social/atencao-integral-a-pessoas-com-doencas-avancadas/concurso_CARROUSEL

Projetos selecionados

Para visualizar as entidades selecionadas aceda a "resultados do concurso"

Nested Applications

Linha de atuação

social/atencao-integral-a-pessoas-com-doencas-avancadas/concurso_CONVOCATORIAS_CONTENIDO_SOLO_TEXTO_pestaña1

O número de pessoas que enfrentam diariamente os desafios pessoais e sociais derivados da situação de fragilidade ou de dependência em que elas próprias ou os familiares se encontram está a aumentar e, além disso, esta situação acentua-se devido ao progressivo envelhecimento da população.

Por este motivo, na fundação ”la Caixa” queremos impulsionar projetos que fomentem a vida independente, a autonomia e a qualidade de vida das pessoas com incapacidade e também daquelas que, por motivos de envelhecimento ou doença sofrem a deterioração das capacidades e da saúde.

social/atencao-integral-a-pessoas-com-doencas-avancadas/concurso_CONVOCATORIAS_CONTENIDO_PESTAÑA_GENERAL_pestaña1

• DATAS-CHAVE

De 12 de fevereiro a 13 de abril de 2018.

• FINANCIAMENTO

Até 112 000 € em função da dimensão do projeto.

• O QUE FAZEMOS

O programa, que tem o aval da Organização Mundial da Saúde (OMS), complementa, em Espanha, a atuação do Governo no âmbito dos cuidados paliativos e do apoio a pessoas com doenças avançadas.

• Sensibiliza a sociedade para os cuidados paliativos e questões relacionadas com a etapa final da vida.

• Impulsiona novas formas de atuação no âmbito dos cuidados paliativos.

• Oferece uma abordagem integral a pessoas com doenças avançadas e seus familiares.

• LINHAS DE ATUAÇÃO

Ao lado dos doentes e das suas famílias

Proporciona apoio psicológico, social e espiritual, que complementa a prestação de cuidados, para alcançar um apoio integral.

Apoio psicossocial:

Oferece um modelo de apoio psicossocial, em colaboração com as equipas assistenciais, que tem por objetivo melhorar os cuidados paliativos prestados e ajudar os doentes e as suas famílias a enfrentarem a doença.

Espiritualidade:

Integra aspetos espirituais que permitem aos doentes e seus familiares enfrentarem serenamente a etapa final da vida, com o maior respeito pelas crenças e convicções de cada um.

Luto:

Apoio oferecido a todas as pessoas envolvidas na perda de um ente querido que necessitem ou o solicitem.

Apoio aos profissionais:

Apoio específico aos profissionais de saúde no âmbito da comunicação em situações difíceis e gestão de stresse.

Voluntariado:

A participação de voluntários e a sua integração nas equipas complementa o modelo de apoio psicossocial e acrescenta valor humano.

Através do acompanhamento, o voluntário responde às necessidades do doente e dos seus familiares.

Registo e habilitação

social/atencao-integral-a-pessoas-com-doencas-avancadas/concurso_CONVOCATORIAS_CONTENIDO_SOLO_TEXTO_pestaña2

Para apresentar um projeto, é necessário que a entidade requerente se habilite na aplicação Portal do concurso (em breve, versão em português).

- Entidades já habilitadas: Devem verificar e validar a documentação de registo que consta na aplicação.

- Entidades não habilitadas: o processo de habilitação é feito através da aplicação, onde obterá a sua chave de acesso (utilizador e palavra-passe).

Apresentação do projeto

social/atencao-integral-a-pessoas-com-doencas-avancadas/concurso_CONVOCATORIAS_CONTENIDO_SOLO_TEXTO_pestaña3

A apresentação de projetos é feita através da aplicação Portal do concurso (em breve, versão em português) com o utilizador e palavra-passe obtidos na habilitação. A apresentação realiza-se preenchendo todos os campos de informação das diversas pestanas da aplicação web e anexando o formulário de apresentação de projeto proporcionado pela aplicação bem como a documentação complementar.

Para o esclarecimento de dúvidas ou obtenção de mais informações, contacte-nos através do nosso e-mail humaniza@fundacaolacaixa.org.

Resultados do Concurso

social/atencao-integral-a-pessoas-com-doencas-avancadas/concurso_CONVOCATORIAS_CONTENIDO_SOLO_TEXTO_pestaña4

No passado dia 17 de Maio, a Comissão Avaliadora seleccionou os projetos, que irão ser apoiados pela Fundação la Caixa, submetidos ao Concurso “Equipas de Apoio Psicossocial” do Programa Humaniza.

social/atencao-integral-a-pessoas-com-doencas-avancadas/concurso_CONVOCATORIAS_CONTENIDO_PESTAÑA_GENERAL_pestaña4

• COMISSÃO AVALIADORA

A Comissão Avaliadora foi constituída pelos seguintes elementos:

• Marc Simon Martinez, Subdirector geral da Fundação la Caixa.

• Edna Gonçalves, Presidente da Comissão Nacional de Cuidados Paliativos de Portugal.

• Eduardo Carqueja, Presidente da Direção Regional Norte da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

• Xavier Gomez Batiste, Diretor científico do Programa “Atenção Integral a Pessoas com Doenças Avançadas”.

• Bárbara Gomes, Assessora científica do Programa em Portugal.

E presidida por Artur Santos Silva, Patrono da Fundação la Caixa e Coordenador dos Programas para Portugal.

As Regiões Autónomas da Madeira e Açores estavam representadas, respectivamente, pelos seguintes elementos:

• Ana Maria Alves Gouveia, Enf.ª Adjunta da Diretora de Enfermagem para os Cuidados de Saúde Primários, do SESARAM, E.P.E.

• Alexandre Marcas Rodrigues, Adjunto do Secretário Regional da Saúde na Secretaria Regional da Saúde.

• PROJETOS SELECIONADOS

Após uma minuciosa avaliação técnica, foram selecionados os projetos das seguintes entidades:

• Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, E.P.E

• Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil, E.P.E.

• Centro Hospitalar Universitário do Algarve, E. P. E.

• Instituto S. João de Deus

• Centro Hospitalar Lisboa Norte, E.P.E.

• Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira - SESARAM, EPE

• Santa Casa da Misericórdia do Porto

• Unidade Local de Saúde do Nordeste

• Hospital Divino Espírito Santo de Ponta Delgada

• Unidade Local de Saúde da Guarda, E.P.E.

As entidades apresentam reconhecida experiência na prestação de serviços de saúde à comunidade, o que ajudará a impulsionar e desenvolver as atividades do Programa Humaniza em Portugal.

social/atencao-integral-a-pessoas-com-doencas-avancadas/concurso_MULTIMEDIA-EXPO_ARCHIVOS_RELACIONADOS