O Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Infância tem por objetivo promover projetos a executar em território nacional que visem quebrar o círculo vicioso da pobreza, que facilitem o desenvolvimento e a formação de crianças e adolescentes em situação vulnerável e que reforcem a família e a comunidade educativa como eixo da ação socioeducativa.

Sessão de esclarecimento

Para esclarecer dúvidas sobre esta convocatória será feita uma sessão de esclarecimento no dia 28 de maio de 2024, às 15h00. Esta sessão será transmitida online.

Para assistir, é necessário inscrever-se previamente:

Linhas de ação

São consideradas prioritárias para efeitos de seleção de candidaturas as ações que visam solução para os seguintes temas:

• Desenvolvimento social e educativo da infância e adolescência, favorecendo a igualdade de oportunidades.

• Apoio à primeira infância, incluindo o desenvolvimento de competências parentais.

• Apoio sociossanitário e psicossocial a crianças em situação de doença.

Financiamento

Os Prémios BPI Fundação ”la Caixa” traduzem-se num apoio financeiro, total ou parcial, às candidaturas selecionadas e sujeito aos seguintes limites máximos:

• Até €50.000 para projetos da Modalidade A.

• Até €100.000 para projetos da Modalidade B.

• O valor solicitado não poderá ser superior a 75 % do custo total do projeto.

Modalidade A – projetos com a duração até um ano (12 meses).

Modalidade B – projetos que apresentem uma solução para um problema sem respostas sociais, de um segmento de beneficiários com vulnerabilidade acrescida, que geram transformação evidente nos beneficiários diretos e que possuem mecânica evolutiva. Estes projetos podem beneficiar de dotação acrescida se comprovarem que também precisam de mais tempo de implementação, até 24 meses, para obter resultados.

Candidaturas apresentadas à Modalidade A e B que não cumpram estes requisitos serão excluídas.

Dúvidas

Para esclarecer dúvidas ou obter mais informações, contacte-nos através do nosso endereço eletrónico [email protected].

A apresentação da candidatura é feita eletronicamente, através da plataforma designada por plataforma dos Prémios.

Antes de iniciar o processo de candidatura do projeto, é necessário fazer o registo de um utilizador gestor da entidade e anexar a documentação de suporte. A validação deste registo será efetuada no prazo de 3 dias úteis. A validação do utilizador gestor é essencial para acreditar a entidade e para iniciar a apresentação da candidatura, pelo que se recomenda fazê-lo no início do período de apresentação de candidaturas.

As candidaturas devem ser preenchidas com todas as informações solicitadas e devem ser submetidas até ao final do prazo definido para a apresentação de candidaturas ao Prémio.

Recomenda-se a utilização do Guia de Apoio e do Manual de Utilização da Plataforma, onde são detalhadas as etapas a seguir para completar o processo de candidatura.

Graças aos 34 projetos selecionados no Prémio BPI Fundação ”la Caixa” INFÂNCIA 2022 e a uma dotação de 1.300.000 €, será possível apoiar a 9.447 pessoas em situação de vulnerabilidade.

Consulte a lista de projetos premiados no Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Infância 2022

Documentação de interesse

Regulamento Prémio BPI Infância 2024