Dia Internacional das Pessoas Idosas 2024 - Fundação "la Caixa"
Como tem acontecido todos os anos, por ocasião do Dia Internacional das Pessoas Idosas, que se celebra no dia 1 de outubro, o programa Sempre Acompanhados da Fundação ”la Caixa” organiza várias atividades nos vários territórios onde atua. São atividades abertas à comunidade e que visam dar a conhecer o trabalho que desenvolve e dar visibilidade a uma realidade que afeta cerca de 500 mil pessoas com mais de 65 anos em Portugal: a solidão não desejada.
Estas ações de sensibilização salientam a importância das relações sociais e dão a conhecer a solidão como um desafio da nossa sociedade num duplo sentido: pode afetar-nos a todos, independentemente da idade, e, ao mesmo tempo, cada um de nós pode, com a sua pequena contribuição, melhorar a vida das pessoas à sua volta que sentem solidão.
Além disso, são uma amostra das várias ações levadas a cabo durante o ano para sensibilizar as pessoas, detetar situações de solidão e tecer uma rede de apoio e de relações, sempre com a colaboração do tecido associativo e das instituições locais, dando, deste modo, resposta às necessidades da sociedade. Por exemplo, no verão, são desenvolvidas ações dirigidas aos seniores que ficam sozinhos durante as férias.
Mural participativo para dar visibilidade à solidão
Este ano, organizámos uma ação de sensibilização em conjunto com várias entidades locais: um mural participativo onde as pessoas poderão colocar as suas reflexões, emoções e ideias sobre a solidão, para que esta se torne mais visível.
Fique a conhecer todas as atividades programadas:
O que fazemos
A Fundação ”la Caixa” promove há 10 anos o programa Sempre Acompanhados, atualmente com presença em 15 cidades de Espanha e Portugal. Através deste programa, trabalhamos para prevenir e gerir situações de solidão nos seniores, empoderando-os, proporcionando-lhes relações de confiança, compromisso e colaboração com o meio que os rodeia, e estando ao seu lado durante todo o seu processo de vida.