bolsas-de-pos-doutoramento-junior-leader/descricao-do-programa_CARROUSEL

O teu progresso, é o de todos

Nested Applications

Descrição do programa

investigacao-e-inovacao/bolsas-de-pos-doutoramento-junior-leader/descricao-do-programa_CONVOCATORIAS_CONTENIDO_PESTAÑA_GENERAL_pestaña1

• DESCRIÇÃO DO PROGRAMA

O programa de bolsas de pós-doutoramento, Junior Leader “la Caixa”, destina-se à contratação de investigadores de excelência, de qualquer nacionalidade, que desejem continuar a sua carreira de investigação em território espanhol ou português. Promovido pela Fundação ”la Caixa”, este programa tem como objetivo fomentar a investigação inovadora e de alta qualidade  em Espanha e  apoiar os melhores talentos científicos oferecendo-lhes um ambiente atraente e competitivo no qual poderão realizar uma investigação de excelência.

O programa Junior Leader possui duas modalidades diferentes:

• Junior Leader ”la Caixa” – Incoming: 22 bolsas de pós-doutoramento para investigadores de todas as nacionalidades, que nos últimos três anos tenham residido em Espanha ou Portugal menos de 12 meses, aos quais se oferece um contrato laboral de 3 anos para a realização de um projeto de investigação nos centros certificados com as distinções Severo Ochoa ou María de Maeztu, Institutos de Investigação Sanitária Carlos III e centros avaliados como excelentes e excecionais pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. As candidaturas deverão ser feitas para um centro de investigação ou universidade  de um país diferente do país de residência do candidato.

• Junior Leader ”la Caixa” – Retaining: 11 bolsas de pós-doutoramento para investigadores de todas as nacionalidades, que nos últimos três anos tenham residido em Espanha ou Portugal mais de 12 meses, para realizar a sua atividade de investigação em qualquer universidade ou centro de investigação de Espanha ou de Portugal.

Através de um programa de formação complementar de excelência, estas bolsas têm como objetivo consolidar as competências de investigação e fomentar a carreira científica independente como opção de futuro profissional.

O que oferecemos

investigacao-e-inovacao/bolsas-de-pos-doutoramento-junior-leader/descricao-do-programa_CONVOCATORIAS_CONTENIDO_PESTAÑA_GENERAL_pestaña2

• CONTRATO DE TRABALHO

Os investigadores do programa Junior Leader ”la Caixa” dispõem de um contrato de três anos de acordo com a legislação laboral em vigor em Espanha, de harmonia com as disposições em matéria de saúde e segurança laboral e de segurança social, com acesso aos recursos, equipas e instalações apropriados.

• PLANO DE SEGUIMENTO

Os investigadores bolseiros têm um plano de desenvolvimento da carreira científica de acordo com o projeto a realizar e adaptado aos seus interesses e perspetivas.

Os investigadores devem preparar relatórios científico-técnicos onde apresentem de forma pormenorizada os principais resultados obtidos e as futuras metas, juntamente com as questões éticas que possam surgir.

• PROGRAMA DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR

Para além da dotação económica, o programa Junior Leader inclui um programa de formação interdisciplinar, centrado em aspetos tais como a inovação e a liderança. Este programa foi especialmente desenhado por empresas internacionais líderes no setor: Oxentia, a consultora de transferência tecnológica de Oxford University Innovation Ltd., e Vitae, uma organização britânica líder no aproveitamento do potencial dos investigadores mediante a transformação do seu desenvolvimento profissional.

Realizar-se-ão três sessões presenciais: no início da bolsa, durante o segundo ano e durante o terceiro ano. Cada uma delas terá entre 2 e 5 dias de duração, e todos os bolseiros de uma mesma convocatória deverão participar, independentemente do seu âmbito disciplinar. A Fundação Bancária ”la Caixa” suporta o custo destas sessões integralmente e os gastos de alojamento dos bolseiros.

• ESTADIAS

Tanto os Centros de Investigação como a Fundação Bancária ”la Caixa” oferecem aos bolseiros Junior Leader estadias no âmbito académico e industrial, com a finalidade de  complementar a sua carreira investigadora com uma experiencia prática e intersectorial, que lhes irá permitir incrementar as suas competências transversais. Os bolseiros podem escolher entre um conjunto de entidades colaboradoras nacionais e internacionais.

• MENTORING

Cada bolseiro pode candidatar-se à atribuição de um mentor da Associação de Bolseiros da ”la Caixa”, em função da sua disciplina académica ou do seu interesse em termos de investigação.

• ATIVIDADES DE PARTICIPAÇÃO PÚBLICA

Os bolseiros do programa Junior Leader participam em algumas das diversas iniciativas que a Fundação Bancaria ”la Caixa” implementa com o objetivo de difundir a ciência a toda a sociedade. Para obter mais informações acerca destas iniciativas clique em Ciência e Sociedade.

• ATIVIDADES DE SOCIALIZAÇÃO

Trata-se de atividades como conferências e eventos científicos organizados pelos centros de investigação para ajudar os investigadores a estabelecer contactos, criar novos vínculos e iniciar colaborações com o sector e os círculos académicos, bem como potenciar as suas oportunidades profissionais como investigadores independentes, para além das atividades sociais promovidas pela Associação de Bolseiros da ”la Caixa”.

Desenvolva a sua carreira científica em Espanha ou Portugal

investigacao-e-inovacao/bolsas-de-pos-doutoramento-junior-leader/descricao-do-programa_CONVOCATORIAS_CONTENIDO_PESTAÑA_GENERAL_pestaña3

• DESENVOLVA A SUA CARREIRA CIENTÍFICA EM ESPANHA OU PORTUGAL

A Fundação Bancária ”la Caixa”, convencida de que o progresso científico, a investigação, a mobilidade e a qualificação profissional são cruciais para o desenvolvimento das pessoas e de toda a sociedade, apoia os investigadores que querem avançar na sua carreira em direção à independência científica. O Programa de Bolsas da ”la Caixa” é o mais importante dos programas promovidos pelas entidades privadas que trabalham no âmbito de ações da Fundação Bancária ”la Caixa”, tanto pelo número de bolsas convocadas como pelo rigor na gestão do processo de seleção, a variedade de disciplinas e a dotação económica de cada bolsa.

Neste contexto, o Programa de Bolsas Junior Leader da ”la Caixa” irá contribuir para internacionalizar o nosso sistema de investigação com a atração de talentos internacionais mediante a modalidade Incoming. Irá igualmente ajudar a reter os talentos através da modalidade Retaining.

De igual modo, a Espanha e Portugal participa na iniciativa Euraxess, que proporciona apoio aos investigadores e às suas famílias quando chegam ao nosso país.

• LINKS DE INTERESSE

Princípios éticos

investigacao-e-inovacao/bolsas-de-pos-doutoramento-junior-leader/descricao-do-programa_CONVOCATORIAS_CONTENIDO_PESTAÑA_GENERAL_pestaña4

• PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO ÉTICA

A investigação efetuada no âmbito do programa Junior Leader ”la Caixa” deve cumprir os princípios éticos da UE e a legislação nacional e internacional aplicável nesta matéria bem como a Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia e o Convénio Europeu de Direitos Humanos.

As candidaturas que possam implicar problemas éticos serão enviadas ao Comité de Ética para verificar que as propostas não são contrárias aos princípios éticos fundamentais ou aos procedimentos de segurança pertinentes.

• INVESTIGAÇÃO E INOVAÇÃO RESPONSÁVEIS

A investigação e inovação responsáveis (RRI) são um princípio impulsionado pela Comissão Europeia, e incluído no programa Horizonte 2020, para reconsiderar o papel da ciência e da inovação na sociedade. A Fundação Bancária ”la Caixa” promove este conceito através da sua participação em projetos europeus com o objetivo de difundir a RRI como é o caso da RRI Tools ou para implementar a RRI em contextos diferentes: HEIRRI para instituições de educação superior e COMPASS para a indústria. No programa de formação interdisciplinar que a Fundação Bancária ”la Caixa” oferece aos investigadores Junior Leader, serão tratados, entre outros, temas acerca do modo de vincular uma investigação com os valores e necessidades da sociedade, prestando uma atenção especial à integridade na investigação ou aos benefícios do compromisso profissional com o público e a indústria na atividade de investigação.

• OPEN SCIENCE

A ciência aberta é uma prioridade do Horizonte 2020 para abrir todas as etapas do ciclo de vida da investigação. Reflete a atual evolução na maneira de investigar e de organizar a ciência, na qual se promove o uso de novas ferramentas e fluxos de trabalho para a transparência, reprodutibilidade, disseminação e transferência de conhecimento. Abrange conceitos tais como o acesso aberto a publicações científicas e a dados de investigação, o uso de novos sistemas científicos e big data, o fomento da ciência cidadã e os novos aspetos éticos da investigação. Estes conceitos formam parte do programa de formação dos bolseiros Junior Leader, que lhes irão permitir obter conhecimentos e competências para implementar a nova forma de investigar e de organizar a ciência ajudando-os a posicionar-se como líderes de uma nova geração de investigadores.

Em linha com as iniciativas europeias, a FBLC zelará para que os resultados da investigação (co)financiada pela ”la Caixa” sejam publicados em acesso aberto sempre que for possível e tão rapidamente como se puder, tanto em repositórios institucionais das universidades ou centros de investigação que acolhem os bolseiros Junior Leader como em repositórios temáticos das disciplinas correspondentes. Uma maior distribuição destes resultados vai permitir que a investigação se torne acessível, lida e reproduzível e, ao mesmo tempo, evitar a duplicação de esforços e melhorar as oportunidades para a investigação multidisciplinar, interinstitucional e intersectorial.