Descrição do programa

Mostrar texto Ocultar texto
  • O QUE FAZEMOS

    Em 2019, a Fundação ”la Caixa”, o BPI e a Nova School of Business & Economics (Nova SBE) juntaram-se para lançar a Iniciativa para a Equidade Social, uma parceria que visa apoiar o desenvolvimento do sector social em Portugal numa perspectiva de longo prazo, traçando o seu retrato e desenvolvendo programas de investigação e capacitação para apoiar organizações sociais.

    No total, a iniciativa envolve a criação de sete projetos e duas cátedras dedicados ao setor social, complementando a intervenção da Fundação ”la Caixa” e do BPI neste setor em Portugal.

    Nesta parceria estão envolvidos 4 Centros de Conhecimento da Nova SBE, que lideram a execução dos projetos.

  • OBJETIVOS

    Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) endereçados por esta iniciativa são:

    1. 9 – Industry, Innovation and Infrastructure.

    2. 10 – Reduced Inequalities.

    3. 17 – Partnership for the Goals.

Projetos

Mostrar texto Ocultar texto

Os projetos a desenvolver no âmbito desta parceria incluem:

  • Balanço Social

    Direção Académica: Prof. Susana Peralta.

    O objetivo deste projeto é promover o conhecimento e discussão pública através de um relatório público e anual sobre o Estado Social de Portugal. O relatório fará um retrato socioeconómico das famílias portuguesas, com ênfase nas situações de privação e exclusão e, quando possível, no acesso às respostas sociais existentes em Portugal.

    Relatório Portugal, Balanço Social 2021

    Ver Relatório
    Ver Sumário Executivo
    Ver Apresentação
    Ver Sessão de Lançamento

    Relatório Portugal, Balanço Social 2020

    Ver Relatório
    Ver Sumário Executivo

  • Base de Dados sobre o Setor Social em Portugal

    Gestão de projeto: Bruna Riboldi.
    Direção Académica: Leid Zejnilovic.

    O setor social representa um setor importante da economia portuguesa. No entanto, as poucas fontes de dados disponíveis fornecem informação insuficiente e desconectada, baixo nível de interação e fraca visualização de dados. O objetivo do projeto é criar uma base de dados integrada para as diversas organizações do setor social, que esteja à disposição da sociedade portuguesa.

    Consulte a Base de Dados Social

  • Formação executiva para líderes de organizações sociais

    Direção Académica: Miguel Alves Martins.

    Pretende-se criar uma nova formação de executivos intensiva sobre liderança de organizações sociais que capacite profissionais de gestão, dirigentes e membros dos órgãos sociais de organizações sociais, fomentando assim a profissionalização e a credibilidade do setor.

  • Programa Social Leapfrog

    Gestão de projeto: Joana Castro e Costa.

    Programa de capacitação pioneiro que pretende fazer o diagnóstico e acompanhamento de instituições do setor social em diferentes áreas da gestão, envolvendo a comunidade da Nova SBE (alunos, alumni, professores e parceiros) ao longo de 3 anos. O programa inclui a elaboração de um plano customizado por organização e tem por objetivo ajudar as organizações a “dar o salto” a nível de impacto e sustentabilidade.

    Mais informações sobre Programa Social Leapfrog

  • Fintech Initiative

    Direção Académica: Miguel Ferreira.

    Desenvolvimento de projetos de investigação e ensino na área de Fintech mobilizando a utilização de tecnologia e informação na indústria financeira para a a melhoria da eficiência dos sistemas de pagamento, depósitos e crédito a empresas/particulares e gestão de ativos. Esta iniciativa publicará um relatório anual público sobre a indústria de Fintech na Ibéria.

  • Data for Change

    Gestão de projeto: Bruna Riboldi.
    Direção Académica: Leid Zejnilovic.

    Este projeto endereçará anualmente um problema social que possa ser analisado e solucionado através da Ciência dos Dados (Data Science). Os desafios poderão ser nas mais diferentes áreas de impacto social, como é o caso da Saúde, do Emprego, do Ambiente ou da Educação. No primeiro ano do projeto a organização selecionada foi a APDP – Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal, com o objetivo de caracterizar perfis de risco de desenvolvimento de nefropatia na população diabética.

Cátedras

Mostrar texto Ocultar texto

A parceria inclui ainda a atribuição de duas cátedras a docentes:

  • Cátedra Fundação ”la Caixa” │ BPI em Responsible Finance

    Reconhecimento do Professor Miguel Ferreira que desenvolverá projetos de investigação e ensino na área de responsible finance e sustainable finance. Esta área analisa a contribuição das finanças e do sistema financeiro para um desenvolvimento sustentável da sociedade, incluindo tópicos como “stakeholders e criação de valor”, “o efeito do corporate governance no investimento de longo prazo” e “investimento socialmente responsável”.

  • Cátedra Fundação ”la Caixa” │ BPI em Health Economics

    Reconhecimento do Professor Pedro Pita Barros, que desenvolverá projetos de investigação e ensino na área de economia da saúde. Esta cátedra analisará as novas tendências e os desafios do setor da saúde através de medições de impacto, estudos e análises referentes a temas como o Acesso a Cuidados de Saúde, Recursos Humanos e Envelhecimento da População.