Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Solidário

Apoiar a integração socio laboral e luta contra a exclusão social

Linhas de atuação

O Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Solidário tem por objetivo impulsionar projetos a executar em território nacional que facilitem o desenvolvimento integral e o processo de inclusão social das pessoas em situação de vulnerabilidade, potenciando as suas capacidades e favorecendo a igualdade de oportunidades.
  • LINHAS DE ATUAÇÃO

• Apoio social básico: acesso a bens e serviços básicos.

• Atenção psicossocial e de empoderamento pessoal numa perspetiva inclusiva no contexto familiar e comunitário, incidindo em ações que favoreçam a redução da feminização da pobreza.

• Acompanhamento de pessoas sem abrigo no âmbito do seu processo de início de inclusão social.

• Proteção no contexto de situações de violência de género ou de início / aumento de comportamentos aditivos.

• Melhorar empregabilidade e apoiar os processos de inserção sócio-laboral de pessoas vulneráveis.

• Projetos envolvendo recursos habitacionais que fomentem o empoderamento e a autonomia das pessoas em situação de exclusão social e vulnerabilidade.

• Gestão da diversidade e mediação comunitária.

• DATAS-CHAVE

CONCURSO ENCERRADO

De 16 de março a 12 de abril de 2021.

• FINANCIAMENTO

A dotação dos Prémios BPI Fundação ”la Caixa” Solidário é de 700.000 €.

Os Prémios BPI Fundação ”la Caixa” traduzem-se num apoio financeiro, total ou parcial, às candidaturas selecionadas e sujeito aos seguintes limites máximos:

Para projetos com duração de 1 (um) ano, o apoio terá como limites máximos:

• 40.000 € se executado por uma só entidade;

• 60.000 € se executado em parceria com outra entidade.

Para projetos com duração de 2 (dois) anos, o apoio terá como limites máximos:

• 80.000 € se executado por uma só entidade;

• 120.000 € se executado em parceria com outra entidade.

• DÚVIDAS

Para esclarecer dúvidas ou obter mais informações, contacte-nos através do nosso endereço eletrónico info.portugal@fundaciolacaixa.org.

Registo e habilitação

Para se candidatar aos Prémios, é necessário que a entidade promotora seja acreditada no Portal dos Prémios BPI Fundação ”la Caixa”.

- As entidades acreditadas em anos anteriores devem atualizar os dados da entidade no Portal, garantindo que todas as informações e documentos se encontram atualizados no momento de submissão da candidatura.

- No caso de entidades não acreditadas, o processo de acreditação deverá ser realizado no Portal dos Prémios BPI Fundação ”la Caixa”, através do qual irá obter os dados de acesso (nome de utilizador e senha).

Para ajudar as entidades na apresentação de candidaturas, existe um guia do formulário de candidatura, disponível no Portal dos Prémios BPI Fundação ”la Caixa”, na seção "Documentação", e no site de Fundação ”la Caixa”, na seção "Prémios BPI Fundação ”la Caixa”".