Apoio à Criação'22. Comisart

Linhas de atuação

Mostrar texto Ocultar texto

Comisart faz parte do concurso Apoio à Criação da Fundação ”la Caixa”, para fomentar o comissariado emergente.

  • O QUE FAZEMOS

    A Comisart destina-se a comissários de arte com idade inferior a 40 anos, com residência ou nacionalidade portuguesa ou espanhola, que anteriormente tenham comissariado pelo menos três exposições. Ficam excluídos os comissários que já possuem uma trajetória profissional consolidada.

    Os três participantes selecionados receberão um apoio de 6000 € e poderão dispor dos recursos e da assessoria da equipa de exposições da Fundação ”la Caixa”.

    A Comisart é concretizada num programa bienal em que serão desenvolvidos três projetos expositivos baseados nas obras da Coleção de Arte Contemporânea de ”la Caixa” e das coleções do MACBA. Apostamos sempre em projetos inovadores, tanto no que se refere a leituras e reflexões como a formas que contribuam para abordagens criativas.

    As exposições serão incluídas na programação anual da CaixaForum Barcelona, ficando em aberto a possibilidade de itinerância das mostras resultantes, bem como a realização de eventuais colaborações com outras instituições. As exposições poderão incluir igualmente obras de artistas jovens que estejam a iniciar o seu percurso profissional, como complemento da Coleção, sempre que se trate de obras já produzidas e que não façam parte dos fundos de outra instituição.

    A fase de desenvolvimento de cada projeto terá uma duração total de quatro meses. Durante o primeiro mês, os comissários terão acesso à Coleção e à equipa da Fundação ”la Caixa” e do MACBA para a definição do projeto; nos três meses restantes, dedicar-se-ão a realizar todas as tarefas de preparação da exposição.

  • DATAS IMPORTANTES

    Os projetos e a documentação complementar não poderão ser apresentados fora dos prazos estipulados nas bases da Comisart, a não ser que a organização anuncie uma prorrogação da data limite especificada nas referidas bases.

    Abertura do concurso

    1 de junho de 2022

    Encerramento do concurso

    21 de setembro de 2022

Registo e certificação

Mostrar texto Ocultar texto
  • REGISTO E CERTIFICAÇÃO

    Para apresentar um projeto, o participante terá primeiramente de se registar na aplicação Portal do Concurso a fim de obter as chaves de acesso (nome de utilizador e palavra-passe).

Apresentação do projeto

Mostrar texto Ocultar texto
  • APRESENTAÇÃO
    DO PROJETO

    A apresentação do projeto realiza-se através da aplicação Portal do Concurso com o nome de utilizador e a palavra-passe obtidos no processo de registo. Em nenhum caso, será aceite documentação física.

    Para a correta apresentação do projeto é preciso preencher todos os campos das diferentes abas da aplicação web, bem como anexar o formulário de apresentação do projeto disponibilizado pela aplicação e a documentação complementar.

    Participar deste concurso implica aceitar que a decisão do júri será inapelável.