Visualizador de Conteúdo Web
Nested Applications

Descrição do programa

Mostrar texto Ocultar texto
Visualizador de Conteúdo Web
  • O QUE FAZEMOS

    Em 2019, a Fundação ”la Caixa”, o BPI e a Nova School of Business & Economics (Nova SBE) juntaram-se para lançar a Iniciativa para a Equidade Social, uma parceria que visa apoiar o desenvolvimento do sector social em Portugal numa perspectiva de longo prazo, traçando o seu retrato e desenvolvendo programas de investigação e capacitação para apoiar organizações sociais.

    No total, a iniciativa envolve a criação de sete projetos e duas cátedras dedicados ao setor social, complementando a intervenção da Fundação ”la Caixa” e do BPI neste setor em Portugal.

    Nesta parceria estão envolvidos 4 Centros de Conhecimento da Nova SBE, que lideram a execução dos projetos.

  • OBJETIVOS

    Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) endereçados por esta iniciativa são:

    1. 9 – Industry, Innovation and Infrastructure.

    2. 10 – Reduced Inequalities.

    3. 17 – Partnership for the Goals.

Projetos

Mostrar texto Ocultar texto
Visualizador de Conteúdo Web

Os projetos a desenvolver no âmbito desta parceria incluem:

Visualizador de Conteúdo Web
  • Balanço Social do País

    Direção Académica: Prof. Susana Peralta.

    O objetivo deste projeto é promover o conhecimento e discussão pública através de um relatório público e anual sobre o Estado Social de Portugal. O relatório fará um retrato socioeconómico das famílias portuguesas, com ênfase nas situações de privação e exclusão e, quando possível, no acesso às respostas sociais existentes em Portugal.

  • Base de Dados sobre o Setor Social em Portugal

    Gestão de projeto: Bruna Riboldi.
    Direção Académica: Leid Zejnilovic.

    O setor social representa um setor importante da economia portuguesa. No entanto, as poucas fontes de dados disponíveis fornecem informação insuficiente e desconectada, baixo nível de interação e fraca visualização de dados. O objetivo do projeto é criar uma base de dados integrada para as diversas organizações do setor social, que esteja à disposição da sociedade portuguesa.

  • Formação executiva para líderes de organizações sociais

    Direção Académica: Miguel Alves Martins.

    Pretende-se criar uma nova formação de executivos intensiva sobre liderança de organizações sociais que capacite profissionais de gestão, dirigentes e membros dos órgãos sociais de organizações sociais, fomentando assim a profissionalização e a credibilidade do setor.

  • Programa Social Leapfrog

    Gestão de projeto: Joana Castro e Costa.

    Programa de capacitação pioneiro que pretende fazer o diagnóstico e acompanhamento de instituições do setor social em diferentes áreas da gestão, envolvendo a comunidade da Nova SBE (alunos, alumni, professores e parceiros) ao longo de 3 anos. O programa inclui a elaboração de um plano customizado por organização e tem por objetivo ajudar as organizações a “dar o salto” a nível de impacto e sustentabilidade.

    Mais informações sobre Programa Social Leapfrog

  • Fintech Initiative

    Direção Académica: Miguel Ferreira.

    Desenvolvimento de projetos de investigação e ensino na área de Fintech mobilizando a utilização de tecnologia e informação na indústria financeira para a a melhoria da eficiência dos sistemas de pagamento, depósitos e crédito a empresas/particulares e gestão de ativos. Esta iniciativa publicará um relatório anual público sobre a indústria de Fintech na Ibéria.

  • Data for Change

    Gestão de projeto: Bruna Riboldi.
    Direção Académica: Leid Zejnilovic.

    Este projeto endereçará anualmente um problema social que possa ser analisado e solucionado através da Ciência dos Dados (Data Science). Os desafios poderão ser nas mais diferentes áreas de impacto social, como é o caso da Saúde, do Emprego, do Ambiente ou da Educação. No primeiro ano do projeto a organização selecionada foi a APDP – Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal, com o objetivo de caracterizar perfis de risco de desenvolvimento de nefropatia na população diabética.

Cátedras

Mostrar texto Ocultar texto
Visualizador de Conteúdo Web

A parceria inclui ainda a atribuição de duas cátedras a docentes:

Visualizador de Conteúdo Web
  • Cátedra BPI | Fundação ”la Caixa” em Responsible Finance

    Reconhecimento do Professor Miguel Ferreira que desenvolverá projetos de investigação e ensino na área de responsible finance e sustainable finance. Esta área analisa a contribuição das finanças e do sistema financeiro para um desenvolvimento sustentável da sociedade, incluindo tópicos como “stakeholders e criação de valor”, “o efeito do corporate governance no investimento de longo prazo” e “investimento socialmente responsável”.

  • Cátedra BPI | Fundação ”la Caixa” em Impact Intelligence

    Reconhecimento de um docente altamente credenciado que desenvolverá projetos de investigação e ensino na área de impact intelligence, nomeadamente, na avaliação e reporting de impacto e ainda o estudo de boas práticas no setor social, contribuindo assim para uma maior transparência e credibilidade do terceiro setor.