Conheça as notícias da Fundação ”la Caixa” em Portugal. Ano 2019

  • 200 cantores amadores interpretam na Casa da Música O Messias participativo da Fundação ”la Caixa” e do BPI


    Porto, 2 de dezembro de 2019

    Há 24 anos impulsionados pela Fundação ”la Caixa”, os concertos participativos oferecem aos fãs da música a oportunidade de participar num importante projeto pedagógico e musical. Fazem-no em conjunto com músicos e artistas profissionais de reconhecido prestígio e com uma das obras mais emblemáticas e significativas do repertório de todos os tempos: O Messias de Händel. Na Casa da Música, no Porto, trata-se da segunda edição do concerto.

  • Programa Incorpora da Fundação ”la Caixa” facilitou mais de 1000 postos de trabalho a pessoas em situação de vulnerabilidade em Portugal


    Lisboa, 27 de novembro de 2019

    O programa Incorpora da Fundação ”la Caixa”, que se iniciou em Portugal com o objetivo de fomentar o emprego entre pessoas em situação de vulnerabilidade, já conseguiu facilitar 1056 postos de trabalho, de um total de 4184 pessoas atendidas, em colaboração com 436 empresas.

  • Fundação ”la Caixa” atribui mais de 3 milhões de euros a projetos de investigação em Portugal


    Lisboa, 16 de setembro de 2019

    Numa cerimónia que decorreu hoje em Barcelona, a Fundação ”la Caixa” anunciou os vencedores do programa CaixaImpulse e do concurso de 2019 do programa Health Research e oficializou o financiamento aos bolseiros do Programa Junior Leader, destinando um total de 3,2 milhões de euros para a investigação científica em saúde em Portugal. O programa Health Research realiza-se em colaboração com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), no âmbito da Iniciativa Ibérica de Investigação e Inovação Biomédica, i4b. Na cerimónia esteve presente Helena Pereira, presidente da FCT.

  • Terra de Sonhos. Cristina García Rodero


    Largo do Toural, Guimarães, 30 de julho de 2019

    Exposição organizada pela Fundação ”la Caixa”, em colaboração com o BPI, a Fundação Vicente Ferrer e a Câmara Municipal de Guimarães. Fotografias e curadoria: Cristina García Rodero. Assessor: Josep Giralt.

  • BPI e Fundação ”la Caixa” apoiam Festival Internacional de Música de Marvão


    Marvão, 19 de julho de 2019

    O BPI e a Fundação ”la Caixa” apoiam a 6.ª edição do Festival Internacional de Música de Marvão, que terá lugar de 19 a 28 de julho. A iniciativa conta com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

  • Fundação ”la Caixa” lança novos programas para combater a pobreza infantil e promover o envelhecimento ativo em Portugal


    Lisboa, 27 de junho de 2019

    O segundo ano da atividade da Fundação ”la Caixa” em Portugal será marcado por um aumento de 83% do investimento da entidade em Portugal, passando de uma dotação de 12 milhões de euros em 2018 para um orçamento global de 20 milhões de euros para 2019. Esta verba contribuirá para intensificar a sua ação social, em conjunto com o BPI, com o lançamento de novos programas de luta contra a pobreza infantil e em áreas prioritárias de atuação como o envelhecimento ativo e saudável.

  • Fundação ”la Caixa”, BPI e Nova SBE criam Iniciativa para a Equidade Social


    Lisboa, 23 de maio de 2019

    A Fundação ”la Caixa”, o BPI e a Nova School of Business & Economics (Nova SBE) lançam hoje a Iniciativa para a Equidade Social, uma parceria que visa impulsionar o setor social em Portugal com uma visão a longo prazo. A cerimónia de assinatura do protocolo realiza-se hoje às 18h30 na Nova SBE, em Carcavelos, com a presença do Presidente da Fundação ”la Caixa”, Isidro Fainé.

  • Bolsa da Fundação ”la Caixa” e da ordem dos médicos vai aumentar em 20% número de médicos com formação em medicina paliativa


    Lisboa, 6 de maio de 2019

    No âmbito do Programa Humaniza, que tem como objetivo reforçar o apoio integral a pessoas com doenças avançadas, bem como aos seus familiares, a Fundação ”la Caixa” e a Ordem dos Médicos lançam hoje um concurso com vista à atribuição de dez bolsas que permitam a qualificação de médicos com competências em medicina paliativa, na sequência de um protocolo de colaboração assinado em dezembro de 2018. Estas bolsas vão permitir aumentar em 20% o número de médicos com estas competências em Portugal.

  • Cerca de 1.200 alunos assistem em Beja ao espetáculo «O Colecionador de Paisagens», organizado pela Fundação ”la Caixa” e pelo BPI


    Beja, 3 de maio de 2019

    Os concertos escolares organizados pela Fundação ”la Caixa” têm como objetivo aproximar o mundo da música do público infantil e juvenil, mediante produções especialmente concebidas desenhadas para que os alunos possam desfrutar de espetáculos repletos de música, magia e diversão. Um âmbito de atuação que desdehá anos motiva a Fundação ”la Caixa” através de diversas iniciativas pedagógicas que organiza por todo o território espanhol e que agora chega a Portugal.

  • Um total de 689 alunos assistem em Viseu ao espetáculo «O Colecionador de Paisagens», organizado pela Fundação ”la Caixa” e pelo BPI


    Viseu, 18 de março de 2019

    Os concertos escolares organizados pela Fundação ”la Caixa” têm como objetivo aproximar o mundo da música do público infantil e juvenil, mediante produções especialmente desenhadas para que os alunos possam desfrutar de espetáculos repletos de música, magia e diversão. Um âmbito de atuação que desde há anos motiva a Fundação ”la Caixa” através de diversas iniciativas pedagógicas que organiza por todo o território espanhol e que agora chega a Portugal.

  • Fundação ”la Caixa” apoia quatro projetos de movimentos associativos para apoio a pessoas com doenças avançadas e suas famílias


    Lisboa, 16 de março de 2019

    A Fundação ”la Caixa”, através do Programa Humaniza – Apoio Integral a Pessoas com Doenças Avançadas, vai apoiar quatro projetos na sequência do concurso que lançou em outubro de 2018.

  • A Fundação ”la Caixa” e o BPI, em colaboração com a Câmara Municipal de Setúbal, apresentam a exposição “A Floresta”


    Setúbal, 6 de março de 2019

    A Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, o Presidente Honorário do BPI e Curador da Fundação ”la Caixa”, Artur Santos Silva, e o membro da Comissão Executiva do BPI José Pena Amaral, apresentaram hoje em Setúbal a exposição “A Floresta”.

  • A Fundação ”la Caixa” e o BPI, em colaboração com a Câmara Municipal de Castelo Branco, apresentam a exposição “A Floresta”


    Castelo Branco, 24 de janeiro de 2019

    O Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Luís Correia, e o Presidente Honorário do BPI e Curador da Fundação ”la Caixa”, Artur Santos Silva, apresentaram hoje em Castelo Branco a exposição “A Floresta”.

  • Concurso de Apoio à Arte Contemporânea da Fundação ”la Caixa” seleciona três projetos portugueses


    Lisboa, 17 de janeiro de 2019

    A Fundação ”la Caixa” anunciou os 11 projetos selecionados pelo Concurso Apoio à Criação – Coleção de Arte Contemporânea da Fundação ”la Caixa”. No total, foram apresentados 302 projetos, 45 de Portugal.

  • Fundação ”la Caixa” e Universidade do Porto assinam acordo de colaboração para a realização de projetos no Museu de História Natural e Ciência


    Porto, 3 de janeiro de 2019

    No âmbito dos programas de fomento da investigação e do conhecimento cultural e científicos que realiza, a Fundação ”la Caixa” assina hoje um acordo de colaboração com a Universidade do Porto, atribuindo 100 mil euros para a realização de projetos no Museu de História Natural e Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP).