Nested Applications

Descrição e objetivos

A Fundação ”la Caixa” lança a segunda convocatória da iniciativa Promove, destinada à dinamização das regiões portuguesas de fronteira. Para além do concurso destinado a projetos inovadores e estratégicos, esta edição conta também com um concurso de ideias, destinado a jovens estudantes do ensino superior.

• DATAS-CHAVE

Abertura do concurso
    12 de junho de 2019

Fecho do concurso
    31 de julho de 2019

Pré-seleção e avaliação de mérito
    De agosto a setembro de 2019

Apresentação dos projetos ao júri
    Durante o mês de outubro de 2019

Anúncio dos projetos apoiados
    Final do mês de outubro de 2019

• OBJETIVOS

A Fundação ”la Caixa” apresenta uma nova convocatória, aberta a ideias e projetos inovadores, numa perspetiva de valorização económica e sustentável dos recursos, de promoção da fruição turística e do reforço da cooperação científica e tecnológica em áreas prioritárias. São lançados dois concursos independentes, apoiando projetos-piloto e ideias com potencial, que sejam estratégicos para o desenvolvimento das áreas fronteiriças onde se localizam e replicáveis para outras regiões com características semelhantes.

Poderão apresentar-se à convocatória:

• No concurso de projetos-piloto inovadores: empresas, sob qualquer forma jurídica e dimensão, entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional ou outras entidades privadas sem fins lucrativos, individualmente ou em regime de consórcio. Em caso de consórcios, as candidaturas podem incluir entidades da administração central e local e do setor público empresarial, e grupos informais que atuam para o bem comum mas não estão formalmente registados.

• No concurso de ideias com potencial para se tornarem projetos-piloto inovadores: estudantes do ensino superior que, no momento da apresentação da candidatura, se encontrem inscritos nos ciclos de licenciatura, mestrado ou doutoramento em Universidades e Institutos Politécnicos localizados nas áreas geográficas onde decorre o concurso. Cada candidatura deve ter como mentor um(a) docente ou investigador(a) e cada equipa deve ser constituída por 2 a 5 elementos.

• ÁREAS GEOGRÁFICAS

A presente Iniciativa está aberta a entidades que pretendam desenvolver projetos apoiados que estejam localizados nas áreas geográficas seguintes:

• Municípios das NUTS III Alto Tâmega e Terras de Trás-os-Montes e ainda os municípios de Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo e Vila Nova de Foz Côa da NUTS III Douro.

• Municípios das NUTS III Beiras e Serra da Estrela, e Beira Baixa.

• Municípios das NUTS III Alto Alentejo e Baixo Alentejo e ainda os municípios de Alandroal, Borba, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz e Vila Viçosa da NUTS III Alentejo Central.

Descarregar o mapa das áreas geográficas (PDF, 1,86 MB)

Projetos e apoios

• SELEÇÃO DE PROJETOS

A Iniciativa apoiará projetos nos seguintes domínios temáticos:

• Prevenção de riscos naturais e reforço das capacidades de adaptação às alterações climáticas, e gestão eficiente dos recursos, nomeadamente em ecossistemas transfronteiriços.

• Criação ou consolidação de novos polos de especialização que contribuam para atrair recursos humanos qualificados e investimentos empresariais orientados para mercados externos, em torno de projetos empresariais focados na inserção em cadeias de valor internacionais, através de redes de clientes e de fornecedores.

• Valorização do capital simbólico e da capacidade de reconhecimento internacional no que se refere à valia ambiental, paisagística e patrimonial dos territórios, contribuindo para a atração de turistas e de novos residentes.

• AJUDAS

A. Concurso de projetos-piloto inovadores:

Os apoios são concedidos sob a forma de subsídio ao investimento, e a taxa de apoio varia entre os 50% e os 75%, sendo o apoio máximo de 150 mil euros por projeto.

Podem ser objeto de apoio as seguintes categorias de investimento:

• Projetos de arquitetura, urbanismo e de engenharia.

• Atividades de I&D.

• Conceção, montagem e teste de sistemas de monitorização.

• Experimentação/teste de tecnologias para soluções inovadoras.

• Ações de formação.

• Organização de iniciativas culturais e artísticas de âmbito internacional.

• Ações de promoção externa.

Serão valorizados na fase apreciação de mérito os projetos transfronteiriços e os projetos colaborativos (consórcios ou redes) que envolvam entidades de natureza jurídica distinta e com domínios de intervenção complementares.

Os projetos poderão ter a duração máxima de três anos.

B. Concurso de ideias com potencial para se tornarem projetos-piloto inovadores:

Os apoios são realizados sob a forma de prémios, num máximo de nove prémios para o conjunto das áreas geográficas consideradas elegíveis e de três por área geográfica.

O prémio a atribuir a cada ideia vencedora é de 5.000€. O seu pagamento será efetuado no prazo de 6 meses e após a entrega de um plano de pré-viabilidade de transformação da ideia em projeto.

São valorizadas na fase de apreciação de mérito as ideias colaborativas que envolvam estudantes do ensino superior matriculados em cursos diferentes.

Processo de candidatura

• PROCESSO DE CANDIDATURA

Apresente o seu projeto e documentação adicional entre 12 de junho de 2019 e 31 de julho de 2019, entrando na área privada para apresentação de candidaturas aos programas da Fundação ”la Caixa”. Portal do concurso
    Na primeira vez que entrar nesta área, terá de se registar para obter um nome de utilizador e uma palavra-passe, escolhendo se pretende registar uma entidade (para o concurso de projetos) ou uma pessoa singular (o líder de equipa para o concurso de ideias).

Quando estiver registado, procure a secção Consultar concursos abertos, selecione o programa Promove. Regiões Fronteiriças 2019 e preencha o formulário de candidatura online.

Não serão aceites candidaturas incompletas, que sejam entregues em papel ou que sejam apresentados por qualquer outro meio ou fora do prazo.

• CONTACTO PARA ESCLARECIMENTOS

Caso persistam dúvidas quanto ao regulamento do concurso ou ao preenchimento do formulário, solicitamos que as coloque através do email promove@fundacionlacaixa.org ou através do número gratuito 800 500 805 (horário de funcionamento: segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 12h30 e das 14h30 às 17h)

Processo de seleção

• PROCESSO DE SELEÇÃO

O processo de avaliação e seleção dos projetos e das ideias está divido em três fases.

1. Exame de critérios de elegibilidade, onde se procura verificar o cumprimento dos critérios das Bases do Concurso.

2. Apreciação de mérito (para uma apresentação mais detalhada dos critérios para ambos os concursos, consulte as bases da convocatória).

3. Decisão do júri, que avalia as melhores candidaturas e delibera com total independência e de forma soberana. Esta fase pode incluir reuniões de apresentação e discussão dos projetos com os proponentes.
      O Júri é composto por seis elementos: um Presidente, em representação da Fundação La Caixa, um vice-presidente, em representação do BPI, e quatro personalidades de reconhecida idoneidade intelectual e credibilidade científica e/ou empresarial.

Os critérios para apreciação de mérito (fase 2) variam consoante o concurso em causa.

A. Concurso de projetos-piloto inovadores:

• Qualidade do projeto, onde se considera o programa de execução, os objetivos e resultados previstos.

• Efeitos do projeto no território, nomeadamente o seu contributo económico e social e o potencial de replicabilidade. Valoriza-se, ainda, a relevância regional do projeto e a capacidade de mobilizar recursos locais.

• Sustentabilidade económica e financeira do projeto, analisando as condições de viabilidade para além da fase inicial.

• Qualidade da ideia, onde se considera o potencial de execução, os objetivos e resultados previstos.

• Grau de inovação, nomeadamente a criatividade e a capacidade de demonstrar a utilização de novas metodologias, processos ou procedimentos.

• Capacidade de mobilizar o território, analisando o potencial do contributo económico e social e de replicabilidade da ideia. Considera-se a relevância regional do projeto e a capacidade de mobilizar ou preservar recursos naturais e culturais locais e a focalização em soluções inovadoras para problemas estruturais da região.