Programa de liderança para a aprendizagem - Fundação "la Caixa"
Programa
Com o objetivo de promover a transformação educativa no nosso país, a Fundação ”la Caixa” apresenta o programa de desenvolvimento profissional docente intitulado Programa de Liderança para a Aprendizagem.
As evidências internacionais indicam que a liderança pedagógica é um dos motores mais importantes da transformação educativa e um fator-chave para a sustentabilidade da inovação. A transformação educativa exige que as organizações educativas coloquem a aprendizagem no centro de toda a sua atividade e, consequentemente, que todas as pessoas que façam parte delas saibam liderar os seus próprios processos de aprendizagem próprios e os dos outros.
A liderança para a aprendizagem é entendida como uma liderança distribuída por todos os docentes. O seu impacto transcende a equipa de direção e gestão e faz-se sentir na equipa de docentes, na sala de aula e no desenvolvimento do ensino, promovendo a melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos e de todo o sistema.
A liderança para a aprendizagem faz dos agrupamentos/escolas «organizações que aprendem» e das equipas de docentes «comunidades profissionais de aprendizagem».
Objetivos
O Programa tem como objetivos capacitar, reconhecer, fortalecer e transformar o papel das equipas de direção e gestão dos agrupamentos de escolas em prol dos resultados educativos dos seus alunos.
As escolas bem geridas e com boas equipas de liderança têm mais probabilidade de ter um bom rendimento académico e de melhorar o ambiente e a convivência no estabelecimento de ensino. Para isso, propomos implementar esta experiência em todo o território nacional para promover a cultura de liderança e a melhoria do ensino.
Quem desenvolve
A Fundação ”la Caixa” promove o Programa de Liderança para a Aprendizagem em conjunto com uma equipa de especialistas e académicos ao nível nacional e em colaboração com uma das escolas de formação de docentes e líderes escolares com mais prestígio a nível internacional. O Institute of Education (IOE) da University College London (UCL) é líder de referência mundial na formação docente, não só pela sua experiência e impacto no Reino Unido, mas também pelo seu trabalho com sistemas educativos do mundo inteiro.
A quem se destina
O Programa destina-se a docentes que já façam parte da equipa de direção e gestão dos seus estabelecimentos de ensino ou que queiram fazer parte da mesma num futuro próximo.
Os docentes devem apresentar-se em pares (ambos devem pertencer ao mesmo estabelecimento de ensino).
Serão selecionados, no máximo, 15 pares de docentes de diferentes agrupamentos de escolas portugueses, que receberão formação e acompanhamento durante todo o ano letivo, para que possam desenvolver um processo de melhoria no seu estabelecimento de ensino aplicando os princípios da liderança para a aprendizagem.
Como será desenvolvido
O Programa é constituído por três blocos de formação presencial, de três dias cada um, que serão realizados pelo IOE durante os meses de julho de 2024, janeiro-fevereiro e julho de 2025.
Os líderes escolares selecionados irão receber acompanhamento por parte de um formador do Programa durante todo o ano letivo (de setembro de 2024 a julho de 2025), para que possam desenvolver um processo de melhoria no seu agrupamentos de escolas aplicando os princípios da liderança para a aprendizagem.
Além disso, irão formar grupos de aprendizagem com outros estabelecimentos de ensino para poderem partilhar conhecimentos e oferecer apoio mútuo durante o desenvolvimento de todo o processo de melhoria. Cada grupo será coordenado por um formador do Programa.
Formação presencial
Fase 1
De 10 a 12 de julho de 2024
BarcelonaFase 2
De 30 de janeiro a 1 de fevereiro de 2025
Cidade espanhola a confirmarFase 3
De 2 a 4 de julho de 2025
Barcelona
Trabalho em grupos de aprendizagem:
1 sessão em novembro de 2024
1 sessão em março ou abril de 2025
1 sessão em maio ou junho de 2025
Mais informações e contacto
Para mais informações, contacte o Gabinete Técnico através de e-mail ou Telegram.