Conheça as últimas notícias da Fundação ”la Caixa” em Portugal

Portugal, Balanço Social 2020.
Um retrato do país e dos efeitos da pandemia

Carcavelos, 3 de março de 2021

A Nova SBE, a Fundação ”la Caixa” e o BPI lançam o relatório "Portugal, Balanço Social 2020 – Um retrato do país e dos efeitos da pandemia", elaborado por Susana Peralta, Bruno P. Carvalho e Mariana Esteves, do Nova SBE Economics for Policy Knowledge Center, no âmbito da Iniciativa para a Equidade Social, um programa plurianual estabelecido entre aquelas instituições. O relatório, a editar anualmente, visa traçar um retrato socioeconómico das famílias portuguesas e, fornecer uma base de informação transversal sobre a situação social no país.

Prémios BPI Fundação ”la Caixa” com reforço da dotação para €4 milhões destinados a mitigar efeitos sociais da pandemia

Lisboa, 18 de fevereiro de 2021

Começa hoje a edição de 2021 dos Prémios BPI Fundação ”la Caixa”, que este ano contam com um reforço de 250 mil euros, perfazendo uma dotação global de 4 milhões de euros. O objetivo é apoiar um maior número de projetos sociais, num ano de vulnerabilidade acrescida por um contexto pandémico que teima em persistir.

O programa Incorpora da Fundação ”la Caixa” permitiu, em 2020, a criação de mais de 1300 postos de trabalho em Portugal durante a pandemia

Lisboa, 18 de fevereiro de 2021

Em 2020, o programa Incorpora da Fundação ”la Caixa”, em colaboração com o BPI e o Instituto de Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP, I.P.), permitiu a criação de 1333 postos de trabalho para pessoas em situação de vulnerabilidade, graças à colaboração de 508 empresas em Portugal.

BPI e Fundação ”la Caixa” oferecem 1000 computadores a escolas de todo o país

Lisboa, 3 de dezembro de 2020

O BPI e a Fundação ”la Caixa” vão doar 1000 equipamentos informáticos completos, incluindo todos os acessórios e licenças de utilização,para apoiar o ensino digital e à distância de jovens e crianças em situação socialmente vulnerável em várias regiões do país, contribuindo para o esforço nacional de universalização da escola digital. Os equipamentos vão ser entregues esta semana a mais de uma centena de escolas.

16 Projetos artísticos com impacto social avançam em todo o país

Lisboa, 29 de outubro de 2020

Nos próximos três anos, os projetos vencedores da primeira edição da iniciativa PARTIS & Art for Change, promovida pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação ”la Caixa”, vão mostrar como as artes podem contribuir para a construção de comunidades mais sustentáveis e coesas.

A Fundação ”la Caixa” assina protocolo com a Universidade de Coimbra para apoiar, em colaboração com o BPI, a criação de um Gabinete de Curiosidades no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

Coimbra, 21 de outubro de 2020

O Presidente Honorário do BPI e Curador da Fundação “la Caixa” em Portugal, Artur Santos Silva, e o Reitor da Universidade Coimbra, Amílcar Falcão, assinaram um protocolo para formalizar o apoio do BPI e da Fundação ”la Caixa” à criação de um Gabinete de Curiosidades no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.

Fundação ”la Caixa” e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia apoiam seis projetos de investigação biomédica em Portugal

Lisboa, setembro de 2020

A Fundação ”la Caixa” selecionou seis projetos de centros de investigação biomédica de excelência portugueses no âmbito do Concurso ”Health Research”, que, em Portugal, conta com a colaboração da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT),que se comprometeu a igualar o investimento que a Fundação ”la Caixa” destine a projetos de investigação selecionados em Portugal.

Fundação ”la Caixa” e FCT apoiam a investigação científica nas áreas biomédica e social e o desenvolvimento do interior de Portugal

Lisboa, 17 de junho de 2020

A Fundação ”la Caixa” e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) assinaram hoje três protocolos que reforçam e estabelecem os termos de uma cooperação permanente entre as duas entidades, em três diferentes áreas de atividade.

Fundação ”la Caixa” apoia dois projetos de investigação portugueses para enfrentar o coronavírus

Lisboa, 20 de maio de 2020

A Fundação ”la Caixa” destina 1,8 milhões de euros a seis projetos selecionados no concurso express do programa Caixaimpulse COVID-19. Estes projetos pretendem encontrar novas formas de fazer frente à atual pandemia, que levou à tomada de medidas de contenção a nível mundial, com grandes repercussões sanitárias e sociais.

Fundação ”la Caixa”, BPI e TEAK Capital doam mais de 400 tablets para facilitar comunicação de doentes e famílias

Lisboa, 16 de maio de 2020

A Fundação ”la Caixa” e o BPI, em parceria com a TEAK Capital (holding da Família de Carlos Moreira da Silva), e em articulação com o Ministério da Saúde e as Secretarias Regionais da Saúde dos Açores e da Madeira, doam 418 tablets para facilitar a comunicação entre doentes internados e os seus familiares. A doação destina-se a 260 entidades da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) e das Redes Regionais de Cuidados Continuados Integrados (RRCCI) dos Açores e da Madeira, entre as quais as Misericórdias, a Cruz Vermelha e dezenas de instituições de solidariedade.