Bolsas de doutoramento INPhINIT - Fundação "la Caixa"
A Fundação ”la Caixa” oferece 60 bolsas de doutoramento INPhINIT destinadas a jovens talentos na investigação, de qualquer nacionalidade, que desejam realizar estudos de doutoramento em território espanhol ou português.
O que fazemos
As bolsas de doutoramento INPhINIT oferecem um salário altamente competitivo e oportunidades de formação complementar em competências transversais por meio de treinamentos anauis, incentivos atribuídos aquando da conclusão da tese, entre outros elementos que fazem que estas bolsas sejam das mais atrativas e abrangentes na Europa.
Este programa articula-se em duas modalidades:
Doutoramento INPhINIT - Concurso Incoming
30 bolsas para pesquisadores que desejam realizar seu projeto de doutoramento nos centros espanhóis certificados com as distinções Severo Ochoa ou María de Maeztu, Institutos de Investigação Sanitária Carlos III e centros portugueses reconhecidos como excelentes pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Doutoramento INPhINIT - Concurso Retaining
30 bolsas para pesquisadores que desejam realizar seu projeto de doutoramento em qualquer área da investigação e em qualquer universidade ou centro de investigação de Espanha ou Portugal.
Dotação económica
A dotação económica destina-se a cobrir os custos do bolseiro de acordo com a seguinte repartição:
Custos laborais: 35.800 € por ano que a instituição de acolhimento irá gastar na contratação do bolseiro de acordo com a legislação laboral em vigor em Espanha ou Portugal.
Custos de investigação: 3.500 € por ano para despesas directamente relacionadas com o desenvolvimento do projecto, incluindo inscrições em conferências, cursos, estadias, consumíveis, equipamento, custos de propriedade intelectual, entre outros.
Propinas para o programa de doutoramento ao qual o bolseiro será admitido.
Plano de seguimento
Os bolseiros de doutoramento INPhINIT terão umdiretor de tese designado pelo centro de destino, que os irá acompanhar no desenvolvimento da sua tese de doutoramento. Os bolseiros entregarão relatórios de seguimento anuais, onde pormenorizam os seus resultados principais e futuras metas de acordo com um plano de desenvolvimento da carreira profissional. Paralelamente, haverá todos os anos uma revisão das questões éticas que possam surgir ao longo do desenvolvimento da tese.
Programa de formação complementar
Além das atividades de formação interdisciplinar oferecidas pelo centro de destino, a bolsa contém um programa de formação complementar integral que inclui os seguintes pontos:
Formação em soft skills e sobre o propósito da investigação. Sessões sobre comunicação científica, redação e apresentação de trabalhos científicos, visão geral do sistema de investigação, pensamento crítico e flexibilidade cognitiva, etc.
O estudante de doutoramento, o seu bem-estar e eficácia. Sessões sobre bem-estar, saúde mental, autoconsciência, autoconfiança, desenvolvimento pessoal, tomada de decisões, produtividade e gestão do tempo, interdisciplinaridade, ciência aberta, etc.
Preparação para o futuro. Sessões sobre desenvolvimento da carreira, percursos profissionais dentro e fora do mundo académico, oportunidades de financiamento, liderança e trabalho de equipa, etc.
Estadias
Tanto os centros de destino como a Fundação ”la Caixa” oferecem estadias nacionais e internacionais no âmbito académico e industrial com vista à melhoria das futuras oportunidades profissionais dos bolseiros de doutoramento INPhINIT.
Mentoring
Cada bolseiro pode solicitar que lhe seja atribuído um acompanhante durante o período da bolsa:
Numa primeira fase, para lhe facilitar suporte nos aspetos práticos relacionados com a chegada ao seu centro de destino.
Numa fase mais avançada, para lhe proporcionar orientação na sua carreira profissional.
Atividades de divulgação
Os bolseiros terão a oportunidade de participar em atividades organizadas pela Fundação ”la Caixa” que têm como objetivo dar a conhecer os seus projetos de tese e os resultados da sua investigação ao público em geral.
Atividades de socialização
Os bolseiros do doutoramento INPhINIT irão fazer parte do grupo de bolseiros da Fundação ”la Caixa”, uma rede de talento académico e profissional reconhecida em todo o mundo.
Os bolseiros poderão participar nas atividades que se organizam para favorecer o encontro e fomentar o intercâmbio entre os membros desse grupo. Esses encontros constituem a melhor oportunidade para estabelecer contactos e criar novos vínculos com pessoas que se formaram em todos os tipos de áreas nas melhores universidades e centros de investigação do mundo graças a uma bolsa da Fundação ”la Caixa”.