Concurso de Investigação Social

A Fundação ”la Caixa” lança um concurso aberto e competitivo para apoiar projectos de investigação social inovadores de excelência.

• O QUE FAZEMOS

As candidaturas devem gerar novo conhecimento capaz de alargar a nossa compreensão dos maiores desafios da sociedade atual, com recurso a métodos quantitativos.

O processo de candidatura está estruturado em duas fases:

• Fase 1 (candidaturas resumo): fevereiro - maio de 2021

• Fase 2 (candidaturas completas): maio - setembro de 2021

• OBJETIVOS

• O presente concurso destina-se a apoiar projetos de investigação social de excelência que recorram a evidência quantitativa robusta e a uma abordagem original e inovadora para gerar informação fiável que permita compreender melhor os desafios sociais atuais e emergentes.

• Os projetos devem ser focados em Espanha e/ou Portugal.

• APOIOS

1,5 milhões € disponíveis para atribuição de até 100.000 € por projeto, com um prazo máximo de 24 meses.

• A QUEM SE DESTINA

O concurso está aberto a investigadores que possam demonstrar um trajeto científico independente e comprovar habilitações e produção prévia. Para tal, os candidatos devem cumprir os seguintes requisitos:

• Ter um mínimo de 1 artigo científico publicado em revistas do primeiro quartil (Q1) de acordo com a classificação do Scimago Journal Rank (SJR) da Scopus ou do Journal Citations Report (JCR) do Web of Science. No caso deste último, serão apenas considerados os índices "Social Science Citation Index" (SSCI) e "Science Citation Index Expanded" (SCIE).

• Possuir um doutoramento atribuído mais de 2 anos antes da data limite para submissão das candidaturas indicada das Regras para Participação (isto é, atribuído antes de 24 de Fevereiro de 2019).

O concurso destina-se a apoiar candidaturas lideradas por investigadores individuais de qualquer nacionalidade que exerçam a sua atividade de investigação numa organização sem fins lucrativos: universidades públicas ou privadas ou centros de investigação com sede em Espanha ou Portugal.

• DATAS PRINCIPAIS

FASE 1 - CANDIDATURAS RESUMO

Abertura do prazo de apresentação de candidaturas resumo
    2 de fevereiro de 2021

Prazo-limite para apresentação de candidaturas resumo
    24 de fevereiro de 2021, às 13:00 h GMT

Avaliação das candidaturas resumo
    março - maio de 2021

FASE 2 - CANDIDATURAS COMPLETAS

Abertura do prazo de apresentação de candidaturas completas
    13 de maio de 2021

Prazo-limite para apresentação de candidaturas completas
    23 de junho de 2021, às 13:00 h GMT

Fase de avaliação 2.1
    julho de 2021

Fase de avaliação 2.2 (entrevistas)
    16-17 de setembro de 2021

Anúncio dos projetos seleccionados
    30 de setembro de 2021

• PROCESSO DE CANDIDATURA

• A apresentação de candidaturas está estruturada de forma incremental, em duas fases. Os candidatos deverão submeter em primeiro lugar uma candidatura resumo de 3 páginas descrevendo a ideia do projeto de investigação e o desafio social a que responde, destacando os seus aspetos originais e inovadores.

• Os candidatos com candidaturas resumo bem sucedidas serão convidados a apresentar uma candidatura completa de até 15 páginas contendo informação detalhada sobre o projeto e a metodologia. Nesta fase, será também pedido aos candidatos que submetam um breve documento descritivo da sua experiência em investigação e experiência dos setores social e público (1 página cada uma).

• Ambas as versões das candidaturas (resumo e completa) como a documentação exigida deverão ser redigidas em inglês. A informação sobre este programa está exclusivamente disponível em inglês.

• CONTACTO

Para solicitar informação adicional ou esclarecer quasiquer dúvidas, poderá enviar um email para: socialresearch@fundaciolacaixa.org