Primeiro centro TUMO de Portugal abre em Coimbra

A promover a igualdade de oportunidades para os jovens através de um programa educativo e acessível

O centro, situado no emblemático edifício dos Correios, Telégrafos e Telefones de Coimbra e equipado com a mais alta tecnologia, acolhe um total de 1500 jovens entre os 12 e os 18 anos com o objetivo de que criem competências para enfrentar melhor os desafios e as oportunidades que lhes vão surgir no mundo do trabalho e na sua vida em sociedade.

Para isso, baseia-se no programa TUMO, um projeto educativo inovador e colaborativo que oferece a estes jovens formação gratuita e de qualidade em 8 áreas de aprendizagem, combinando atividades de autoaprendizagem, workshops e laboratórios avançados.

Em que se baseia a metodologia do programa TUMO?

O programa TUMO visa oferecer aos jovens formação complementar que crie um impacto imediato e generalizado. As atividades realizadas nos centros que seguem esta metodologia são presenciais e gratuitas, e decorrem duas vezes por semana, durante duas horas.

Os alunos participam em workshops de vários níveis (iniciação, intermédio e avançado), que culminam na elaboração de projetos individuais ou de grupo. Ao finalizar, os alunos recebem um portfólio pessoal com o trabalho realizado e um registo individual da sua aprendizagem nas áreas em que decidiram receber formação.

1500
jovens formados em disciplinas STEAM.

2000 m2
de instalações dotadas da mais alta tecnologia.

250 000 € 
por ano cofinanciados pela Fundação ”la Caixa” durante 4 anos.

TUMO no mundo

O programa TUMO foi criado em 2011, na Arménia, e tem vindo a expandir-se com sucesso por todo o mundo, estando presente em países como a Alemanha e a França. Atualmente, conta com 14 centros e mais de 25 000 alunos ativos.

A sua chegada a Coimbra marca o início de uma campanha de expansão de centros de educação TUMO por todo o território nacional.

O projeto em Portugal, promovido pela Shaken not Stirred e liderado pelo seu CEO, Pedro Santa Clara, conta com a colaboração de 7 entidades, entre as quais se encontra o BPI | Fundação ”la Caixa”.