• Abertura da nova plataforma on-line para submeter as candidaturas

Vá para a plataforma
  • Tem questões relativas ao concurso?

Serão realizadas sessões informativas presenciais em várias cidades
    de Portugal e Espanha.
    Informe-se mais abaixo nesta página.
    Pretende receber mais informações sobre o nosso concurso?

INFORMAR-ME

Descrição e bases

A Fundação ”la Caixa” abre a terceira edição do Concurso de Apoio a Projetos de Investigação em Saúde.

• DADOS-CHAVES

Abertura do Concurso
    21 de outubro de 2019, 14h00 CET

Abertura da nova plataforma online para o registo de utilizadores
    9 de dezembro de 2019, 14h00 CET

Abertura da nova plataforma online para enviar as candidaturas
    8 de janeiro de 2020, 14h00 CET

Encerramento do Concurso
    12 de fevereiro de 2020, 14h00 CET

Pré-seleção para verificação remota por peritos (análise pelos pares (peer review))
    De fevereiro a junho de 2020

Avaliação presencial por comissões de peritos
    9 e 10 de julho de 2020, em Barcelona

Anúncio das decisões
    Fim de julho de 2020

Execução dos projetos selecionados
    De setembro de 2020 a setembro de 2023

• OBJETIVOS

A Fundação ”la Caixa” lança a terceira edição do Concurso para Apoio a Projetos de Investigação em biomedicina e saúde, cujo objetivo é identificar e promover iniciativas de excelência científica e de maior potencial e impacto na sociedade, tanto na investigação básica como na investigação clínica ou translacional.

Os projetos apresentados devem enquadrar-se nas seguintes áreas temáticas:

• Neurociências.

• Oncologia.

• Doenças cardiovasculares e metabólicas.

• Doenças infeciosas.

• Tecnologias facilitadoras nas quatro áreas temáticas anteriores.

• APOIOS

Nesta edição de 2020, as propostas de projeto, com uma duração máxima de 3 anos de execução, podem ser:

• Individuais: apresentadas por uma única organização de investigação (organização candidata). Podem receber apoios até um máximo de 500.000 €.

• Em consórcios de investigação: apresentadas no mínimo por 2 e no máximo por 5 organizações de investigação coordenadas pela organização candidata. Podem receber apoios até um máximo de 1.000.000 €.

Em ambos os tipos de propostas, podem incluir-se organizações sem fins lucrativos, como associações de pacientes. Nesta edição, as empresas não podem fazer parte das entidades colaboradoras do projeto.

A intenção é distribuir os apoios de forma aproximadamente equitativa pelas diferentes áreas temáticas, mas a distribuição final dependerá sempre da qualidade e das características específicas dos projetos apresentados neste Concurso. O facto de as propostas serem individuais ou em consórcio, ou de investigação básica, clínica ou translacional, não será considerado, em nenhum caso, como critério de seleção durante o processo de avaliação. Os únicos critérios de seleção para avaliar as propostas são os especificados nas bases do Concurso.

A atribuição de um orçamento corretamente ajustado às atividades que serão desenvolvidas será rigorosamente avaliado no processo de avaliação dos projetos.

• BENEFICIÁRIOS

Organizações candidatas (Host Organizations, HO). Podem apresentar-se ao Concurso projetos liderados por investigadores de organizações de investigação sem fins lucrativos situadas em Espanha ou Portugal.

Líder do Projeto (Project Leader, PL). O investigador principal da organização candidata deve ser, além disso, o líder do projeto, que é quem apresenta a proposta ao Concurso e é responsável pela execução global do projeto.

Organizações de investigação (Research Performing Organizations, RPO). Qualquer organização sem fins lucrativos dedicada à investigação que desenvolve atividades no projeto. Em projetos individuais, a única organização de investigação é a candidata. Em consórcios de investigação, deve haver um mínimo de 2 e um máximo de 5 organizações de investigação (incluindo a organização candidata). Organizações de investigação com o mesmo NIF ou número de IVA são consideradas uma só organização.

Investigadores principais (Principal Investigators, PI). Cada organização de investigação deve ter um investigador principal responsável por executar as atividades do projeto levadas a cabo na sua organização.

Organizações da sociedade civil (Civil Society Organizations, CSO). Tanto os projetos individuais como os consórcios de investigação podem incluir também até 3 entidades da sociedade civil sem fins lucrativos que não tenham como atividade principal a investigação (por exemplo, associações de pacientes).

Empresas. As empresas não podem ser membros do projeto, mas podem receber fundos como subcontratadas.

As organizações não localizadas em Espanha ou Portugal podem receber até 30% da totalidade do orçamento do projeto.

Membros da equipa (Team members). Todos os membros da equipa do projeto devem fazer parte da organização candidata, das entidades da sociedade civil ou das organizações do consórcio de investigação.

• ELEGIBILIDADE

As bases deste Concurso contêm informação detalhada sobre todos os critérios de elegibilidade e os requisitos para submeter uma candidatura a este Concurso.

Vencedores anteriores. Os Project Leaders (PL) vencedores nas duas primeiras edições de Health Research não se podem apresentar como PL de novas propostas nesta edição.

Avaliação mínima na edição anterior de Health Research. De modo a potenciar a qualidade das propostas, os PL dos projetos que obtiveram uma avaliação inferior a 5,50 na fase de pré-seleção remota da edição anterior não se podem apresentar como PL em propostas nesta edição.

A plataforma online não permite abrir uma proposta neste Concurso aos PL que se encontrem em qualquer uma destas duas situações.

Não são elegíveis os projetos que desenvolvam:

• Estudos cujos resultados estejam condicionados por um vínculo jurídico de qualquer natureza com entidades com fins lucrativos antes da apresentação das candidaturas (vg acordo de cessão, direitos de preferência, contratos de distribuição, etc).

• Estudos que avaliem a eficácia ou a segurança de produtos, terapias, dispositivos médicos ou sistemas de diagnóstico de entidades com fins lucrativos.

• SELEÇÃO DE PROJETOS

A seleção das propostas é feita a partir de um rigoroso processo de análise pelos pares (peer review) que cumpre os mais exigentes padrões de qualidade, imparcialidade, objetividade e transparência.

É composta por uma primeira fase de pré-seleção remota e uma segunda fase de seleção presencial por comissões de peritos em cada uma das áreas de investigação.

• PERGUNTAS FREQUENTES

• CONTACTO

Processo de pedido

• PROCESSO DE PEDIDO

1. As bases e o formulário de candidatura (Application Form) estarão disponíveis no sítio Web a partir de 21 de outubro de 2019. Recomendamos que se comece a preparar a proposta.

2. A nova plataforma online estará aberta para enviar as candidaturas entre 8 de janeiro, 14h00 CET, e 12 de fevereiro de 2020, 14h00 CET.

3. A 9 de dezembro de 2019, a plataforma online estará disponível para o registo de utilizadores. Recomendamos registar-se e entrar na plataforma online o mais rapidamente possível, já que se trata de um sistema novo.

4. Utilizadores e papéis na nova plataforma online:

- Project Leader (PL): investigador responsável pela proposta, que também é quem assina o acordo no caso de ser vencedor. É indispensável que o PL se registe com os seus dados pessoais no sistema e se vincule à sua organização, que poderá encontrar numa lista. Caso não encontre a organização, basta incluí-la introduzindo o nome e o NIF da organização.

- Organization Manager (OM): gestor da organização candidata, único representante que a organização nomeia para levar a cabo as gestões relacionadas com a proposta (aceitar a participação do PL vinculado à organização e facilitar a documentação necessária no caso das propostas selecionadas).

- O PL não pode tratar da candidatura enquanto não receber a aceitação online do OM.

- O OM tem acesso para visualizar os dados básicos das propostas, o orçamento e os membros do consórcio.

- Principal Investigator (PI): investigador principal de cada membro do consórcio. O PI tem acesso à proposta de que é membro através do convite do PL. Pode aceder para ver a proposta e tem de aceitá-la online para lhe dar seguimento.

- Civil Society Organizations (CSO): organizações da sociedade civil sem fins lucrativos que participam como membros de uma proposta (individual ou em consórcio). O representante da CSO tem acesso à proposta de que é membro através do convite do PL. Pode aceder para ver a proposta e tem de aceitá-la online para lhe dar seguimento.

5. Durante o processo de candidatura, está disponível um botão de validação para verificar se os dados introduzidos estão corretos. Recomendamos a utilização desta validação ao longo do processo de candidatura de modo a cumprir a data limite de encerramento do Concurso.

6. É necessário preencher a candidatura em inglês. Não serão aceites candidaturas escritas em qualquer outro idioma, que estejam incompletas em termos de informação ou documentação, que sejam entregues em papel ou que sejam apresentadas por qualquer outro meio ou fora do prazo.

• PERGUNTAS FREQUENTES

• CONTACTO

Perguntas e respostas
    Endereço eletrónico: healthresearch@fundaciolacaixa.org

Processo de seleção

• PROCESSO DE SELEÇÃO

O processo de avaliação do projeto consiste nas seguintes fases:

1. Exame de critérios de elegibilidade: Todas as candidaturas recebidas são verificadas para comprovar se cumprem os critérios das bases do concurso. Se a candidatura for rejeitada, a Fundação ”la Caixa” envia ao candidato uma notificação por correio eletrónico onde se expõem os motivos da rejeição.

2. Processo de pré-seleção através de análise pelos pares (peer review): As candidaturas que passem a fase de elegibilidade entram num processo de pré-seleção através de análise pelos pares (peer review) que é levado a cabo por peritos internacionais. As 12 candidaturas que obtiverem as melhores pontuações de cada área temática passam à fase seguinte. A Fundação ”la Caixa” informará por correio eletrónico os líderes de projeto (PL) se estes foram selecionados ou não.

3. Comissões de seleção: Existem cinco comissões de seleção, uma por cada área temática. Cada comissão de seleção é formada por 8 a 12 peritos de renome internacional. Os PL das propostas pré-selecionadas serão convocados para uma entrevista presencial em Barcelona nos dias 9 e 10 de julho de 2020. No fim de julho de 2020 serão comunicados os vencedores do concurso.

Para mais informações, transfira os documentos Evaluation Process Guide e Code of Conduct for Evaluators.

Avaliadores

Unicamente para investigadores que trabalhem atualmente fora de Espanha e de Portugal.

• ADERIR

Junte-se à nossa Equipa de Avaliadores.

O procedimento de avaliação da Fundação ”la Caixa” segue as normas internacionais, que consistem num processo de revisão de projetos através de análise pelos pares (peer review) e numa segunda fase de seleção por comissões de peritos.

Para ser avaliador neste concurso, é imprescindível estar a trabalhar fora de Espanha e de Portugal. O trabalho de avaliação será remunerado de acordo com os padrões europeus.

Se estiver interessado(a) em integrar a nossa equipa de avaliadores científicos, preencha este formulário.

Também o(a) convidamos a partilhar esta informação com outros peritos que possam estar interessados.