III Edição do Curso de Gestão da Ciência

Contribuímos para melhorar a qualidade da gestão e da coordenação das investigações levadas a cabo em países africanos lusófonos (PALOP).

• O QUE FAZEMOS

A investigação na área da saúde em África teve um crescente apoio internacional nas últimas décadas. Contudo, as instituições de investigação enfrentam grandes dificuldades para desenvolver boas práticas no âmbito da gestão, organização e planeamento, essenciais para garantir a sustentabilidade dessas investigações.

Por este motivo, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação ”la Caixa”, com o apoio do Centro de Investigação em Saúde da Manhiça-Moçambique e do Institut de Salut Global de Barcelona (ISGlobal), lançaram a III Edição do Curso de Gestão da Ciência.

• OBJETIVO GERAL

Contribuir para a melhoraria da qualidade da gestão e da coordenação das investigações levadas a cabo em países africanos lusófonos (PALOP), proporcionando aos participantes uma formação especializada na gestão de uma investigação e em liderança para contextos de países em vias de desenvolvimento.

• OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Desenvolver competências de liderança e de gestão em ciência e tecnologia, inovação e transferência do conhecimento, tendo em conta tendências ou realidades da investigação na saúde global.

2. Desenvolver capacidades de planeamento estratégico, em especial tendo em conta as dinâmicas de financiamento global.

3. Analisar os diferentes modelos de comportamento organizacional e promover a responsabilidade, transparência e comunicação eficiente entre os sócios da investigação.

4. Identificar os desafios internos que limitam a apresentação de propostas a subsídios e que afetam a produção científica.

• A QUEM SE DIRIGE

Investigadores e/ou gestores de instituições de investigação, públicas ou privadas, na área da saúde, em particular diretores científicos, coordenadores e gestores de programas de países africanos lusófonos (PALOP).

30 participantes nas duas primeiras edições

• DATAS-CHAVES

De 8 a 19 de fevereiro de 2021. Este será levado a cabo em duas semanas consecutivas:

• De 8 a 13 de fevereiro em Lisboa.

• De 15 a 19 de fevereiro no CosmoCaixa Barcelona.

• MAIS INFORMAÇÕES