Conheça as últimas notícias da Fundação ”la Caixa” em Portugal

Pandemia levou a um aumento de 25 % da pobreza e a um aumento de 9 % da desigualdade em Portugal

Lisboa, 22 de junho de 2021

A crise económica provocada pela pandemia de Covid-19 reduziu o rendimento das famílias e aumentou significativamente a pobreza e a desigualdade.

Custos de medicamentos entre as principais dificuldades financeiras no acesso aos cuidados de saúde

Carcavelos, 16 de junho de 2021

O acesso adequado a cuidados de saúde, em tempo útil, por parte da população que deles tem necessidade é um dos objetivos centrais dos sistemas de saúde e está expresso quer na Constituição, quer na Lei de Bases da Saúde.

#TodosJuntos: 10 bancos e mais de 30 empresas lançam campanha para apoio alimentar

Lisboa, 19 de maio de 2021

Campanha arranca com mais de 2 milhões de euros já angariados. Os apoios vão chegar ao terreno através da Rede de Emergência Alimentar. Esta iniciativa vai ainda destinar 20 % das verbas angariadas para a compra de medicamentos.

A utopia provocatória de Nalini Malani invade Serralves

Porto, abril de 2021

Foi no final da década de 1960, numa cena artística indiana dominada por homens, que Nalini Malani emergiu como uma voz provocatória e feminista, igualmente pioneira no trabalho com meios artísticos como o cinema experimental, o vídeo e a instalação. Além de dar voz às mulheres, a artista sempre se destacou como uma artista preocupada com questões sociais, conferindo protagonismo aos marginalizados através de histórias visuais (animações, nomeadamente) que exploram temas como o feminismo, a violência, as tensões raciais e os legados pós-colonialistas.

De Polo a Polo, uma viagem fotográfica aos últimos paraísos naturais do Planeta

Bragança, 7 de abril de 2021

O Presidente do Município de Bragança, Hernâni Dias, Artur Santos Silva, curador da Fundação ”la Caixa” e Presidente Honorário do BPI e Javier Gómez Vargas, comissário da exposição, inauguraram hoje a exposição De Polo a Polo, uma viagem aos grandes paraísos naturais. A exposição apresenta 52 imagens de grande beleza sobre diversos espaços naturais da Terra, do Ártico à Antártida, com um denominador comum: sensibilizar para a importância de conservar estas áreas únicas do Planeta. A exposição reúne mais de 30 prestigiados fotógrafos de natureza, alguns deles vencedores de prémios como o Wildlife Photographer of the Year e o World Press Photo.

Imagem: Parque Nacional de Chobe, Botsuana, África.
© Frans Lanting / National Geographic.

Portugal, Balanço Social 2020.
Um retrato do país e dos efeitos da pandemia

Carcavelos, 3 de março de 2021

A Nova SBE, a Fundação ”la Caixa” e o BPI lançam o relatório "Portugal, Balanço Social 2020 – Um retrato do país e dos efeitos da pandemia", elaborado por Susana Peralta, Bruno P. Carvalho e Mariana Esteves, do Nova SBE Economics for Policy Knowledge Center, no âmbito da Iniciativa para a Equidade Social, um programa plurianual estabelecido entre aquelas instituições. O relatório, a editar anualmente, visa traçar um retrato socioeconómico das famílias portuguesas e, fornecer uma base de informação transversal sobre a situação social no país.

Prémios BPI Fundação ”la Caixa” com reforço da dotação para €4 milhões destinados a mitigar efeitos sociais da pandemia

Lisboa, 18 de fevereiro de 2021

Começa hoje a edição de 2021 dos Prémios BPI Fundação ”la Caixa”, que este ano contam com um reforço de 250 mil euros, perfazendo uma dotação global de 4 milhões de euros. O objetivo é apoiar um maior número de projetos sociais, num ano de vulnerabilidade acrescida por um contexto pandémico que teima em persistir.

O programa Incorpora da Fundação ”la Caixa” permitiu, em 2020, a criação de mais de 1300 postos de trabalho em Portugal durante a pandemia

Lisboa, 18 de fevereiro de 2021

Em 2020, o programa Incorpora da Fundação ”la Caixa”, em colaboração com o BPI e o Instituto de Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP, I.P.), permitiu a criação de 1333 postos de trabalho para pessoas em situação de vulnerabilidade, graças à colaboração de 508 empresas em Portugal.

Serralves apresenta grande exposição de Louise Bourgeois: Deslaçar um tormento

Serralves, 4 de dezembro de 2020

Visitada e revisitada em inúmeras exposições realizadas durantes as últimas décadas, em diversos espaços museológicos do mundo inteiro, a vasta e singular obra de Louise Bourgeois lida com temas indelevelmente associados a vivências e acontecimentos traumáticos da sua infância – a família, a sexualidade, o corpo, a morte e o inconsciente – que a artista tratou e exorcizou através da sua prática artística.

BPI e Fundação ”la Caixa” oferecem 1000 computadores a escolas de todo o país

Lisboa, 3 de dezembro de 2020

O BPI e a Fundação ”la Caixa” vão doar 1000 equipamentos informáticos completos, incluindo todos os acessórios e licenças de utilização,para apoiar o ensino digital e à distância de jovens e crianças em situação socialmente vulnerável em várias regiões do país, contribuindo para o esforço nacional de universalização da escola digital. Os equipamentos vão ser entregues esta semana a mais de uma centena de escolas.