Projetos selecionados

Para visualizar as entidades selecionadas aceda a "Resultados do Concurso"

Nested Applications

Linha de atuação

O número de pessoas que enfrentam diariamente desafios pessoais e sociais que resultam da situação de fragilidade ou de dependência em que elas próprias ou os familiares se encontram está a aumentar, uma situação que tem vindo a agravar-se devido ao envelhecimento progressivo da população.

Na Fundação ”la Caixa” queremos impulsionar projetos que fomentem a vida independente, a autonomia e a qualidade de vida das pessoas com incapacidade e também daquelas que, por motivo de envelhecimento ou doença, sofrem a deterioração das suas capacidades e da sua saúde.

• DATAS-CHAVES

De 12 de fevereiro a 13 de abril de 2018.

• FINANCIAMENTO

Até 112.000 €, em função da dimensão do projeto.

• O QUE FAZEMOS

O Programa, que tem o aval da Organização Mundial de Saúde (OMS), complementa, em Portugal, a atuação do Governo para assegurar o apoio integral a pessoas com doenças avançadas e seus familiares em Portugal.

O Programa:

• Oferece apoio integral proporcionando um acompanhamento personalizado emocional, social e espiritual a pessoas com doenças avançadas e às suas famílias, que melhora a sua qualidade de vida.

• Sensibiliza a sociedade para que saiba o que os cuidados paliativos são e entenda as especificidades do fim da vida.

• Impulsiona novas vias de atuação no âmbito dos cuidados paliativos.

• LINHAS DE ATUAÇÃO

Ao lado dos doentes e das suas famílias

Proporciona apoio psicológico, social e espiritual, que complementa a prestação de cuidados, de forma a alcançar um apoio integral.

Apoio psicossocial:

Oferece um modelo de apoio psicossocial, integrado em equipas de cuidados paliativos, que tem por objetivo melhorar os cuidados prestados e ajudar os doentes e as suas famílias a enfrentarem a doença.

Espiritualidade:

Integra aspetos espirituais que permitem aos doentes e aos seus familiares enfrentarem serenamente a etapa final da vida, com o respeito pelas crenças e convicções de cada um.

Luto:

Apoio a pessoas envolvidas na perda de um ente querido que o necessitem ou solicitem.

Apoio aos profissionais:

Apoio específico aos profissionais de saúde no âmbito da comunicação em situações difíceis e gestão de stresse.

Voluntariado:

A participação de voluntários e a sua integração nas equipas complementa o modelo de apoio psicossocial e acrescenta valor humano.

Através do acompanhamento, o voluntário responde às necessidades do doente e dos seus familiares.

Registo e habilitação

Para apresentar um projeto, é necessário que a entidade requerente se registe na aplicação Portal do Concurso (versão em português em breve).

- Entidades já registadas: devem verificar e validar a documentação de registo que consta na aplicação.

- Entidades não registadas: o processo de registo é efetuado através da aplicação, onde obterá a sua chave de acesso (nome de utilizador e palavra-passe).

Apresentação do projeto

A apresentação do projeto é efetuada através da aplicação Portal do Concurso (versão em português em breve) com o nome de utilizador e a palavra-passe obtidos no registo. A apresentação é realizada preenchendo todos os campos de informação dos diversos separadores da aplicação Web e anexando o formulário de apresentação de projeto disponibilizado pela aplicação, bem como da documentação complementar.

Para esclarecer dúvidas ou obter mais informações, contacte-nos através do nosso endereço eletrónico humaniza@fundacaolacaixa.org.

Resultados do Concurso

No passado dia 17 de maio, a Comissão Avaliadora selecionou os projetos que serão apoiados pela Fundação ”la Caixa”, submetidos ao Concurso “Equipas de Apoio Psicossocial” do Programa Humaniza.

• COMISSÃO AVALIADORA

A Comissão Avaliadora foi constituída pelos seguintes elementos:

• Marc Simon Martinez, Subdiretor-Geral da Fundação ”la Caixa”.

• Edna Gonçalves, Presidente da Comissão Nacional de Cuidados Paliativos de Portugal.

• Eduardo Carqueja, Presidente da Direção Regional Norte da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

• Xavier Gomez Batiste, Diretor Científico do Programa “Apoio Total Integral a Pessoas com Doenças Avançadas”.

• Bárbara Gomes, Assessora Científica do Programa em Portugal.

A Comissão Avaliadora foi presidida por Artur Santos Silva, Patrono da Fundação ”la Caixa” e Coordenador dos Programas para Portugal.

As Regiões Autónomas da Madeira e Açores estavam representadas, respetivamente, pelos seguintes elementos:

• Ana Maria Alves Gouveia, Enf.ª Adjunta da Diretora de Enfermagem para os Cuidados de Saúde Primários, do SESARAM, E.P.E.

• Alexandre Marcas Rodrigues, Adjunto do Secretário Regional da Saúde na Secretaria Regional da Saúde.

• PROJETOS SELECIONADOS

Após uma minuciosa avaliação técnica, foram selecionados os projetos das seguintes entidades:

• Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, E.P.E

• Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil, E.P.E.

• Centro Hospitalar Universitário do Algarve, E. P. E.

• Instituto S. João de Deus

• Centro Hospitalar Lisboa Norte, E.P.E.

• Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira - SESARAM, EPE

• Santa Casa da Misericórdia do Porto

• Unidade Local de Saúde do Nordeste

• Hospital Divino Espírito Santo de Ponta Delgada

• Unidade Local de Saúde da Guarda, E.P.E.

As entidades apresentam uma reconhecida experiência na prestação de serviços de saúde à comunidade, o que ajudará a impulsionar e desenvolver as atividades do Programa Humaniza em Portugal.