Balanço Social

Base de Dados sobre o Setor Social em Portugal

Gestão de projeto: Bruna Riboldi.

Direção Académica: Leid Zejnilovic.

O setor social representa um setor importante da economia portuguesa. No entanto, as poucas fontes de dados disponíveis fornecem informação insuficiente e desconectada, baixo nível de interação e fraca visualização de dados. O objetivo do projeto é criar uma base de dados integrada para as diversas organizações do setor social, que esteja à disposição da sociedade portuguesa.

Consulte a Base de Dados Social

Formação executiva para líderes de organizações sociais

Direção Académica: Miguel Alves Martins.

Pretende-se criar uma nova formação de executivos intensiva sobre liderança de organizações sociais que capacite profissionais de gestão, dirigentes e membros dos órgãos sociais de organizações sociais, fomentando assim a profissionalização e a credibilidade do setor.

Programa Social Leapfrog

Gestão de projeto: Joana Castro e Costa.

Programa de capacitação pioneiro que pretende fazer o diagnóstico e acompanhamento de instituições do setor social em diferentes áreas da gestão, envolvendo a comunidade da Nova SBE (alunos, alumni, professores e parceiros) ao longo de 3 anos. O programa inclui a elaboração de um plano customizado por organização e tem por objetivo ajudar as organizações a “dar o salto” a nível de impacto e sustentabilidade.

Mais informações sobre Programa Social Leapfrog

Fintech Initiative

Direção Académica: Miguel Ferreira.

Desenvolvimento de projetos de investigação e ensino na área de Fintech mobilizando a utilização de tecnologia e informação na indústria financeira para a a melhoria da eficiência dos sistemas de pagamento, depósitos e crédito a empresas/particulares e gestão de ativos. Esta iniciativa publicará um relatório anual público sobre a indústria de Fintech na Ibéria.

Data for Change

Gestão de projeto: Bruna Riboldi.

Direção Académica: Leid Zejnilovic.

Este projeto endereçará anualmente um problema social que possa ser analisado e solucionado através da Ciência dos Dados (Data Science). Os desafios poderão ser nas mais diferentes áreas de impacto social, como é o caso da Saúde, do Emprego, do Ambiente ou da Educação. No primeiro ano do projeto a organização selecionada foi a APDP – Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal, com o objetivo de caracterizar perfis de risco de desenvolvimento de nefropatia na população diabética.