Prémios BPI Fundação ”la Caixa”. Seniores 2022. Ajudar quem ajuda

Linhas de atuação

Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Seniores
Envelhecimento ativo e saudável.

O Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Seniores tem por objetivo impulsionar projetos a executar em território nacional que promovam a autonomia pessoal e o bem-estar das pessoas com mais de 65 anos, com especial enfoque no fortalecimento das relações interpessoais, na prevenção de situações de fragilidade e isolamento, especialmente agravadas pela pandemia de COVID-19, e no apoio às situações de doença.

• LINHAS DE ATUAÇÃO

Os projetos candidatos devem estar enquadrados no âmbito de atuação dos Prémios e numa das seguintes linhas prioritárias:

• Promoção da autonomia e prevenção da fragilidade e dos seus efeitos, promoção de hábitos de vida saudáveis e de atividades de estimulação cognitiva e promoção do acesso aos serviços essenciais pela população mais idosa.

• Prevenção e intervenção em situações de isolamento ou solidão não desejada na perspetiva pessoal, social e comunitária e acompanhamento do bem estar psicológico e emocional para a prevenção de efeitos na saúde mental.

• Melhoria das condições de vida e de saúde das pessoas em situação de doença, cuidados paliativos ou em final de vida, bem como das dos seus familiares.

• DATAS-CHAVE

CONCURSO ENCERRADO

De 27 de abril a 23 de maio de 2022, Gabinete Técnico de Apoio disponível até às 17h00.

• FINANCIAMENTO

A dotação dos Prémios BPI Fundação ”la Caixa” Seniores é de 1.300.000 €.

Os projetos apresentados no âmbito do presente Prémio podem ter uma duração de um ou, excecionalmente, dois anos, de acordo com o presente Regulamento.

Os Prémios BPI Fundação ”la Caixa” traduzem-se num apoio financeiro, total ou parcial, às candidaturas selecionadas e sujeito aos seguintes limites máximos:

• Para projetos com duração de 1 (um) ano, poderá solicitar-se até 50.000 €.

• Para projetos com duração de 2 (dois) anos, poderá solicitar-se até 100.000 €.

• O valor solicitado não poderá ser superior a 75 % do custo total do projeto.

Caso o projeto seja selecionado, a entidade compromete-se a contribuir, no mínimo, com 25 % do custo total do orçamento apresentado, independentemente do montante concedido.

• DÚVIDAS

Para esclarecer dúvidas ou obter mais informações, contacte-nos através do nosso endereço eletrónico premiosbpi.fundacaolacaixa@contact.fundacaolacaixa.org.

Registo e habilitação

- A apresentação da candidatura é feita eletronicamente, através de uma nova plataforma designada por Plataforma dos Prémios.

- Antes de iniciar o processo de candidatura do projeto, é necessário fazer o registo de um utilizador gestor da entidade e anexar a documentação de suporte. A validação deste registo será efetuada no prazo de 3 dias úteis. A validação do utilizador gestor é essencial para acreditar a entidade e para iniciar a apresentação da candidatura, pelo que se recomenda fazê-lo no início do período de apresentação de candidaturas.

- As candidaturas devem ser preenchidas com todas as informações solicitadas e devem ser submetidas até ao final do prazo definido para a apresentação de candidaturas ao Prémio.

- Recomenda-se a utilização do Guia de Apoio e do Manual de Utilização da Plataforma, onde são detalhadas as etapas a seguir para completar o processo de candidatura.