O programa de bolsas de estudo de emergência destina-se a estudantes em situação de emergência humanitária, refugiados ou estudantes em mobilidade forçada, cujos países de origem atravessam guerras que os impedem de prosseguir a sua formação académica.

• O QUE FAZEMOS

O nosso programa oferece um pacote muito completo de serviços ao Estudante, o qual engloba o processo de candidatura e admissão nas universidades e politécnicos, o transporte para Portugal, as formalidades de acesso ao território nacional, o acolhimento e o acompanhamento do estudante ao longo do ano, bem como naturalmente tomamos a cargo o seu alojamento, alimentação e despesas varias. Este programa resulta de um conjunto de parcerias que envolvem as instituições académicas, os doadores e quaisquer outros apoios públicos ou privados e baseia-se numa abordagem holística que procura facultar ao estudantes não só condições de êxito académico, mas também a sua integração na comunidade local.

• A QUEM SE DIRIGE

Este programa, desenvolvido pela Plataforma global para os Estudantes Sirios, tem apoiado maioritariamente estudantes sírios, embora entretanto tenha evoluído por forma a alargar o seu campo de aplicação e a tornar-se num verdadeiro mecanismo de resposta rápida para o ensino superior nas emergências, podendo apoiar potencialmente qualquer estudante oriundo de um país em conflito ou que tenha sido destruído por um desaatre natural.

As bolsas de estudo criadas com o financiamento da Fundaçao “la Caixa”/BPI destinam-se a apoiar durante dois anos 50 estudantes que pretendam completar os seus mestrados ou concluir um grau académico.

• COMO AJUDAMOS

Através de apoio financeiro, mas também de um acompanhamento de proximidade que permite detectar problemas num estádio precoce e encontrar respostas atempadas para a sua solução. O objectivo prosseguido é naturalmente dar condições ao estudante para que possa ter sucesso académico e completar a sua formação, mas também encontrar um equilíbrio pessoal e de bem-estar, que o faça sentir-se, tanto quanto possível, em casa. Para o efeito, sobretudo no verão, procura-se proporcionar ao estudante um programa complementar de actividades, visando a melhoria de soft skills por exemplo ou através de estágios profissionalizantes.

Findos os estudos e não podendo o estudante regressar necessariamente ao seu país de imediato, a Plataforma procura igualmente assegurar a sua inserção no mercado de trabalho.