Bolsas de Pós-doutoramento da Fundação ”la Caixa” - MIT Aging Brain Initiative

Descrição do programa

Todos temos o desejo de poder fazer algo para mudar o curso das doenças que hoje em dia não têm cura e dispõem de opções de tratamento limitadas, mas as oportunidades potencialmente transformadoras para fazê-lo são escassas. Os recentes desenvolvimentos tecnológicos e as abordagens de investigação inovadoras do MIT estão a criar novas formas de combater os distúrbios neurodegenerativos, como a doença de Alzheimer, além de oferecerem novas estratégias para promover o envelhecimento cerebral saudável.

O MIT e a Fundação ”la Caixa” unem-se com o objetivo de progredirem nesta tarefa para ajudarem milhões de pessoas em todo o mundo. Ao apoiar a investigação, a educação e as tecnologias inovadoras desenvolvidas na Aging Brain Initiative (ABI) do MIT, através destas bolsas de pós-doutoramento, temos a capacidade de ajudar a revolucionar o tratamento das doenças neurodegenerativas e melhorar a qualidade de vida.

A Fundação ”la Caixa” oferece três bolsas de pós-doutoramento de até três anos nos laboratórios da Aging Brain Initiative do MIT para os investigadores doutorados mais talentosos. Será dada preferência a doutorados de instituições em Espanha ou em Portugal ** que possuam um histórico de excelência académica sólido, uma investigação de doutoramento que se destaque, uma produtividade científica comprovada e evidências de potencial de carreira em investigação.

** Excecionalmente serão considerados doutorados de outras instituições europeias.

• A Aging Brain Initiative reúne membros da faculdade do MIT que representam a experiência, o conhecimento e os recursos técnicos de toda a universidade para resolver os mistérios do envelhecimento cerebral. Abrange a neurociência, a biologia fundamental, a genética, a medicina de investigação, a engenharia e a informática, a economia, a química, o planeamento urbano e a inteligência artificial para permitir uma abordagem integral. O seu objetivo é desenvolver investigações fundamentais que possibilitem novas ferramentas para enfrentar os desafios do envelhecimento cerebral e criar um futuro melhor para milhões de famílias nas gerações futuras.

Mais informações no site da Aging Brain Initiative

• O apoio aos bolseiros de pós-doutoramento é uma das necessidades com maior destaque do MIT e essencial para o sucesso contínuo da Aging Brain Initiative. Os bolseiros de pós-doutoramento são a força de trabalho inegável de um laboratório e o apoio para estes postos torna-se particularmente crítico nos anos posteriores ao doutoramento, quando os investigadores têm mais experiência, mas quando se torna mais difícil obter financiamento.

• As bolsas de pós-doutoramento da Fundação ”la Caixa” - MIT’S Aging Brain Initiative apoiam os bolseiros com:

- Salário bruto (65.000USD por ano).

- Seguro de saúde e outros benefícios.

- Apoios para a investigação.

- Coberturas de licença de maternidade e férias.

Os bolseiros receberão o espaço, os recursos e o apoio necessários para concretizarem os seus próprios programas e realizarem uma agenda de investigação independente dentro da Aging Brain Initiative. Os bolseiros também terão acesso a programas de orientação e desenvolvimento profissional, organizados pelo Instituto Picower para a Aprendizagem e a Memória, que os ajudarão a iniciar as suas carreiras enquanto cientistas independentes.

• Os candidatos devem apresentar:

- O apoio e a nomeação de um mentor do MIT-ABI.

- Uma proposta de investigação de duas ou três páginas para a Coordenadora do Programa do Instituto Picower, Sra. Abby Reynolds, areynol2@mit.edu para a sua revisão pelo Diretor Estratégico da Aging Brain Initiative do MIT, Dr. E. Niederst e um membro da faculdade do MIT. A proposta deve incluir uma breve justificação do projeto, uma exposição e os métodos de investigação que serão utilizados durante o período de três anos.

- NIH biosketch (Institutos Nacionais de Saúde dos E.U.A.) ou curriculum vitae equivalente, que especifique os principais feitos da investigação a nível individual.

• - Candidatos de qualquer nacionalidade.

- Será dada preferência aos melhores candidatos que tenham realizado um doutoramento num centro de investigação espanhol ou português, nas disciplinas de ciências biológicas, bioengenharia, química, física ou ciência da computação. Excecionalmente serão considerados doutorados de outras instituições europeias.

- Os candidatos devem ter concluído o PhD nos últimos cinco anos antes do início da bolsa.

• Após a revisão dos professores e do diretor estratégico, o Diretor da Aging Brain Initiative realizará um processo de revisão final. O Diretor garantirá que apenas as propostas com uma qualidade excecional sejam aprovadas.

O período de candidaturas terá início assim que o programa inicie e continuará durante três meses. Se não receberem candidaturas com a qualificação necessária, serão aceites mais pedidos, de forma contínua, até que as bolsas sejam concedidas. Uma vez aprovado, o bolseiro apresentará relatórios de acompanhamento ao Diretor Estratégico da ABI e à Fundação ”la Caixa” uma vez por ano. Os bolseiros serão convidados a participar em atividades do departamento, laboratório e centro, incluindo reuniões de laboratório, orientações individuais, séries de seminários, nas atividades de orientação profissional e na programação académica do instituto.

• - Os candidatos devem entrar em contacto com um investigador principal (P.I.) da Aging Brain Initiative (membro principal ou colaborador) com quem pretendam realizar a sua investigação. A candidatura deve incluir uma descrição do seu interesse no trabalho do laboratório e como a sua contribuição pode ser útil, juntamente com um curriculum vitae formal que descreva a sua experiência de investigação e os resultados.

- O P.I. potencial irá rever a candidatura e os candidatos com qualificações que se destaquem serão contactados para uma revisão adicional. Os principais candidatos podem ser convidados ao MIT para apresentarem o seu trabalho e ficarem a conhecer pessoalmente o laboratório. Serão solicitadas referências.

- Assim que o P.I. confirmar o interesse num determinado candidato, ambos trabalharão em conjunto para preparar e apresentar os documentos solicitados para o processo de seleção do programa.

- Para mais informações, consulte o site: https://picower.mit.edu/about/aging-brain-initiative

• Abertura do concurso: março de 2020

Data limite para os pedidos: 15 de maio de 2020. Se não forem recebidos suficientes pedidos de alta qualidade, antes da primeira data limite, aceitar-se-ão pedidos adicionais de forma contínua, até se atribuírem as bolsas.

Informação de resultados: à medida que se concedam as bolsas.

Início da bolsa: a partir da primavera de 2020.

Os bolseiros devem preencher um relatório sobre as suas atividades e progresso todos os anos e no final do período da bolsa.