Concurso de Investigação Social

Toda a documentação no site do Observatório Social.

ACESSE A WEB

O Observatório Social da Fundação ”la Caixa” lança um concurso aberto e competitivo para apoiar projetos de investigação social inovadores de excelência.

• O QUE FAZEMOS

As candidaturas devem gerar novo conhecimento capaz de alargar a nossa compreensão dos maiores desafios da sociedade atual, com recurso a métodos quantitativos.

O processo de candidatura está estruturado em duas fases:

• Fase 1 (candidaturas resumo): janeiro - março de 2022

• Fase 2 (candidaturas completas): março - julho de 2022

• OBJETIVOS

• O presente concurso destina-se a apoiar projetos de investigação social de excelência que recorram a evidência quantitativa robusta e a uma abordagem original e inovadora para gerar informação fiável que permita compreender melhor os desafios sociais atuais e emergentes.

• Os projetos devem ser focados em Espanha e/ou Portugal.

• APOIOS

Até 100.000 € por projeto, com um prazo máximo de 24 meses.

• A QUEM SE DESTINA

O concurso está aberto a investigadores que possam demonstrar um trajeto científico independente e comprovar habilitações e produção prévia. Para tal, os candidatos devem cumprir os seguintes requisitos:

• Nos últimos 5 anos antes do encerramento do concurso, ter um mínimo de 1 artigo científico publicado em revistas do primeiro quartil (Q1) de acordo com a classificação do Scimago Journal Rank (SJR) da Scopus ou do Journal Citations Report (JCR) do Web of Science. No caso deste último, serão apenas considerados os índices Social Science Citation Index (SSCI) e Science Citation Index Expanded (SCIE).

• Possuir um doutoramento atribuído mais de 2 anos antes da data limite para submissão das candidaturas indicada das Regras para Participação (isto é, atribuído antes de 24 de janeiro de 2020).

O concurso destina-se a apoiar candidaturas lideradas por investigadores individuais de qualquer nacionalidade que exerçam a sua atividade de investigação numa organização sem fins lucrativos: universidades públicas ou privadas ou centros de investigação com sede em Espanha ou Portugal.

• DATAS PRINCIPAIS

FASE 1 - CANDIDATURAS RESUMO

Abertura do prazo de apresentação de candidaturas resumo
    10 de janeiro de 2022

Prazo-limite para apresentação de candidaturas resumo
    25 de janeiro de 2022, às 13:00 h GMT

Avaliação das candidaturas resumo
    fevereiro - março de 2022

FASE 2 - CANDIDATURAS COMPLETAS

Abertura do prazo de apresentação de candidaturas completas
    março de 2022

Prazo-limite para apresentação de candidaturas completas
    26 de abril de 2022, às 13:00 h GMT

Fase de avaliação 2.1
    maio de 2022

Fase de avaliação 2.2 (entrevistas)
    22-23 de junho de 2022

Anúncio dos projetos selecionados
    julho de 2022

• PROCESSO DE CANDIDATURA

• A apresentação de candidaturas está estruturada de forma incremental, em duas fases. Os candidatos deverão submeter em primeiro lugar uma candidatura resumo de 3 páginas descrevendo a ideia do projeto de investigação e o desafio social a que responde, destacando os seus aspetos originais e inovadores.

• Os candidatos com candidaturas resumo bem-sucedidas serão convidados a apresentar uma candidatura completa de até 15 páginas contendo informação detalhada sobre o projeto e a metodologia. Nesta fase, será também pedido aos candidatos que submetam um breve documento descritivo da sua experiência em investigação e experiência nos setores social e público (1 página cada uma).

• Tanto as versões das candidaturas (resumo e completa) como a documentação exigida deverão ser redigidas em inglês. A informação sobre este programa está exclusivamente disponível em inglês.

• CONTACTO

Para solicitar informações adicionais ou esclarecer quaisquer dúvidas, envie um e-mail para: socialresearch@fundaciolacaixa.org