Neuropal

Um jogo pedagógico original que testa os conhecimentos de segurança dos alunos e lhes dá a conhecer a anatomia do sistema nervoso.

Ícone de reproduzir vídeo
  • DESCRIÇÃO

Em que consiste o Neuropal?

Todos os anos, milhares de pessoas sofrem graves lesões na medula espinal em acidentes que poderiam ter sido evitados. O Neuropal é uma aplicação pedagógica gratuita que nos demonstra as grandes e pequenas decisões que podemos tomar para nos mantermos em segurança. O jogo desafia-nos a fazer uma viagem, ao longo de 6 níveis, ultrapassando diversas situações de risco, como aceder a um objeto que está num sítio alto ou conduzir uma scooter. Veja o trailer!

Para ultrapassar os desafios temos de estar conscientes do ambiente que nos rodeia, seguir as instruções de segurança e evitar os atalhos precipitados. As boas ações, como recolher o lixo e fechar a torneira, são valorizadas ao longo do jogo. A aplicação também inclui um questionário sobre segurança, que contextualiza as ações realizadas, e módulos sobre a anatomia e o funcionamento do sistema nervoso. No website podemos explorar mais sobre o sistema nervoso e os animais fantásticos que, ao contrário de nós, são capazes de regenerar a sua medula espinal, e que nos podem ajudar a encontrar um tratamento para os humanos.

Qual é a origem do Neuropal?

(*) O Neuropal surgiu de um projeto do programa CaixaResearch de Investigação em Saúde [Uma nova terapia para regenerar a medula espinal – projeto coordenado pela investigadora Leonor Saúde e financiado pela Fundação ”la Caixa”, em colaboração com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia] e foi desenvolvido em parceria com a Associação Viver a Ciência e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

• OBJETIVOS

Objetivos do recurso

1. Reconhecer situações de risco do dia a dia e saber como evitá-las.

2. Conhecer o sistema nervoso e valorizar a sua importância.

3. Aprender através da utilização de aplicações digitais.

• MATERIAIS DE INTERESSE

No website do Neuropal encontrará os links para descarregar a aplicação da App Store e do Google Play, disponível em três línguas: espanhol, inglês e português. Convidamo-lo a visitar o website, a ver o trailer do jogo e a utilizá-lo na sua aula.

Descubra o Neuropal!

Fundação ”la Caixa”, para a educação do século XXI

O EduCaixa é o programa que engloba toda a oferta educacional da Fundação ”la Caixa”, cujo objetivo é fomentar e promover a transformação da educação e, desta forma, responder às necessidades da sociedade do século XXI.

O EduCaixa é o programa destinado a alunos e professores do ensino primário e básico, ensino secundário e ciclos de formação de grau médio. O seu principal objetivo consiste em promover o desenvolvimento de competências dos alunos e oferecer à comunidade educativa recursos, atividades e práticas educacionais que cumpram esse objetivo.