Concurso de Investigação Social

Nova data limite
para apresentação de propostas
1 de junho de 2020

A prorrogação do prazo de apresentação de propostas não afeta os requisitos de elegibilidade descritos nas bases (datas das publicações e de obtenção do doutoramento).

Apresente a sua candidatura

A Fundação ”la Caixa” lança um concurso para financiar projetos de investigação com enfoque em temas sociais que se destaquem pela sua excelência e caráter inovador.

• O QUE FAZEMOS

As propostas a apresentar deverão basear-se em metodologias quantitativas e ter como objetivo gerar conhecimento que ajude à compreensão dos desafios sociais mais relevantes da atualidade.

A apresentação das propostas realizar-se-á em duas fases:

• Primeira fase: de 27 de abril a 1 de junho de 2020

• Segunda fase: julho - setembro de 2020

• OBJETIVOS

• O presente Concurso destina-se a apoiar projetos de investigação social baseados em dados quantitativos que se destaquem pela sua excelência e que, através de uma abordagem original e inovadora, gerem informação robusta e sólida que permita compreender, de forma aprofundada, os desafios sociais presentes e futuros de Espanha e/ou Portugal.

• Os projectos devem fundamentar-se em investigações baseadas em dados, utilizando métodos quantitativos, e devem centrar-se em Espanha e/ou em Portugal (ou, em caso contrário, devem poder ser replicáveis nestes países).

• APOIOS

O orçamento total do Concurso é de 1,5 milhões €. Este valor será aplicado no financiamento de projectos com uma duração máxima de 24 meses, até um valor máximo de 100.000 € por projeto.

• A QUEM SE DESTINA

O Concurso destina-se a investigadores no ativo que possam demonstrar um trajeto científico independente e comprovar produção científica recente. Neste quadro, os candidatos devem cumprir os seguintes requisitos:

• Ter um artigo publicado em revistas do primeiro quartil (Q1) de acordo com a classificação do Scimago Journal Rank (SJR) da Scopus ou do Journal Citations Report (JCR) do Web of Science. Para este último, serão apenas considerados os índices Social Science Citation Index (SSCI) e Science Citation Index Expanded (SCIE).

• Os candidatos devem ter um doutorado concedido mais de 2 anos antes do prazo final especificado nas bases (ou seja, antes de 20 de maio de 2018).

O Concurso está aberto a investigadores de todas as nacionalidades que realizem a sua investigação em instituição de investigação sem fins lucrativos, nomeadamente universidades e centros de investigação públicos e privados com sede em Espanha ou Portugal.

• DATAS PRINCIPAIS

PROPOSTAS RESUMO

Abertura do Concurso (primeira fase)
    27 de abril de 2020

Data limite para apresentação de propostas
    1 de junho de 2020, às 14:00 h CET

Pré-seleção
    entre junho e julho de 2020

PROPOSTAS COMPLETAS

Abertura da segunda fase
    julho de 2020

Data limite para a apresentação
    15 de setembro de 2020, às 14:00 h CET

Pré-seleção
    entre setembro e outubro de 2020

Comissão de seleção presencial em Barcelona
    19 e 20 de novembro de 2020

Notificação da resolução
    30 de novembro de 2020

• APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS

• A apresentação de propostas está estruturada de acordo com um processo gradual composto por duas etapas. Os candidatos deverão apresentar uma proposta-resumo de, no máximo, três páginas que descreva a ideia do projeto de investigação e o desafio ou os desafios sociais abordados, destacando os aspetos originais e inovadores.

• Os candidatos cujas propostas resumo sejam pré-selecionadas passarão à fase seguinte e serão convidados a enviar uma proposta completa de, no máximo, 15 páginas que contenha informação detalhada sobre o projeto e a metodologia utilizada. Deverão ainda apresentar credenciais e experiência que comprovem a sua competência para realizar a investigação proposta.

• Tanto as propostas como a documentação exigida deverão ser redigidas em inglês. A informação sobre o Concurso está exclusivamente disponível em inglês.

• CONTACTO

Para solicitar informação adicional ou esclarecer quasiquer dúvidas, deverá enviar um email para: socialresearch@fundaciolacaixa.org