Conheça as notícias da Fundação ”la Caixa” em Portugal. Ano 2020

  • 16 Projetos artísticos com impacto social avançam em todo o país


    Lisboa, 29 de Outubro de 2020

    Nos próximos três anos, os projetos vencedores da primeira edição da iniciativa PARTIS & Art for Change, promovida pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Fundação ”la Caixa”, vão mostrar como as artes podem contribuir para a construção de comunidades mais sustentáveis e coesas.

  • A Fundação ”la Caixa” assina protocolo com a Universidade de Coimbra para apoiar, em colaboração com o BPI, a criação de um Gabinete de Curiosidades no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra


    Coimbra, 21 de Outubro de 2020

    O Presidente Honorário do BPI e Curador da Fundação “la Caixa” em Portugal, Artur Santos Silva, e o Reitor da Universidade Coimbra, Amílcar Falcão, assinaram um protocolo para formalizar o apoio do BPI e da Fundação ”la Caixa” à criação de um Gabinete de Curiosidades no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.

  • Fundação ”la Caixa” e a Fundação para a Ciência e aTecnologia apoiam seis projetos de investigação biomédica em Portugal


    Lisboa, setembro de 2020

    A Fundação ”la Caixa” selecionou seis projetos de centros de investigação biomédica de excelência portugueses no âmbito do Concurso ”Health Research”, que, em Portugal, conta com a colaboração da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT),que se comprometeu a igualar o investimento que a Fundação ”la Caixa” destine a projetos de investigação selecionados em Portugal.

  • Fundação ”la Caixa” e FCT apoiam a investigação científica nas áreas biomédica e social e o desenvolvimento do interior de Portugal


    Lisboa, 17 de junho de 2020

    A Fundação ”la Caixa” e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) assinaram hoje três protocolos que reforçam e estabelecem os termos de uma cooperação permanente entre as duas entidades, em três diferentes áreas de atividade.

  • Fundação ”la Caixa” apoia dois projetos de investigação portugueses para enfrentar o coronavírus


    Lisboa, 20 de maio de 2020

    A Fundação ”la Caixa” destina 1,8 milhões de euros a seis projetos selecionados no concurso express do programa Caixaimpulse COVID-19. Estes projetos pretendem encontrar novas formas de fazer frente à atual pandemia, que levou à tomada de medidas de contenção a nível mundial, com grandes repercussões sanitárias e sociais.

  • Fundação ”la Caixa”, BPI e TEAK Capital doam mais de 400 tablets para facilitar comunicação de doentes e famílias


    Lisboa, 16 de maio de 2020

    A Fundação ”la Caixa” e o BPI, em parceria com a TEAK Capital (holding da Família de Carlos Moreira da Silva), e em articulação com o Ministério da Saúde e as Secretarias Regionais da Saúde dos Açores e da Madeira, doam 418 tablets para facilitar a comunicação entre doentes internados e os seus familiares. A doação destina-se a 260 entidades da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) e das Redes Regionais de Cuidados Continuados Integrados (RRCCI) dos Açores e da Madeira, entre as quais as Misericórdias, a Cruz Vermelha e dezenas de instituições de solidariedade.

  • Fundação ”la Caixa” e BPI doam tablets para facilitar comunicação de doentes e famílias


    Lisboa, 9 de abril de 2020

    A Fundação “la Caixa” e o BPI, em articulação com o Ministério da Saúde, vão oferecer 108 tablets às equipas hospitalares de cuidados paliativos de todo o País, incluindo as Regiões Autónomas, para facilitar a comunicação entre doentes com COVID-19 ou com outras doenças em fase avançada e as suas famílias.

  • A Fundação ”la Caixa” destina 1,5 milhões de euros a projetos de inovação ligados à Covid-19


    Lisboa, 7 de abril de 2020

    Esta aberto o Concurso Express do Programa CaixaImpulse destinado exclusivamente a projetos que encontrem soluções face à emergência sanitária causada pela pandemia do coronavírus.

  • A Fundação ”la Caixa” lança em Portugal o Programa Proinfância para combater a pobreza infantil


    Porto, 11 de março de 2020

    O Proinfância, o Programa da Fundação ”la Caixa” que tem por objetivo combater a pobreza infantil e a exclusão social, é lançado em Portugal, em colaboração com o BPI.

  • Cerca de 700 alunos e familiares assistem no Teatro Municipal de Portimão ao espetáculo Acaba a Sopa!, organizado pela Fundação ”la Caixa” e pelo BPI


    Portimão, 14 de fevereiro de 2020

    Os concertos escolares organizados pela Fundação ”la Caixa” e pelo BPI têm como objetivo aproximar o público infantojuvenil do mundo da música, mediante produções especialmente desenhadas para que os alunos possam desfrutar de espetáculos repletos de música, magia e diversão. Um âmbito de atuação promovido pela Fundação ”la Caixa” desde há anos, através de diversas iniciativas pedagógicas por toda a Espanha e, agora, por Portugal também.

  • Gulbenkian e Fundação ”la Caixa” em iniciativa conjunta de apoio à inclusão social pelas artes


    Lisboa, 24 de janeiro de 2020

    A Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação ”la Caixa” lançam este ano uma iniciativa conjunta designada como PARTIS & Art for Change que prevê o financiamento de projetos artísticos para a inclusão social em Portugal.