II Edição do Curso de Gestão da Ciência

Contribuímos para melhorar a qualidade da gestão e da coordenação das investigações levadas a cabo em países africanos lusófonos (PALOP).

Inscrever-me
  • O QUE FAZEMOS

Nas últimas décadas, a investigação na área da saúde em África teve um crescente apoio internacional. Contudo, as instituições de investigação enfrentam grandes dificuldades para desenvolver boas práticas no âmbito da gestão, organização e planeamento, essenciais para garantir a sustentabilidade dessas investigações.

Com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da gestão e da coordenação das investigações levadas a cabo nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), a Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação ”la Caixa”, com o apoio do Centro de Investigação em Saúde da Manhiça-Moçambique e do Institut de Salut Global de Barcelona (ISGlobal), lançaram a II Edição do Curso de Gestão da Ciência.

• A NOSSA MISSÃO

O objetivo do Curso de Gestão da Ciência é proporcionar aos participantes uma formação especializada na gestão de uma investigação e em liderança para contextos de países em vias de desenvolvimento. Este curso irá abordar questões transversais, fundamentais para o reforço das capacidades científicas das instituições de investigação africanas e para ter sucesso na colaboração internacional em investigação na saúde global. Concretamente, os objetivos específicos são os seguintes:

1. Desenvolver competências de liderança e de gestão em ciência e tecnologia, inovação e transferência do conhecimento, tendo em conta tendências ou realidades da investigação na saúde global.

2. Desenvolver capacidades de planeamento estratégico, em especial tendo em conta as dinâmicas de financiamento global.

3. Analisar os diferentes modelos de comportamento organizacional e promover a responsabilidade, transparência e comunicação eficiente entre os sócios da investigação.

4. Identificar os desafios internos que limitam a apresentação de propostas a subsídios e que afetam a produção científica.

• A QUEM SE DIRIGE

Este curso dirige-se a investigadores e/ou gestores de instituições de investigação, públicas ou privadas, na área da saúde, em particular diretores científicos, coordenadores e gestores de programas de países africanos lusófonos (PALOP).

• DATAS-CHAVES

Abertura do concurso de participantes
    De 11 de fevereiro a 11 de março de 2019.
    O processo de seleção será liderado pelos sócios colaboradores.

Período do curso
    De 20 a 31 de maio de 2019.
    Este será levado a cabo em duas semanas consecutivas:

• De 20 a 24 de maio em Lisboa.

• De 27 a 31 de maio no CosmoCaixa Barcelona.

• MAIS INFORMAÇÕES

Poderá consultar mais informação e inscrever-se em www.gulbenkian.pt.