Projetos vencedores do Concurso 2018

a. Prevenção de riscos naturais e gestão dos recursos

Norte

Bragança

Criação e implementação de sistemas que minimizem a ocorrência de fogos florestais e monitorizem a fauna, através da recolha e divulgação de informações recolhidas por sensores distribuídos pelo território. Estas informações são analisadas por um sistema baseado em inteligência artificial que alerta para anomalias, de acordo com parâmetros definidos pelos utilizadores (podem ser diferentes entidades: Proteção Civil, GNR, Bombeiros, etc.).

• Natureza Virtual

Centro Ciência Viva de Bragança

Domínio temático:
    - a. Prevenção de riscos naturais e gestão dos recursos;
    - c. Atração de novos residentes

Norte

Bragança

Criação e implementação de quatro módulos interativos de interpretação de valores naturais, que analisam os recursos da região do Douro e do Parque Natural de Montesinho e os transformam em pontos de interesse museológico. Inclui ainda um sistema de monitorização do rio Fervença utilizando sensores, armazenamento de dados e métodos de megadados para processar e visualizar diferentes parâmetros através de uma aplicação móvel e de uma página Web.

• Lar_Project

Aiir, Associação de Apoio à Inclusão de Imigrantes e Refugiados

c. Atração de novos residentes

Guarda

Integração de famílias de refugiados e migrantes em espaços do meio rural através da exploração de terrenos em desuso e da comercialização dos produtos agrícolas. O projeto pretende funcionar como acolhimento de segunda linha, trabalhando em parceria com a Plataforma de Apoio aos Refugiados.

• Monitorizar para decidir e valorizar

Associação Centro Ciência Viva de Proença-a-Nova

Domínio temático:
    - a. Prevenção de riscos naturais e gestão dos recursos
    - c. Atração de novos residentes

Proença-a-Nova

Desenvolvimento, promoção e implementação de um módulo interativo/expositivo a incluir na exposição permanente do CCV Floresta que analisa informações sobre a ocupação do solo, inventário florestal, precipitação em tempo real e análise de anomalias, recorrendo a dados de satélite e dados auxiliares.

• Agro Water Saving – Tecnologia de poupança de água

Instituto Politécnico de Portalegre

a. Prevenção de riscos naturais e gestão dos recursos

Alentejo

Elvas

Desenvolvimento de uma aplicação móvel capaz de determinar em tempo real as dotações máximas de rega para diferentes culturas, contribuindo para a redução do consumo de água na agricultura/regadio e servindo de apoio à decisão em termos de seleção das melhores culturas para cada local.