Descrição e bases

Mostrar texto Ocultar texto
As quatro fundações privadas independentes Fundação ”la Caixa” (Espanha), Wellcome (RU), Fundação Volkswagen (Alemanha) e a Fundação Novo Nordisk (Dinamarca) iniciaram conjuntamente este concurso mundial de investigação interdisciplinar sobre "Mobilidade - Medicina Global e Investigação em Saúde".
  • DADOS-CHAVES

    Abertura das candidaturas
    20 de janeiro de 2020

    Prazo de entrega da primeira fase das candidaturas
    30 de abril de 2020 às 14h00 CET
    Atendendo à situação de crise do coronavírus, é alargado o prazo para apresentação de projetos.

    Anúncio de resolução para a primeira fase de candidatura
    Outubro de 2020

  • OBJETIVOS

    O objetivo deste concurso é promover uma investigação multidisciplinar sobre como a mobilidade global influencia a saúde em geral, vários determinantes da saúde e o bem-estar das populações locais e móveis, e como os efeitos da mobilidade poderiam ser abordados de forma sustentável. Além disso, propostas que desafiem os dogmas atuais na medicina global e na investigação em saúde são bem-vindas.

    Neste concurso queremos apoiar a investigação que beneficie as áreas da Medicina Global e Investigação em Saúde de forma sustentável, criando valor acrescentado para além do período de financiamento. Pretendemos financiar projetos que sejam altamente originais e inovadores, e que tratem de áreas de investigação pouco estudadas e subfinanciadas.

    Queremos financiar investigação que permita aos cientistas e académicos dos chamados Países com Elevados Rendimentos (PER) e Países de Rendimento Médio Inferior (PRMI) trabalhar em conjunto ao mesmo nível e em que todas as partes beneficiem do esforço conjunto de investigação. O compromisso de investigadores em início de carreira é altamente desejável.

  • CAMPOS DE INVESTIGAÇÃO

    O tema geral de investigação deste concurso é a Mobilidade - Medicina Global e Investigação em Saúde com enfoque na rutura dos preconceitos estabelecidos dentro da medicina e sistemas de saúde globais/transfronteiriços.

    O tema central Mobilidade visa a investigação sobre as questões relacionadas com a mobilidade das pessoas (migrantes, refugiados, turistas, trabalhadores (não) documentados, etc.), os seus efeitos e repercussões, e vários aspetos da mobilidade das populações.

  • BOLSAS

    Há duas fases de financiamento no processo de candidatura. Os candidatos selecionados para a 1ª fase serão convidados a prosseguir para a 2ª fase de candidatura.

     

    Serão concedidas até 15 bolsas preparatórias ilimitadas de 50 000 euros por um período de 10 meses aos candidatos selecionados para a 1ª fase, que serão convidados a formar consórcios, a conceber o projeto final e a apresentar uma proposta de projeto completa para a 2ª fase até 1 de Junho de 2021.

    Está disponível um capital total de 9 milhões de euros para bolsas de até 1,5 milhões de euros por projeto, para 4-6 projetos de 3-5 anos de duração. Cada bolsa será financiada por uma fundação com base no país onde se encontra o candidato principal. Cada fundação concederá independentemente uma ou duas bolsas.

  • ELEGIBILIDADE

    Uma candidatura qualificada deve cumprir os seguintes requisitos:

    • A formação científica dos membros da equipa que participam no projeto não é restrita e deve ser baseada nas necessidades dos projetos. A colaboração interdisciplinar, por exemplo, entre ciências da vida e ciências sociais é encorajada.

    • O consórcio deve ser composto por um candidato principal e 2 a 4 co-candidatos.

    • O número de parceiros nos PRMI deve corresponder (ou exceder) os dos PER, o que significa que no mínimo dois parceiros devem ser de instituições de investigação localizadas nos PRMI. Se o consórcio incluir apenas dois co-candidatos de PRMIs, estes devem ser de dois países diferentes.

    • O candidato principal deve ser um investigador estabelecido dentro do seu campo de investigação.

    • O candidato principal deve ser de uma instituição de investigação da Dinamarca, Alemanha, Espanha, Portugal ou Reino Unido.

    • Os co-candidatos podem ser investigadores em diferentes estágios da carreira académica, porém um estudante de doutoramento não pode ser um co-candidato.

    • Uma parte significativa da investigação deve ser realizada localmente nos PRMIs e incluir uma estreita colaboração com as comunidades locais, partes interessadas e outros atores relevantes.

    • ONGs e/ou NPOs (organizações sem fins lucrativos) podem ser colaboradores nos projetos e devem ser subcontratadas por uma instituição de investigação.

  • CONTACTOS

    Perguntas e respostas

    E-mail: : globalhealth@fundaciolacaixa.org

Processo de candidatura

Mostrar texto Ocultar texto
  • PROCESSO DE CANDIDATURA

    O pedido deve ser preenchido em inglês e enviado usando o sistema online de pedido e gestão de bolsas da Fundação Novo Nordisk, NORMA, que pode ser consultado no site https://norma.novonordiskfonden.dk

    É importante ler atentamente as informações e diretrizes para os candidatos antes de iniciar o processo de inscrição, pois as diretrizes contêm o texto completo do concurso, bem como instruções sobre o preenchimento da candidatura.