Bolsas de Pós-Doutoramento Junior Leader. Concurso 2022

O futuro precisa dos melhores investigadores

A Fundação ”la Caixa” concede 40 bolsas de pós-doutoramento Junior Leader para investigadores de excelência, de qualquer nacionalidade, que pretendam continuar a sua carreira de investigação em Espanha ou Portugal na área CTEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). O objetivo deste programa é incentivar a investigação inovadora e de alta qualidade em Espanha e Portugal e apoiar os melhores talentos na área científica, proporcionando um ambiente atrativo e competitivo aos investigadores de modo a realizarem uma excelente investigação.

  • O QUE FAZEMOS

    O Programa de Bolsas de Pós-Doutoramento Junior Leader destina-se à contratação de investigadores de excelência, de qualquer nacionalidade, que pretendam continuar a sua carreira de investigação em território espanhol ou português nas áreas das ciências da saúde e da vida, da tecnologia, da física, da engenharia e da matemática. Promovido pela Fundação ”la Caixa”, este programa tem como objetivo fomentar a investigação inovadora e de alta qualidade em Espanha e Portugal e apoiar os melhores talentos científicos oferecendo-lhes um ambiente atrativo e competitivo no qual poderão realizar uma investigação de excelência.

    O Programa de Bolsas de Pós-Doutoramento Junior Leader compreende duas modalidades diferentes:

    • Junior Leader da Fundação ”la Caixa” – Incoming: 25 bolsas de pós-doutoramento de 3 anos para investigadores de todas as nacionalidades que nos últimos três anos tenham residido em Espanha ou Portugal menos de 12 meses, aos quais se oferece um contrato laboral para a realização de um projeto de investigação nos centros certificados com as distinções Severo Ochoa ou María de Maeztu, Institutos de Investigação Sanitária Carlos III e centros avaliados como "Excelentes" pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. As candidaturas deverão ser feitas para um centro de investigação ou universidade de um país diferente do país de residência do candidato.

    • Junior Leader da Formação ”la Caixa” – Retaining: 15 bolsas de pós-doutoramento para investigadores de todas as nacionalidades que nos últimos três anos tenham residido em Espanha ou Portugal mais de 12 meses, para realizarem a sua atividade de investigação em qualquer universidade ou centro de investigação de Espanha ou de Portugal. Através de um programa de formação complementar de excelência, estas bolsas têm como objetivo consolidar as competências de investigação e fomentar a carreira científica independente como opção de futuro profissional.

  • This project has received funding from the European Union’s Horizon 2020 research and innovation programme under the Marie Skłodowska-Curie grant agreement No 847648.