O Observatório Social. Investigação e inovação em Portugal e Espanha

Primeiro Dossier do Observatório Social

Analisamos quais são os fatores decisivos nos sistemas de investigação e inovação de um país

LEIA O DOSSIER

Subscreva ao nosso boletim informativo para receber informação sobre os nossos concursos e publicações no âmbito das ciências sociais

• O QUE É

O Observatório Social da Fundação ”la Caixa” é um espaço de análise, debate e reflexão que visa estudar a atualidade e os desafios da sociedade, bem como divulgar o conhecimento das ciências sociais, com especial ênfase nas áreas de ação da Fundação ”la Caixa”, como pode ser a ação social, educação, ciência e cultura.

• MISSÃO

O Observatório Social procura produzir um conhecimento rigoroso e atualizado da sociedade em que vivemos e divulgá-lo para enriquecer o debate público. Sem dúvida, este é um conhecimento científico valioso que acreditamos contribuir para uma sociedade mais aberta e global.

• VISÃO

O Observatório Social apoia a investigação e a reflexão com o objetivo de se tornar uma referência na divulgação de conhecimentos relevantes e atuais e de os aproximar de todos os segmentos da sociedade, visando contribuir para o progresso da realidade que nos envolve.

DESTACAMOS

• Saúde mental depois da infeção por Covid-19

Stresse, depressão, insónia, tensão, sensação de inutilidade... Este artigo analisa como a saúde mental dos trabalhadores foi afetada pela crise económica e o desemprego de longa duração.

Leia o artigo 'Saúde mental depois da infeção por Covid-19'

• Perceção dos professores, profissionais de saúde e idosos portugueses relativamente à vacinação contra a Covid-19

Em Portugal, a pandemia de Covid-19 levou ao encerramento temporário das escolas e a uma implementação generalizada do ensino à distância. O presente estudo utiliza dados recolhidos através de um inquérito feito a professores entre os meses de março de 2020 e janeiro de 2021, em três rondas de questionários.

Leia o artigo 'Perceção dos professores, profissionais de saúde e idosos portugueses relativamente à vacinação contra a Covid-19'

• Formulário de subscrição para investigadores de ciências sociais

Subscreva e iremos mantê-lo informado sobre propostas de colaboração profissional e concursos de investigação no âmbito das ciências sociais.

Subscrever

• Formulário de subscrição da newsletter mensal

Subscreva e iremos informá-lo sobre as publicações do Observatório Social.

Subscrever

O Observatório Social