investigacao-e-inovacao/bolsas-pos-doutoramento-instituto-weizmann-la-caixa_CARROUSEL

Bolsas de
pós-doutoramento Instituto Weizmann ”la Caixa”

Concurso aberto

investigacao-e-inovacao/bolsas-pos-doutoramento-instituto-weizmann-la-caixa

Bolsas de pós-doutoramento Instituto Weizmann ”la Caixa”

Descrição do programa

O Instituto Weizmann de Ciências em Rehovot, Israel, é uma das instituições de investigação multidisciplinar mais conceituadas do mundo. Reconhecido pelo seu vasto âmbito de exploração, o Instituto engloba cerca de 3.800 cientistas, estudantes, técnicos e pessoal de apoio. Os esforços de investigação do instituto incluem a procura de novas formas de combater as doenças e a fome, examinar perguntas-chave na matemática e na informática, investigar a física da matéria e o universo, criar novos materiais e desenvolver novas estratégias de proteção ambiental.

A missão do Instituto Weizmann de Ciência para promover a descoberta e a inovação está subjacente ao imperativo de educar e preparar a próxima geração de jovens cientistas para introduzirem novas ideias no mundo da ciência. A maior parte do trabalho de investigação prática no Instituto é realizada por estudantes de pós-graduação e investigadores de pós-doutoramento.

Alinhada com esta filosofia, a Fundação ”la Caixa” oferece três bolsas de pós-doutoramento de 30.000 euros anuais por um período de dois anos aos doutorados mais talentosos de Espanha e de Portugal, para realizarem a sua investigação no Instituto Weizmann de Ciências. Estes bolseiros de pós-doutoramento beneficiarão do excelente programa de mentores e da atmosfera multidisciplinar do Instituto.

Este programa de bolsas é competitivo, com a aceitação concedida aos doutorados formados em Espanha e Portugal que possuam um histórico de excelência académica sólido, uma tese de doutoramento excecional, uma produtividade científica comprovada e uma evidência de potencial nos seus percursos de investigação.

• O Instituto Weizmann de Ciências, em colaboração com a Fundação ”la Caixa”, lança um concurso de bolsas para doutorados que tenham obtido o doutoramento nos últimos 5 anos em universidades ou centros de investigação espanhóis ou portugueses.

O Instituto Weizmann disponibiliza um ambiente único e multidisciplinar que permite aos seus bolseiros de pós-doutoramento desenvolver projetos de investigação de primeiro nível, utilizando instalações de investigação de ponta numa vasta gama de áreas. Os investigadores têm total liberdade académica para realizar investigações básicas sobre qualquer tema por eles escolhido. No espírito da filosofia deste instituto, os bolseiros de pós-doutoramento propõem os seus próprios projetos de investigação com a orientação e a colaboração dos mentores selecionados.

• - Acesso total a todas as instalações de investigação de última geração e aos sistemas de apoio no campus.

- Vasta comunidade internacional.

- Atribuição anual de viagens para conferências e seminários no estrangeiro.

- Apoios especiais para deslocações, realocação, seguro médico e alojamento fora do campus.

- Coberturas de seguro médico e seguro de formação profissional.

- Coberturas de licença de maternidade e férias.

- Serviços de ajuda para vistos.

- Um ano de habitação subsidiada em instalações próximas.

- Ajudas de subsistência, bem como instalações desportivas e recreativas.

- Creches consideradas entre as melhores da região.

- Atribuição mensal de creche para crianças entre os seis meses e os três anos.

• O processo de seleção realizado pelo Instituto Weizmann baseia-se em:

- Excelente percurso profissional com base em publicações anteriores e cartas de recomendação.

- Tese de doutoramento excecional.

- Produtividade científica comprovada.

- Potencial notável na linha de investigação do candidato.

• Serão selecionados três investigadores para realizar um pós-doutoramento com 2 anos de duração.

Os bolseiros serão selecionados através do processo seguinte:

- Os candidatos interessados devem enviar a sua candidatura diretamente ao Investigador Principal, por eles escolhido, no Instituto Weizmann, expressando o interesse no programa.

- As candidaturas recebidas e concluídas antes da data limite serão analisadas numa fase inicial de revisão pelos conselhos de bolsas de pós-doutoramento de cada faculdade do Instituto Weizmann (Ciências da Vida, Química, Física, Matemáticas e Informática).

- As candidaturas aprovadas por cada faculdade serão analisadas por um conselho do instituto liderado pelo Presidente do Programa de Pós-Doutoramento.

- Os três candidatos finalistas serão aprovados pelo Decano da Feinberg Graduate School do Instituto Weizmann e pela Fundação ”la Caixa”.

• - Os candidatos devem entrar em contacto com um possível investigador principal (P.I.) em Weizmann com quem gostariam de realizar a sua investigação científica.

- Uma vez identificado um P.I., este trabalhará com o candidato para preparar e apresentar os documentos solicitados para a avaliação da sua candidatura.

- Para mais informações, consulte a página de Admissões do Programa (disponível só em inglês).

• Abertura do concurso: 29 de Julho de 2019

Data limite para as candidaturas: 23 de Outubro de 2019

Divulgação dos resultados: 29 de Novembro de 2019

Início da bolsa: de 2 de Dezembro de 2019 a 14 de Fevereiro de 2020

Os bolseiros deverão redigir um breve relatório acerca das suas atividades no final do período da bolsa.