25 bolsas de pós-doutoramento para investigadores de todas as nacionalidades para realizarem um projeto de investigação em disciplinas CTEM (ciência, tecnologia, engenharia, matemática) em centros de investigação credenciados de excelência. Relativamente a instituições espanholas, os candidatos devem ter residido em Espanha durante menos de 12 meses nos últimos três anos. Quanto a instituições portuguesas, os candidatos devem ter residido em Portugal durante menos de 12 meses nos últimos três anos.

Pontos-chave

  • 25 bolsas para realizar um projeto de investigação de pós-doutoramento em centros credenciados com o Selo de Excelência espanhol Severo Ochoa, María de Maeztu ou no Instituto de Saúde Carlos III e em unidades portuguesas avaliadas pela Fundação de Ciência e Tecnologia como sendo "excelentes".

  • As disciplinas CTEM (ciências da vida e saúde, ciências experimentais, física, química e matemática).

  • Duração máxima: 3 anos.

  • Dotação total máxima: 305.100 €.

  • Programa de formação em competências transversais.


Requisitos do concurso

Podem candidatar-se ao programa Junior Leader investigadores de todas as nacionalidades. Os candidatos devem cumprir as seguintes condições para poderem ser admitidos:

  • Experiência: Ter obtido o título de doutor(a) num prazo de dois a sete anos antes da data de encerramento do concurso. Entender-se-á como data de obtenção do título de doutor(a) a data do ato de defesa da tese de doutoramento. Aplicam-se prazos especiais a candidatos com interrupção da carreira de investigação.

  • Mobilidade:

    Para candidaturas a centros ou unidades espanholas: Os candidatos não podem ter residido nem realizado a sua atividade principal (trabalho, estudos, etc.) em Espanha durante mais de doze meses nos três anos imediatamente anteriores à data de encerramento do concurso. As estadias curtas, como férias, não serão tidas em conta.

    Para candidaturas a unidades portuguesas: Os candidatos não podem ter residido nem realizado a sua atividade principal (trabalho, estudos, etc.) em Portugal durante mais de doze meses nos três anos imediatamente anteriores à data de encerramento do concurso. As estadias curtas, como férias, não serão tidas em conta.

    Aplicam-se prazos especiais a candidatos com interrupção da carreira de investigação e aos investigadores que passaram o processo para obter o estatuto de refugiado ao abrigo da Convenção de Genebra.

  • Candidatura completa: Apenas poderão ser admitidos os candidatos cuja candidatura apresentada cumpra todas as condições do concurso.


Certificação de excelência

Para o futuro programa de bolsas de pós-doutoramento Junior Leader Incoming, serão elegíveis apenas candidatos que pretendam ingressar em universidades ou em centros de investigação credenciados considerados excelentes. Isto inclui centros credenciados com o selo de excelência espanhol Severo Ochoa, María de Maeztu ou o Instituto de Saúde Carlos III e unidades portuguesas avaliadas pela Fundação de Ciência e Tecnologia como sendo "excelentes". Estes centros e unidades destacam-se pelo seu impacto científico e liderança a nível internacional e estabelecem ativamente colaborações no seu ambiente científico e social.


Centros de investigação:


Informação útil

Pode consultar esta página em inglês no website de ”la Caixa” Foundation.


FAQs

Se tiver dúvidas sobre o concurso, consulte a lista de perguntas frequentes.

Aceda à plataforma de candidaturas de bolsas da Fundação ”la Caixa”.

Subscreva-se para receber um aviso aquando da abertura do próximo concurso.

Para qualquer sugestão ou consulta, por favor, dirija-se a: [email protected].

O processo de seleção é constituído por três fazes consecutivas:

Fase 1 - Elegibilidade

Todas as candidaturas são analisadas para verificar o cumprimento dos critérios de elegibilidade publicados nas bases do concurso.


Fase 2 - Pré-seleção

  • Excelência do currículo (ponderação de 50 %): avalia-se o currículo profissional em relação à etapa da carreira do candidato. Serão avaliados a relevância e o contributo do candidato nos artigos publicados nas revistas científicas (citações, índices de impacto, etc.), os livros ou capítulos de livros científicos e técnicos, os trabalhos apresentados em congressos, as patentes concedidas ou licenciadas e, de uma maneira geral, qualquer outro contributo que permita avaliar os diversos aspetos da investigação.

  • Motivação e declaração de objetivos (ponderação de 35 %): são avaliados a originalidade, a inovação e o possível impacto do projeto proposto, juntamente com a escolha do centro de investigação de destino e/ou a linha de investigação.

  • Cartas de recomendação (ponderação de 15 %): as cartas de recomendação que apoiam a candidatura serão avaliadas tendo em conta a especificidade do conteúdo relativamente ao candidato, bem como o perfil das pessoas que as assinam.


Fase 3 - Entrevistas pessoais:

  • Percurso académico e profissional (ponderação de 50 %): são avaliados os contributos realizados na área escolhida para levar a cabo o projeto de investigação apresentado, bem como a coerência da formação académica e do currículo do candidato.

  • Potencial do candidato (ponderação de 30 %): é avaliado o potencial do candidato, dando especial atenção às competências interpessoais do candidato, como a clareza, consistência do discurso e articulação de ideias, capacidade para apresentar raciocínios complexos, trabalho em equipa, capacidade de raciocínio independente, originalidade, empreendimento e liderança.

  • Motivação e impacto da proposta (ponderação de 20 %): é avaliada a novidade conceptual e metodológica da proposta apresentada, bem como o seu impacto, entendido no sentido mais amplo: capacidade do projeto apresentado para contribuir para a transformação e melhoria em âmbitos como a economia e criação de riqueza, sociedade, cultura, ciência, qualidade de vida dos cidadãos, meio ambiente ou políticas públicas.


Junte-se

O Programa de bolsas conta anualmente com a colaboração de um grande número de especialistas de diferentes áreas que participam na avaliação das candidaturas. O rigor e a transparência nos processos de seleção são essenciais para garantir a excelência dos programas de bolsas oferecidos. Por isso, é fundamental dispor de uma base de dados de especialistas dinâmica e permanentemente atualizada com novos perfis, tanto da academia como da indústria.

Se está interessado em fazer parte da nossa base de dados e colaborar na avaliação de futuros concursos de bolsas, contacte-nos enviando um e-mail[email protected] juntamente com o seu CV em formato .pdf ou o link à página web donde é visualizado.

Descarregar materiais

Com o intuito de gerar sinergias e alcançar a máxima divulgação da chamada para as bolsas de posdoctorado Junior Leader, agradecemos que nos ajude a divulgar os materiais de comunicação entre estudantes e jovens investigadores.


Mais informação

  • Como divulgar os materiais de comunicação corretamente?

    Com o intuito de realizar uma comunicação eficiente, recomendamos que se realize primeiro o envio de um mailing a informar os estudantes e investigadores sobre os pormenores do concurso.

    Posteriormente, recomenda-se a publicação em todas as redes sociais das publicações descarregáveis do concurso, tendo em conta a sugestão de texto da publicação que se encontra nas Recomendações para divulgar a concurso nas Redes Sociais.

    Também recomendamos que imprima os cartazes do concurso em A4 ou A3 para poder divulgá-los na universidade ou centro.

  • Como partilhar os resultados das publicações?

    Na Fundação ”la Caixa” agradecemos a sua colaboração para divulgar as concurso entre os estudantes e investigadores. Com o intuito de otimizar os materiais de divulgação, queremos solicitar a vossa ajuda e que, na medida do possível, partilhem alguns dados significativos das peças publicadas nos seus canais digitais: descrição do público que foi impactado, capturas de ecrã das publicações realizadas nas redes sociais e o idioma em que realizaram as vossas publicações.


Contacto

Pode enviar as suas dúvidas ou sugestões de melhoramento para: [email protected]

Documentação de interesse sobre o concurso

Bases do concurso

(Disponível apenas em inglês)

Documentação de interesse sobre o processo de avaliação

Código de conduta para avaliadores

(Disponível apenas em inglês)

Selection process guidelines

(Disponível apenas em inglês)

List of evaluators of the 2023 call

(Disponível apenas em inglês)

Alt imagen:

This project has received funding from the European Union’s Horizon 2020 research and innovation programme under the Marie Skłodowska-Curie grant agreement No 847648.