Creactivity

Um espaço interativo que fomenta o engenho e a criatividade dos alunos

  • ONDE E QUANDO

    Santa Cruz

    R. Autonoma da Madeira, R.A.M.
    3 a 5 de outubro de 2022

     

    HORÁRIOS

    9h30-13h00 e 14h00-18h30

    Atividade aberta

     

    Próximas localizações:

    • Elvas
      Portalegre, Alto Alentejo
      17 a 21 de outubro de 2022

    • Redondo
      Évora, Alentejo Central
      24 e 25 de outubro de 2022

    • Estremoz
      Évora, Alentejo Central
      26 a 28 de outubro de 2022

    • Ponte de Sôr
      Portalegre, Alentejo
      31 de outubro a 2 de novembro de 2022

    • Alter do Chão
      Portalegre, Alentejo
      3 e 4 de novembro de 2022

    • Covilhã
      Castelo Branco, Centro
      7 a 11 de novembro de 2022

    • Penamacor
      Castelo Branco, Centro
      14 e 15 de novembro de 2022

    • Idanha a Nova
      Castelo Branco, Centro
      16 a 18 de novembro de 2022

    • Abrantes
      Santarém, Centro
      21 a 25 de novembro de 2022

    • Entroncamento
      Santarém, Centro
      28 de novembro a 2 de dezembro de 2022

     

    Visitas de grupos escolares e outros grupos
    Marcação prévia através do telefone 308 80 26 99

  • DESCRIÇÃO

    O “Creactivity” é um espaço concebido para despertar o engenho, a destreza e a criatividade das crianças. Este projeto itinerante tem como objetivo fomentar a conceção e o desenvolvimento de soluções originais para problemas simples. Os alunos participam em workshops com materiais do dia-a-dia e com ferramentas de baixa e alta tecnologia para dar vida às suas próprias ideias.

    O “Creactivity” ganha vida dentro de um autocarro que se converte numa unidade móvel totalmente adaptada para facilitar o acesso e a participação de pessoas com mobilidade reduzida nas atividades. O autocarro está equipado no interior com bancos, mesas de trabalho e diversas atividades para o público destinatário realizar.

    O espaço tem várias áreas para implementar diferentes competências: a área da Mecânica, com espaços para engrenagens, mecanismos, berlindes e máquinas de pinball; a área Eólica, com tubos de vento; a área da Eletricidade; e a área da Luz, com o sistema de "stop motion".

    Caracterizando-se pela sua componente lúdica e colaborativa, o espaço permite a pesquisa com diversos materiais, o planeamento, a criação de novos desenhos, o recurso a materiais comuns e a utilização de novas funções, através de propostas abertas e interdisciplinares que englobam a ciência, a tecnologia, a engenharia, a arte e a matemática.

    Outras competências mais transversais podem igualmente ser trabalhadas, como os hábitos de aprendizagem cooperativa, o autoconhecimento para a aprendizagem e a criação e realização de projetos.
     

    No “Creactivity”, as crianças exploram materiais, definem objetivos, experimentam, testam, partilham


    Os workshops destinam-se a grupos de alunos do ensino primário e secundário, principalmente dos 6 aos 16 anos, além de famílias. Um monitor orienta as crianças através de um processo de criação para o qual também são convidados adultos acompanhantes, sejam eles professores ou familiares. As sessões têm uma duração estimada de 90 minutos.
     

    Movimento Tinkering: a capacidade de improvisar com criatividade


    O sistema de aprendizagem “Creactivity” inspira-se no movimento Tinkering do Exploratorium de São Francisco, nascido do movimento Maker (ou Making), que combina tecnologias digitais e físicas para o design criativo, a construção e a personalização de objetos e artefactos com finalidade lúdica ou utilitária.

    Trata-se de um novo paradigma que põe a criatividade e o desenho num plano central. Os jogos, que sugerem a resolução de problemas de forma improvisada, preparam as crianças para enfrentarem novos desafios de forma criativa e para se sentirem confortáveis numa sociedade em constante mudança.
     

    Fundação ”la Caixa”, para a educação do século XXI


    O EduCaixa é o programa que engloba toda a oferta educacional da Fundação ”la Caixa”, cujo objetivo é fomentar e promover a transformação da educação e, desta forma, responder às necessidades da sociedade do século XXI.

    O EduCaixa é o programa destinado a alunos e professores do ensino primário e básico, ensino secundário e ciclos de formação de grau médio. O seu principal objetivo consiste em promover o desenvolvimento de competências dos alunos e oferecer à comunidade educativa recursos, atividades e práticas educacionais que cumpram esse objetivo.

  • MATERIAIS DE INTERESSE