• SelfMed – Automatic pills dispenser device

OldCare Unipessoal, Lda.

Bragança

O projeto Automatic pills dispenser device - SelfMed propõe desenvolver um dispositivo tecnológico e inovador composto por um aparelho inteligente para auxiliar os idosos na toma de medicação, conservando os comprimidos do paciente e libertando a dose prescrita no momento certo, evitando erros na toma de comprimidos e contribuindo para uma melhor saúde e qualidade de vida do utilizador.

• Rebanhos, biodiversidade, prevenção florestal, economia circular e adaptação às alterações climáticas

Associação Florestal e Ambiental de Vila Pouca de Aguiar

Vila Pouca de Aguiar

Este projeto utiliza o pastoreio orientado como ferramenta de gestão de espaços naturais e de prevenção de incêndios, de forma coordenada entre diferentes territórios de fronteira, contribuindo para a recuperação de áreas degradadas. O projeto integra uma componente de inovação tecnológica relacionada com o desenvolvimento de modelos SIG (sistemas de informação georreferenciados) que simulam o efeito do pastoreio para melhorar o planeamento da prevenção dos incêndios florestais/rurais. Os dados que alimentam o modelo são recolhidos através de coleiras colocadas nos animais durante o pastoreio e de sensores colocados nos telemóveis dos pastores.

• "A nova realidade patrimonial transfronteiriça: descobrimento e valorização do Anfiteatro de Ammaia"

Fundação Cidade de Ammaia

Domínio temático:
    Valorização do capital simbólico para atração de turistas e residentes

Alentejo

Marvão

Consolidação, estudo e valorização do anfiteatro da cidade romana de Ammaia, identificado e descoberto durante a campanha de escavação arqueológica de julho de 2019, dentro do projeto internacional levado a cabo em cooperação entre a Fundação Cidade de Ammaia, a Fundación de Estudios Romanos, o Museo Nacional de Arte Romano de Mérida e a Universidade de Lisboa, com a colaboração da Câmara Municipal de Marvão, esta última curadora-fundadora da Fundação Ammaia.

• "Pólo de investigação de saúde e tecnologia do Hospital Privado de Chaves"

Hospital Privado de Chaves

Chaves

O presente projeto piloto tem como objetivo a criação de um pólo de investigação aplicada dentro do Hospital Privado de Chaves.

• Observatório Digital da Atividade Termal

Aquavalor - Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia da Água

Chaves

A Aquavalor – Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia da Água - Associação tem por objetivo dinamizar as águas termais e minerais como produtos âncora para o desenvolvimento regional e de promoção da atividade turística ao longo de todo o ano, em particular em territórios de baixa densidade, procurando gerar inovação em novos produtos, processos e serviços, com impacto na economia e no desenvolvimento sustentável dessas regiões e estimular a criação de emprego qualificado gerador de valor económico e social.

• Quinta Ciência Viva das Ideias e das Cerejas

Ciência Viva – ANCCT

Centro

Fundão

O projeto descreve-se como uma quinta experimental de ciência que promove a cooperação e a inovação global na produção agrícola local. A Quinta Ciência Viva das Ideias e das Cerejas é um espaço inovador para estimular o desenvolvimento económico e social tendo como foco a produção agrícola.

• SIMG – Sistema Inteligente de Monitorização do Guadiana

Instituto Politécnico de Beja

Alentejo

Beja

O SIMG é um projeto de I&D cujo objetivo principal é o desenvolvimento de um demonstrador de integração de tecnologias avançadas (redes de sensores “wireless”, imagens hiperespectrais, e inteligência artificial) com o propósito de criar um sistema de monitorização e uma plataforma de conhecimento da qualidade da água do Rio Guadiana. A informação georreferenciada a disponibilizar, de forma aberta via Web e através de uma aplicação para dispositivos móveis, permitirá o acesso a informação crítica para a gestão e utilização do recurso, quer por parte de entidades públicas, quer privadas.

• Smart Water Management (SWM)

CWJ - Componentes, SA

Alfândega da Fé

O projeto-piloto SWM-Alfândega pretende implementar uma solução eficiente e sustentável na gestão dos recursos hídricos de Alfândega da Fé. Esta utiliza tecnologia baseada em internet das coisas para gerir os recursos hídricos de forma integrada, através de dispositivos de medição da água na casa dos consumidores e nos sistemas de irrigação de espaços verdes, centralizando a informação numa plataforma. A monitorização e gestão dos sistemas hídricos permite a rápida mitigação das perdas, bem como a disponibilização da quantidade de água em função da humidade do solo e das condições meteorológicas.