pobreza e exclusão;

• Formação para melhorar a empregabilidade e apoio no processo de inserção na vida laboral, na promoção do autoemprego e em atividades socialmente úteis; na formação ao longo da vida e no colmatar de défices de qualificações;

• Fomentar recursos residenciais de apoio de emergência ou temporário a jovens e adultos em processo de inclusão social, e processos de transição do sistema de ensino para a vida adulta;

• Impulsionar ações para promoção da inclusão social e reforço da coesão social, assim como para prevenção, resolução ou transformação de conflitos;

• Apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade extrema.

Nomeadamente pessoas sem abrigo, pessoas vítimas de violência de género, pessoas com comportamentos de adicção e dependências, pessoas com trajetos de conflito com a lei penal, migrantes ou refugiados, minorias étnicas, famílias monoparentais ou em situação de pobreza feminina, famílias alargadas com crianças e pessoas desempregadas de longa duração.

• DATAS-CHAVE

CONCURSO ENCERRADO

De 22 de março a 26 de abril de 2022, Gabinete Técnico de Apoio disponível até às 17h00.

• FINANCIAMENTO

A dotação dos Prémios BPI Fundação ”la Caixa” Solidário é de 1.000.000 €.

Os projetos apresentados no âmbito do presente Prémio podem ter uma duração de um ou, excecionalmente, dois anos, de acordo com o presente Regulamento.

Os Prémios BPI Fundação ”la Caixa” traduzem-se num apoio financeiro, total ou parcial, às candidaturas selecionadas e sujeito aos seguintes limites máximos:

• Para projetos com duração de 1 (um) ano, poderá solicitar-se até 50.000 €.

• Para projetos com duração de 2 (dois) anos, poderá solicitar-se até 100.000 €.

• O valor solicitado não poderá ser superior a 75 % do custo total do projeto.

Caso o projeto seja selecionado, a entidade compromete-se a contribuir, no mínimo, com 25 % do custo total do orçamento apresentado, independentemente do montante concedido.

• DÚVIDAS

Para esclarecer dúvidas ou obter mais informações, contacte-nos através do nosso endereço eletrónico premiosbpi.fundacaolacaixa@contact.fundacaolacaixa.org

Registo e habilitação

- A apresentação da candidatura é feita eletronicamente, através de uma nova plataforma designada por Plataforma dos Prémios.

- Antes de iniciar o processo de candidatura do projeto, é necessário fazer o registo de um utilizador gestor da entidade e anexar a documentação de suporte. A validação deste registo será efetuada no prazo de 3 dias úteis. A validação do utilizador gestor é essencial para acreditar a entidade e para iniciar a apresentação da candidatura, pelo que se recomenda fazê-lo no início do período de apresentação de candidaturas.

- As candidaturas devem ser preenchidas com todas as informações solicitadas e devem ser submetidas até ao final do prazo definido para a apresentação de candidaturas ao Prémio.

- Recomenda-se a utilização do Guia de Apoio e do Manual de Utilização da Plataforma, onde são detalhadas as etapas a seguir para completar o processo de candidatura.