De 12 de fevereiro a 13 de abril de 2018.
Projetos selecionados
Para visualizar as entidades selecionadas aceda a "Resultados do Concurso"
Linha de atuação


O número de pessoas que enfrentam diariamente desafios pessoais e sociais que resultam da situação de fragilidade ou de dependência em que elas próprias ou os familiares se encontram está a aumentar, uma situação que tem vindo a agravar-se devido ao envelhecimento progressivo da população.
Na Fundação ”la Caixa” queremos impulsionar projetos que fomentem a vida independente, a autonomia e a qualidade de vida das pessoas com incapacidade e também daquelas que, por motivo de envelhecimento ou doença, sofrem a deterioração das suas capacidades e da sua saúde.
-
DATAS-CHAVES
-
FINANCIAMENTO
Até 112.000 €, em função da dimensão do projeto.
-
O QUE FAZEMOS
O Programa, que tem o aval da Organização Mundial de Saúde (OMS), complementa, em Portugal, a atuação do Governo para assegurar o apoio integral a pessoas com doenças avançadas e seus familiares em Portugal.
O Programa:
-
Oferece apoio integral proporcionando um acompanhamento personalizado emocional, social e espiritual a pessoas com doenças avançadas e às suas famílias, que melhora a sua qualidade de vida.
-
Sensibiliza a sociedade para que saiba o que os cuidados paliativos são e entenda as especificidades do fim da vida.
-
Impulsiona novas vias de atuação no âmbito dos cuidados paliativos.
-
-
LINHAS DE ATUAÇÃO
Ao lado dos doentes e das suas famílias
Proporciona apoio psicológico, social e espiritual, que complementa a prestação de cuidados, de forma a alcançar um apoio integral.
Apoio psicossocial:Oferece um modelo de apoio psicossocial, integrado em equipas de cuidados paliativos, que tem por objetivo melhorar os cuidados prestados e ajudar os doentes e as suas famílias a enfrentarem a doença.
Espiritualidade:Integra aspetos espirituais que permitem aos doentes e aos seus familiares enfrentarem serenamente a etapa final da vida, com o respeito pelas crenças e convicções de cada um.
Luto:Apoio a pessoas envolvidas na perda de um ente querido que o necessitem ou solicitem.
Apoio aos profissionais:Apoio específico aos profissionais de saúde no âmbito da comunicação em situações difíceis e gestão de stresse.
Voluntariado:A participação de voluntários e a sua integração nas equipas complementa o modelo de apoio psicossocial e acrescenta valor humano.
Através do acompanhamento, o voluntário responde às necessidades do doente e dos seus familiares.
Registo e habilitação


Para apresentar um projeto, é necessário que a entidade requerente se registe na aplicação Portal do Concurso (versão em português em breve).
- Entidades já registadas: devem verificar e validar a documentação de registo que consta na aplicação.
- Entidades não registadas: o processo de registo é efetuado através da aplicação, onde obterá a sua chave de acesso (nome de utilizador e palavra-passe).
Apresentação do projeto


A apresentação do projeto é efetuada através da aplicação Portal do Concurso (versão em português em breve) com o nome de utilizador e a palavra-passe obtidos no registo. A apresentação é realizada preenchendo todos os campos de informação dos diversos separadores da aplicação Web e anexando o formulário de apresentação de projeto disponibilizado pela aplicação, bem como da documentação complementar.
Para esclarecer dúvidas ou obter mais informações, contacte-nos através do nosso endereço eletrónico humaniza@fundacaolacaixa.org.
Resultados do Concurso


No passado dia 17 de maio, a Comissão Avaliadora selecionou os projetos que serão apoiados pela Fundação ”la Caixa”, submetidos ao Concurso “Equipas de Apoio Psicossocial” do Programa Humaniza.
-
COMISSÃO AVALIADORA
A Comissão Avaliadora foi constituída pelos seguintes elementos:
-
Marc Simon Martinez, Subdiretor-Geral da Fundação ”la Caixa”.
-
Edna Gonçalves, Presidente da Comissão Nacional de Cuidados Paliativos de Portugal.
-
Eduardo Carqueja, Presidente da Direção Regional Norte da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
-
Xavier Gomez Batiste, Diretor Científico do Programa “Apoio Total Integral a Pessoas com Doenças Avançadas”.
-
Bárbara Gomes, Assessora Científica do Programa em Portugal.
A Comissão Avaliadora foi presidida por Artur Santos Silva, Patrono da Fundação ”la Caixa” e Coordenador dos Programas para Portugal.As Regiões Autónomas da Madeira e Açores estavam representadas, respetivamente, pelos seguintes elementos:
-
Ana Maria Alves Gouveia, Enf.ª Adjunta da Diretora de Enfermagem para os Cuidados de Saúde Primários, do SESARAM, E.P.E.
-
Alexandre Marcas Rodrigues, Adjunto do Secretário Regional da Saúde na Secretaria Regional da Saúde.
-
-
PROJETOS SELECIONADOS
Após uma minuciosa avaliação técnica, foram selecionados os projetos das seguintes entidades:
-
Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, E.P.E
-
Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil, E.P.E.
-
Centro Hospitalar Universitário do Algarve, E. P. E.
-
Instituto S. João de Deus
-
Centro Hospitalar Lisboa Norte, E.P.E.
-
Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira - SESARAM, EPE
-
Santa Casa da Misericórdia do Porto
-
Unidade Local de Saúde do Nordeste
-
Hospital Divino Espírito Santo de Ponta Delgada
-
Unidade Local de Saúde da Guarda, E.P.E.
As entidades apresentam uma reconhecida experiência na prestação de serviços de saúde à comunidade, o que ajudará a impulsionar e desenvolver as atividades do Programa Humaniza em Portugal. -