Equipas - Fundação "la Caixa"
EAPS e Equipas Domiciliárias: profissionais formados para oferecer um apoio próximo e humano.
Equipas de Apoio Psicosocial (EAPS)
As equipas de apoio psicossocial (EAPS) integram entidades de solidariedade social e hospitais públicos, e são compostas por psicólogos, assistentes sociais e voluntários.
Atualmente são mais de 60 profissionais e estão formados para oferecer às pessoas com doenças avançadas e aos seus familiares um apoio psicológico, social e espiritual próximo, sensível e humano.
Equipas Domiciliárias
As Equipas Domiciliárias são equipas multidisciplinares, constituídas por médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social e outros profissionais de saúde, que prestam cuidados especializados a pessoas com doença avançada e às suas famílias no domicílio.
A Fundação ”la Caixa”, juntamente com o Ministério de Saúde, pretende reforçar o apoio domiciliário especializado a pessoas com doenças avançadas e suas famílias, apoiando a implementação de cinco novas equipas domiciliárias de cuidados paliativos, sendo quatro dirigidas a doentes adultos e uma a crianças e adolescentes com necessidade de cuidados paliativos. Pretende-se também ampliar o conhecimento, a experiência e as evidências neste âmbito.