O Observatório Social - Fundação "la Caixa"
Um espaço de análise, debate e reflexão que pretende estudar a atualidade e os desafios da sociedade e divulgar o conhecimento das ciências sociais.
O que fazemos
O Observatório Social da Fundação ”la Caixa” é um espaço de análise, debate e reflexão que gera conhecimento de base científica sobre temas sociais, através de estudos próprios e de concursos abertos e competitivos.
Com o objetivo de enriquecer o debate público e de estimular o pensamento crítico, o Observatório Social divulga o conhecimento científico que gera através de publicações e entrevistas.
Concursos de investigação social
O Observatório Social apoia a investigação social através de dois tipos de concursos competitivos: Social Research Call e Concursos Flash.
Social Research Call
O concurso Social Research para Portugal e Espanha promove conhecimento de excelência para compreender e identificar os desafios que a nossa sociedade tem de enfrentar, por meio de estudos baseados em dados quantitativos. O concurso está aberto a projetos de investigação social de qualquer tipo, com uma dotação de até 115.000 € e uma duração máxima de 24 meses.
Concurso Flash
O concurso Flash para Portugal e Espanha promove projetos de investigação quantitativa baseados em inquéritos. Este concurso centra-se na promoção de investigações relacionadas com a atualidade social e, simultaneamente, que ofereçam resultados rápidos e se foquem na sua difusão. Os temas são diferentes em cada edição, e a dotação máxima para cada projeto é de 35.000 €.
Consulte toda a informação relacionada com os concursos de investigação social na web do Observatório Social.
Destacamos
Destacamos
Jovens, oportunidades e futuros
Quais são os desafios que os jovens enfrentam em Portugal e Espanha? No segundo dossier do Observatório Social, analisamos aspetos como o desempenho no sistema educativo, a inserção no mercado de trabalho ou a emancipação da casa de família.
O abandono académico no ensino superior: Fatores sociodemográficos, económicos e psicossociais na era pós-pandemia
O estudo revela por que Portugal não atingiu a sua meta de ensino superior e destaca os desafios, económicos e psicossociais, que levam ao abandono académico e oferece insights sobre as dificuldades dos estudantes no contexto pós-pandemia.
Bem-estar e satisfação com a vida entre os jovens portugueses
O estudo investiga os fatores que influenciam a satisfação com a vida e o bem-estar dos jovens portugueses, destacando a importância da saúde, autoestima e envolvimento social.
A educação e o seu impacto nas oportunidades da população jovem
Que impacto tem a educação no acesso dos jovens ao mercado de trabalho? E nas oportunidades de participação social, cultural e desportiva? Analisamos a evolução dos percursos educativos em Portugal e em Espanha.
As reformas laborais reduziram o trabalho temporário nos trabalhadores jovens?
A redução da precariedade dos jovens desde as reformas laborais é muito evidente em Espanha e quase impercetível em Portugal. Porquê?
Investigação e inovação em Portugal e Espanha
Quais são os fatores que definem o sistema de investigação e inovação de um país? O primeiro Dossier do Observatório Social da Fundação ”la Caixa” analisa o caso de Portugal e Espanha em comparação internacional.