Conheça as notícias da Fundação ”la Caixa” em Portugal. Ano 2021

• A utopia provocatória de Nalini Malani invade Serralves

Porto, abril de 2021

Foi no final da década de 1960, numa cena artística indiana dominada por homens, que Nalini Malani emergiu como uma voz provocatória e feminista, igualmente pioneira no trabalho com meios artísticos como o cinema experimental, o vídeo e a instalação. Além de dar voz às mulheres, a artista sempre se destacou como uma artista preocupada com questões sociais, conferindo protagonismo aos marginalizados através de histórias visuais (animações, nomeadamente) que exploram temas como o feminismo, a violência, as tensões raciais e os legados pós-colonialistas.

• De Polo a Polo, uma viagem fotográfica aos últimos paraísos naturais do Planeta

Bragança, 7 de abril de 2021

O Presidente do Município de Bragança, Hernâni Dias, Artur Santos Silva, curador da Fundação ”la Caixa” e Presidente Honorário do BPI e Javier Gómez Vargas, comissário da exposição, inauguraram hoje a exposição De Polo a Polo, uma viagem aos grandes paraísos naturais. A exposição apresenta 52 imagens de grande beleza sobre diversos espaços naturais da Terra, do Ártico à Antártida, com um denominador comum: sensibilizar para a importância de conservar estas áreas únicas do Planeta. A exposição reúne mais de 30 prestigiados fotógrafos de natureza, alguns deles vencedores de prémios como o Wildlife Photographer of the Year e o World Press Photo.

• Portugal, Balanço Social 2020. Um retrato do país e dos efeitos da pandemia

Carcavelos, 3 de março de 2021

A Nova SBE, a Fundação ”la Caixa” e o BPI lançam o relatório "Portugal, Balanço Social 2020 – Um retrato do país e dos efeitos da pandemia", elaborado por Susana Peralta, Bruno P. Carvalho e Mariana Esteves, do Nova SBE Economics for Policy Knowledge Center, no âmbito da Iniciativa para a Equidade Social, um programa plurianual estabelecido entre aquelas instituições. O relatório, a editar anualmente, visa traçar um retrato socioeconómico das famílias portuguesas e, fornecer uma base de informação transversal sobre a situação social no país.

• Prémios BPI Fundação ”la Caixa” com reforço da dotação para €4 milhões destinados a mitigar efeitos sociais da pandemia

Lisboa, 18 de fevereiro de 2021

Começa hoje a edição de 2021 dos Prémios BPI Fundação ”la Caixa”, que este ano contam com um reforço de 250 mil euros, perfazendo uma dotação global de 4 milhões de euros. O objetivo é apoiar um maior número de projetos sociais, num ano de vulnerabilidade acrescida por um contexto pandémico que teima em persistir.

• O programa Incorpora da Fundação ”la Caixa” permitiu, em 2020, a criação de mais de 1300 postos de trabalho em Portugal durante a pandemia

Lisboa, 18 de fevereiro de 2021

Em 2020, o programa Incorpora da Fundação ”la Caixa”, em colaboração com o BPI e o Instituto de Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP, I.P.), permitiu a criação de 1333 postos de trabalho para pessoas em situação de vulnerabilidade, graças à colaboração de 508 empresas em Portugal.