Um espaço de análise, debate e reflexão que pretende estudar a atualidade e os desafios da sociedade e divulgar o conhecimento das ciências sociais.

O que fazemos

O Observatório Social da Fundação ”la Caixa” é um espaço de análise, debate e reflexão que gera conhecimento de base científica sobre temas sociais, através de estudos próprios e de concursos abertos e competitivos.

Com o objetivo de enriquecer o debate público e de estimular o pensamento crítico, o Observatório Social divulga o conhecimento científico que gera através de publicações e entrevistas.

Concursos de investigação social

O Observatório Social apoia a investigação social através de dois tipos de concursos competitivos: Social Research Call e Concursos Flash.

• Social Research Call

O concurso Social Research para Portugal e Espanha promove conhecimento de excelência para compreender e identificar os desafios que a nossa sociedade tem de enfrentar, por meio de estudos baseados em dados quantitativos. O concurso está aberto a projetos de investigação social de qualquer tipo, com uma dotação de até 115.000 € e uma duração máxima de 24 meses.

Ir para o vídeo 'Social Research Call' (Abre numa janela nova)

• Concursos Flash

O concurso Flash para Portugal e Espanha promove projetos de investigação quantitativa baseados em inquéritos. Este concurso centra-se na promoção de investigações relacionadas com a atualidade social e, simultaneamente, que ofereçam resultados rápidos e se foquem na sua difusão. Os temas são diferentes em cada edição, e a dotação máxima para cada projeto é de 30.000 €.

Ir para o vídeo 'Concursos Flash' (Abre numa janela nova)

Consulte toda a informação relacionada com os concursos de investigação social na web do Observatório Social.

Destacamos

Alt imagen:

A solidão e as redes sociais: por que nos sentimos tão sós nos locais do mundo mais apinhados de gente?

A utilização das redes sociais torna-se frequentemente compulsiva. Quanto mais frequente e compulsiva se torna a utilização das mesmas, maior a probabilidade de serem relatados sentimentos de solidão. Porque tal acontece?

Alt imagen:

Competências digitais e igualdade de género: perceções dos professores do 1.º ciclo do ensino básico

A digitalização da educação permitiu realizar um conjunto diversificado de práticas pedagógicas. Quase todos os profesores de ensino primario afirmam não encontrar diferenças entre os usos que os meninos e as meninas fazem do digital, o que faz com que também não ajam de modo a promover diferenciadamente as competências digitais entre as meninas.

Alt imagen:

Olhar para além dos telemóveis para compreender o bem-estar dos jovens adultos portugueses

Os resultados deste estudo mostram que, por um lado, a utilização problemática das tecnologias móveis está associada a níveis mais baixos de bem-estar entre os jovens adultos. Por outro lado, os jovens adultos portugueses acreditam que as tecnologias móveis foram essenciais para o seu bem-estar durante os confinamentos e perante as regras de distanciamento social desencadeadas pela pandemia.

Investigação e inovação em Portugal e Espanha

Quais são os fatores que definem o sistema de investigação e inovação de um país? O primeiro Dossier do Observatório Social da Fundação ”la Caixa” analisa o caso de Portugal e Espanha em comparação internacional.

Recursos humanos para investigação em Portugal e Espanha

Os investigadores são um pilar do sistema. As condições de trabalho neste sector em Portugal e Espanha são propícias ou forçam uma fuga de talento?