Premios BPI | Fundação ”la Caixa” | 2022. Ajudar quem ajuda

O BPI e a Fundação ”la Caixa” estão comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa, equitativa e solidária, capaz de dar mais oportunidades às pessoas.

• MAIS INFORMAÇÃO

Se quiser receber informação sobre os Prémios BPI Fundação ”la Caixa” Capacitar, Solidário, Seniores e Infância, poderá preencher o formulário abaixo.

Preencher formulário

Quando se aproximar a data de abertura do Prémio que selecionou no formulário, receberá comunicações relacionadas com o mesmo.

• O QUE FAZEMOS

Os Prémios BPI Fundação ”la Caixa” são uma iniciativa conjunta do BPI e da Fundação ”la Caixa” e destinam-se a apoiar financeiramente projetos de instituições privadas sem fins lucrativos que promovam a melhoria da qualidade de vida e a igualdade de oportunidades de pessoas residentes em Portugal e em situação de vulnerabilidade social.

Em 2022 serão abertas as candidaturas aos seguintes Prémios:

• Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Capacitar:
      Promover a autonomia de pessoas com deficiência e doença mental.
      Apresentação das candidaturas: de 24 de fevereiro a 21 de março, Gabinete Técnico de Apoio disponível até às 17h00.
      Importante:
      foi alargado o prazo de apresentação de projetos até à próxima sexta-feira, dia 25 de março
      .

• Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Solidário:
      Integração sociolaboral e luta contra a exclusão social.
      Apresentação das candidaturas: de 22 de março a 26 de abril, Gabinete Técnico de Apoio disponível até às 17h00.

• Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Seniores:
      Apoiar o envelhecimento ativo e saudável.
      Apresentação das candidaturas: de 27 de abril a 23 maio, Gabinete Técnico de Apoio disponível até às 17h00.

• Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Infância:
      Apoiar crianças em situação de pobreza.
      Apresentação das candidaturas: de 24 de maio a 27 junho, Gabinete Técnico de Apoio disponível até às 17h00.

Os Prémios BPI Fundaçao ”la Caixa” destinam en 2022 4,6MM.

• A QUEM SE DIRIGE

Os Prémios Fundação ”la Caixa” apoiam projetos de instituições privadas sem fins lucrativos, com sede ou delegação legalmente constituída em Portugal ou com núcleos com autonomia comprovada, com mais de um ano de antiguidade e que cumpram os requisitos definidos no regulamento.

• Cada entidade promotora só pode apresentar 1 candidatura por Prémio, podendo apresentar candidaturas a 2 Prémios.

• As entidades premiadas em 2019 ou 2020 devem, no momento de apresentação da candidatura, ter validados o relatório final e a justificação financeira dos projetos premiados.

• APRESENTAÇÃO DA CANDIDATURA

• A apresentação da candidatura é feita eletronicamente, através de uma nova plataforma disponível em premiosbpi.fundacaolacaixa.pt, designada por Plataforma dos Prémios.

• Antes de iniciar o processo de candidatura do projeto, é necessário fazer o registo de um utilizador gestor da entidade e anexar a documentação de suporte. A validação deste registo será efetuada no prazo de 3 dias úteis. A validação do utilizador gestor é essencial para acreditar a entidade e para iniciar a apresentação da candidatura, pelo que se recomenda fazê-lo no início do período de apresentação de candidaturas.

• As candidaturas devem ser preenchidas com todas as informações solicitadas e devem ser submetidas até ao final do prazo definido para a apresentação de candidaturas ao Prémio.

• Recomenda-se a utilização do Guia de Apoio e do Manual de Utilização da Plataforma, onde são detalhadas as etapas a seguir para completar o processo de candidatura.

• CRITÉRIOS DE AVALIAÇAO E SELEÇAO

Os projetos apresentados a este Prémio serão avaliados de acordo com os seguintes aspetos, conforme informação nos respetivos separadores do formulário:

• Capacidade da entidade

• Justificação do projeto

• Objetivos, metodologia e atividades do projeto

• Impacto do projeto

• Orçamento e viabilidade do projeto

• Sustentabilidade

• Escalabilidade

• Qualidade geral do projeto

As candidaturas com duração de 2 (dois) anos serão avaliadas tendo em consideração os seguintes critérios:

• Demonstração da necessidade de estender por mais 1 (um) ano o desenvolvimento e a evolução do projeto;

• Demonstração de consistência na metodologia de monitorização proposta (indicadores, medição, marcos e resultados);

• Planeamento das atividades a desenvolver nos 2 (dois) anos, desde a fase inicial até à fase final;

• Apresentação de um plano de sustentabilidade que garanta a viabilidade económica, a implementação e manutenção do projeto.

• SESSÕES
    DE ESCLARECIMENTO

• Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Capacitar: 3 de março de 2022, às 15h00. INSCREVA-SE

• Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Solidário: 24 de março de 2022, às 15h00. INSCREVA-SE