Em que consiste o Neuropal?
Todos os anos, milhares de pessoas sofrem graves lesões na medula espinal em acidentes que poderiam ter sido evitados. O Neuropal é uma aplicação pedagógica gratuita que nos demonstra as grandes e pequenas decisões que podemos tomar para nos mantermos em segurança. O jogo desafia-nos a fazer uma viagem, ao longo de 6 níveis, ultrapassando diversas situações de risco, como aceder a um objeto que está num sítio alto ou conduzir uma scooter. Veja o trailer!
Para ultrapassar os desafios temos de estar conscientes do ambiente que nos rodeia, seguir as instruções de segurança e evitar os atalhos precipitados. As boas ações, como recolher o lixo e fechar a torneira, são valorizadas ao longo do jogo. A aplicação também inclui um questionário sobre segurança, que contextualiza as ações realizadas, e módulos sobre a anatomia e o funcionamento do sistema nervoso. No website podemos explorar mais sobre o sistema nervoso e os animais fantásticos que, ao contrário de nós, são capazes de regenerar a sua medula espinal, e que nos podem ajudar a encontrar um tratamento para os humanos.
Qual é a origem do Neuropal?
(*) O Neuropal surgiu de um projeto do programa CaixaResearch de Investigação em Saúde [Uma nova terapia para regenerar a medula espinal – projeto coordenado pela investigadora Leonor Saúde e financiado pela Fundação ”la Caixa”, em colaboração com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia] e foi desenvolvido em parceria com a Associação Viver a Ciência e a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.