Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Seniores

Apoiar o envelhecimento ativo e saudável

Linhas de atuação

O Prémio Seniores tem por objetivo potenciar projetos a executar em território nacional que promovam a autonomia pessoal e o bem estar das pessoas com mais de 65 anos, com especial enfoque em fortalecer as relações interpessoais e em prevenir situações de fragilidade e vulnerabilidade. Em 2021, é necessário prestar especial atenção à situação destas pessoas no âmbito da pandemia da COVID-19, que teve um grande impacto na sua vida quotidiana, mobilidade física e saúde mental.

• LINHAS DE ATUAÇÃO

• Promoção da autonomia pessoal e apoio às atividades da vida quotidiana e prevenção da fragilidade.

• Prevenção e intervenção em situações de solidão não desejada, isolamento social e digital.

• Envelhecimento ativo e saudável: promoção de hábitos de vida saudáveis e incentivo de ações comunitárias e do voluntariado.

• Melhoria da qualidade de vida das pessoas em situação de dependência, doença crónica ou cuidados paliativos

• DATAS-CHAVE

De 13 de abril a 10 de maio de 2021.

• FINANCIAMENTO

A dotação dos Prémios BPI Fundação ”la Caixa” Seniores es de 1.000.000 €.

Os Prémios BPI Fundação ”la Caixa” traduzem-se num apoio financeiro, total ou parcial, às candidaturas selecionadas e sujeito aos seguintes limites máximos:

Para projetos com duração de 1 (um) ano, o apoio terá como limites máximos:

• 40.000 € se executado por uma só entidade;

• 60.000 € se executado em parceria com outra entidade.

Para projetos com duração de 2 (dois) anos, o apoio terá como limites máximos:

• 80.000 € se executado por uma só entidade;

• 120.000 € se executado em parceria com outra entidade.

• DÚVIDAS

Para esclarecer dúvidas ou obter mais informações, contacte-nos através do nosso endereço eletrónico info.portugal@fundaciolacaixa.org.

Registo e habilitação

Para se candidatar aos Prémios, é necessário que a entidade promotora seja acreditada no Portal dos Prémios BPI Fundação ”la Caixa”.

- As entidades acreditadas em anos anteriores devem atualizar os dados da entidade no Portal, garantindo que todas as informações e documentos se encontram atualizados no momento de submissão da candidatura.

- No caso de entidades não acreditadas, o processo de acreditação deverá ser realizado no Portal dos Prémios BPI Fundação ”la Caixa”, através do qual irá obter os dados de acesso (nome de utilizador e senha).

Para ajudar as entidades na apresentação de candidaturas, existe um guia do formulário de candidatura, disponível no Portal dos Prémios BPI Fundação ”la Caixa”, na seção "Documentação", e no site de Fundação ”la Caixa”, na seção "Prémios BPI Fundação ”la Caixa”.