• O CO2LLECT

Centro

O CO2LLECT consiste na instalação de filtros nas indústrias de cal e centrais de produção de energia elétrica de biomassa, para capturar CO2 que pode ser utilizado, posteriormente, em inúmeras aplicações, como, por exemplo, na produção de materiais de construção. Com a implementação desta ideia as indústrias e cal e centrais de biomassa terão uma vantagem económica adicional, na redução de impostos, e no seu reconhecimento como empresas com certificação sustentável.

• Sistema colaborativo para regiões de baixa densidade populacional

Domínio temático:
    Criação ou consolidação de novos pólos de especialização

Norte

Pretende desenvolver-se um sistema inovador baseado na internet das coisas, que integra sistemas de monitorização, otimização e inteligência artificial para o apoio de visitas domiciliárias a utentes idosos. Atualmente, estas visitas são realizadas por diversas entidades na monitorização dos idosos, apesar de não existir nenhum sistema colaborativo de suporte às entidades nem aos cuidadores informais associados ao idoso.

• Dispositivo para terapia da apneia obstrutiva do sono

Centro

A Apneia Obstrutiva do Sono consiste numa perturbação respiratória, que impede o normal e correto fluxo de ar nas vias respiratórias durante o sono. Estes eventos acontecem porque os músculos da língua e os músculos superiores da garganta relaxam intermitentemente e bloqueiam a passagem de ar nas vias áreas durante o sono, impossibilitando assim o paciente de descansar corretamente e podendo em casos extremos levar a sérios riscos para o próprio.

• Poseidon

Centro

A problemática associada à utilização de plásticos tem sido amplamente discutida, não só pelo que representam em termos de impacto ambiental, mas também porque a sua crescente utilização tem vindo a ser correlacionada com diferentes patologias (prob. hormonais, cancros…), que podem decorrer do consumo de água ou outros produtos alimentares contaminados. A inovação prende-se com a criação de um processo biotecnológico, com desenho de um biorreator que recorre à utilização de uma bactéria capaz de degradar microplásticos - Ideonella sakaiensis. Este microrganismo, através do seu metabolismo, promove a degradação de microplásticos, podendo daí resultar subprodutos também metabolizáveis, ou compostos sem toxicidade, como H2O e CO2.

• MontesDeCor: investigação e comercialização de corantes de origem natural

Criação de novos polos de especialização

Norte

Estudos recentes associam alguns corantes artificiais a casos de alergia, carcinogenicidade, transtorno de défice de atenção e hiperatividade. As antocianinas de origem natural possuem uma coloração atraente, que vai desde o vermelho ao azul, passando pelo roxo. A extração destes compostos a partir de bio-resíduos de Morus nigra L. e Rubus fruticosus L. será otimizada através da aplicação de diferentes metodologias escaláveis a nível industrial. Para além da cor, as antocianinas exibem ainda atividade antioxidante e antimicrobiana, propriedades importantes para o desenvolvimento de alimentos funcionais. Uma vez que o valor comercial de um extrato rico nos compostos maioritários presentes nestes frutos (cianidina-3-Orutinósido/glucósido) ronda os 500 €/kg, o desenvolvimento desta ideia constituirá um incentivo não só à criação de emprego qualificado e científico numa região transfronteiriça, mas também à economia circular.

• LeafCoat - Extratos de plantas e polímeros naturais como revestimento de produtos de fumeiro

Criação de novos polos de especialização

Norte

O fumeiro Transmontano é um produto tradicional de referência para a região, com elevado impacto na economia local. No entanto, é um produto muito suscetível a contaminações microbianas que comprometem a sua qualidade e segurança. Assim, o desenvolvimento de um conservante natural integrado num revestimento que garanta a salubridade destes produtos, impedindo o desenvolvimento de contaminantes, constitui a base da ideia proposta. Como matéria-prima, pretende-se recuperar folhas de árvores nativas da região (castanheiro e amendoeira), cujas folhas possuem elevadas concentrações de compostos bioativos. Este conservante terá, obviamente, um grande potencial de aplicação em produtos típicos de outras regiões sendo, por isso, também muito orientado para mercados externos.

• Construção de um sistema de bombeamento de água abastecido a biomassa

Norte

Tendo em conta a alta disponibilidade de resíduos de madeira provenientes das podas e limpezas de florestas, projeta-se um sistema de bombeamento d’água que utiliza recursos acessíveis e de fácil construção. Este equipamento funciona a gás de madeira, sendo por isso neutro em termos de emissões CO2.