educacao/bolsas-de-doutoramento-inphinit/descricao-do-programa_CARROUSEL

Nested Applications

Descrição do Programa

educacao/bolsas-de-doutoramento-inphinit/descricao-do-programa_CONVOCATORIAS_CONTENIDO_PESTAÑA_GENERAL_pestaña1

• DESCRIÇÃO DO PROGRAMA

O programa de bolsas de doutoramento INPhINIT ”la Caixa” é destinado a atrair investigadores em início de carreira com talento, de todas as nacionalidades, que desejem realizar um doutoramento nos territórios espanhol ou português. Financiado pela Obra Social ”la Caixa”, visa apoiar o melhor talento científico e impulsionar investigação inovadora e de alta qualidade em Espanha e Portugal recrutando estudantes internacionais excelentes e oferecendo-lhes um ambiente atrativo e competitivo para levar a cabo investigação de excelência.

O programa está dividido em dois concursos com enquadramentos distintos:

• INPhINIT- Incoming: 35 bolsas de doutoramento abertas a concurso para investigadores que queiram levar a cabo o seu projeto de doutoramento em centros de investigação acreditados com as distinções de excelência em Espanha de Severo Ochoa, María de Maeztu, em Institutos de Saúde Carlos III, ou em unidades portuguesas avaliadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia como sendo "excelentes" ou "excecionais".

Este concurso destina-se exclusivamente a investigadores nas disciplinas de Ciências da Saúde e da Vida, Tecnologia, Engenharia e Matemática, incluindo física, química e outros domínios científicos baseados em pesquisa laboratorial.

Para investigação a ser realizada em instituições espanholas, os candidatos devem ter residido em Espanha durante menos de 12 meses nos últimos 3 anos. Da mesma forma, para investigação a ser realizada em instituições portuguesas, os candidatos devem ter residido em Portugal durante menos de 12 meses nos últimos 3 anos.

• Retaining: 30 bolsas de doutoramento abertas a concurso para investigadores que queiram levar a cabo o seu projeto de doutoramento seja em que área científica for e seja em que universidade ou centro de investigação for em Espanha ou Portugal.

Os candidatos a estas bolsas devem ter residido ou levado a cabo a sua atividade principal no mesmo país, Portugal ou Espanha conforme for o caso, mais de 12 meses nos últimos 3 anos.

As bolsas de doutoramento INPhINIT oferecem um salário altamente competitivo e oportunidades de formação complementar em competências transversais (através da colaboração de entidades líderes, tais como Vitae e Oxentia), estadias temporárias no setor industrial, incentivos atribuídos aquando da conclusão da tese, entre outros elementos que fazem com que estas bolsas sejam das mais atrativas e abrangentes na Europa.

O que oferecemos

educacao/bolsas-de-doutoramento-inphinit/descricao-do-programa_CONVOCATORIAS_CONTENIDO_PESTAÑA_GENERAL_pestaña2

• CONTRATO DE TRABALHO

Os recipientes das bolsas de doutoramento INPhINIT beneficiam de um contrato de 3 anos em conformidade com a legislação laboral em vigor em Espanha ou em Portugal, respeitando o estipulado relativamente a segurança e saúde no trabalho e contribuições à Segurança Social, num ambiente de formação em investigação motivante, com acesso a equipamento apropriado, instalações e oportunidades.

• PLANO DE MONITORIZAÇÃO

Os bolseiros têm um orientador de doutoramento designado pelo centro de investigação ou universidade, responsável pelo projeto de investigação. Os bolseiros têm de apresentar periodicamente um relatório sobre o progresso do seu trabalho, especificando o que de mais importante alcançaram e as metas futuras para cada secção do seu plano de desenvolvimento de carreira,além de informações sobre quaisquer questões éticas, assinado tanto pelo aluno quanto pelo respetivo orientador.

• PROGRAMA DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR

Para além das atividades de formação interdisciplinar oferecidas pela entidade de acolhimento, o programa das bolsas de doutoramento INPhINIT abarca uma provisão de formação abrangente em competências complementares que inclui sessões em:

• Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo, com o objetivo de que os bolseiros se familiarizem com questões relativas a propriedade intelectual, registo de patentes e "spin-outs", empreendedorismo e transferência de conhecimento científico.

• Desenvolvimento profissional e de carreira, em que os bolseiros irão considerar a sua relação com a orientação que recebem enquanto estudantes de doutoramento, a importância de ter em conta o seu desenvolvimento profissional e questões de autogestão e planificação. Será prestada especial atenção a valores e integridade no desempenho de atividades de investigação e às implicações e impacto mais abrangentes da investigação que levam a cabo.

Durante o período de duração da bolsa, terão lugar três sessões: uma no início, outra no segundo ano, e outra no terceiro ano. Cada sessão terá a duração de 2 a 5 dias e é requerido que todos os bolseiros que foram selecionados na mesma convocatória estejam presentes. A Fundação ”la Caixa” cobrirá o custo destas sessões, assim como as despesas de viagem e alojamento incorridos pelos bolseiros para participar nas mesmas.

• APOIOS

São oferecidos apoios de alta qualidade do foro académico e industrial tanto pelas instituições de acolhimento, como pela Fundação ”la Caixa”, no sentido de aumentar as oportunidades futuras de carreira dos bolseiros de doutoramento quer no meio académico, quer no meio empresarial privado. Os bolseiros poderão escolher entre parceiros nacionais e internacionais.

• MENTORING

Cada bolseiro pode escolher ter um mentor da Associação de Bolseiros ”la Caixa” vinculado a si. Os mentores são selecionados consoante a disciplina académica, a área de investigação de interesse ou a localização geográfica e poderão oferecer aos bolseiros orientação ao nível da carreira, assim como apoio ao nível de questões logísticas após chegada à entidade de acolhimento.

• PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES DE ÍNDOLE PÚBLICA

Os bolseiros de doutoramento irão participar em várias iniciativas lançadas pela Fundação ”la Caixa” para divulgar o conhecimento científico junto de toda a sociedade. Para mais informações sobre estas iniciativas, clique em Ciência e Sociedade.

• ATIVIDADES DE NETWORKING

As conferências e eventos de carácter científico organizados pelas instituições de acolhimento irão ajudar os investigadores a estabelecer contactos, construir novas ligações e iniciar colaborações tanto no meio académico, como no setor empresarial. Igualmente, irão potenciar as suas carreiras enquanto investigadores independentes. Além disso, os bolseiros irão ser convidados a participar em muitas atividades sociais promovidas pela Associação de Parceiros ”la Caixa”.

Desenvolve a tua carreira científica em Espanha e Portugal

educacao/bolsas-de-doutoramento-inphinit/descricao-do-programa_CONVOCATORIAS_CONTENIDO_PESTAÑA_GENERAL_pestaña3

• DESENVOLVE A TUA CARREIRA CIENTÍFICA EM ESPANHA E PORTUGAL

Todos os anos, milhares de estudantes decidem ingressar num dos muitos excelentes programas de pós-graduação oferecidos por universidade e centros de investigação espanhóis e portugueses. Tanto em Espanha, como em Portugal é oferecida a oportunidade de viver uma experiência verdadeiramente enriquecedora devido à combinação única de um ecossistema de investigação excelente e um estilo de vida atrativo.

Os sistemas de ensino superior de Espanha e Portugal fazem parte do Espaço Europeu de Ensino Superior (EEES). Isto faz com que Espanha e Portugal sejam destinos atrativos e acessíveis para candidatos a programas de doutoramento que procuram habilitações académicas de alta qualidade com reconhecimento internacional.

Para iniciar um ciclo de estudos conducente à obtenção do grau de Doutor, os estudantes têm de ser admitidos e matricular-se num programa de doutoramento que envolva a consecução de um projeto de investigação.

Durante a realização do programa de doutoramento, os bolseiros desenvolvem o seu projeto individual de investigação, levam a cabo atividades de formação em competências complementares e participam em seminários e conferências. O período de doutoramento termina com a preparação e defesa da tese de doutoramento. Os programas de doutoramento em Espanha e Portugal são concebidos para serem acessíveis, com aulas e formação prática em inglês, assim como com apoio a estudantes que pretendem melhorar ou adquirir competências linguísticas em espanhol ou português.

Não só a educação, como também a cultura e estilo de vida são motivações fortes para um candidato a doutoramento escolher Espanha ou Portugal como países onde residir nos próximos anos. Com um clima ameno, uma culinária deliciosa e uma história ancestral, Espanha e Portugal estão entre os destinos mais atrativos a nível mundial.

Neste enquadramento, o Programa de Bolsas de Doutoramento INPhDINIT contribui para a internacionalização dos sistemas de investigação em ambos os países atraindo talento internacional através do subprograma Incoming. Igualmente, contribui para a retenção de talento através do subprograma Retaining .

Além disso, Espanha e Portugal participam na iniciativa Euraxess, a qual apoia investigadores e as suas famílias no momento de chegada aos nossos países. A Fundação Espanhola para a Ciência e Tecnologia (FECYT na sigla espanhola) é a entidade nacional coordenadora desta iniciativa e agrupa aproximadamente 100 serviços de apoio locais e centros para investigadores vindos de localidades fora de Espanha.

Adicionalmente, cada dois anos, a Fundação Espanhola para a Ciência e Tecnologia (FECYT) publica um guia abrangente para investigadores estrangeiros com informações atualizadas sobre o mercado de trabalho, a vida quotidiana e características específicas de Espanha, assim como sobre os procedimentos requeridos para estabelecer residência no país.

• LINKS DE INTERESSE

Princípios éticos

educacao/bolsas-de-doutoramento-inphinit/descricao-do-programa_CONVOCATORIAS_CONTENIDO_PESTAÑA_GENERAL_pestaña4

• PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO EM QUESTÕES ÉTICAS

A investigação levada a cabo no âmbito do programa Bolsas de Doutoramento INPhINIT tem de seguir os princípios éticos da União Europeia e cumprir a legislação nacional e internacional aplicável neste campo, assim como a Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia e a Convenção Europeia dos Direitos Humanos (disponível só em castelhano).

As candidaturas que levantarem questões éticas serão enviadas para o Comité de Ética para obter um parecer sobre se as propostas desrespeitam ou não princípios éticos fundamentais ou procedimentos de segurança relevantes.

• INVESTIGAÇÃO E INOVAÇÃO RESPONSÁVEIS

Investigação e Inovação Responsáveis (RRI, Responsible Research and Innovation) é um princípio promovido pela Comissão Europeia, o qual está integrado no programa Horizon 2020 com o objetivo de reconsiderar o papel da ciência e da inovação na sociedade. A Fundação "la Caixa" promove este conceito através da participação em projetos europeus que visam a disseminação de RRI, como é o caso das RRI Tools, ou a implementação de RRI em diversos contextos - HEIRRI para instituições do ensino superior e COMPASS para a indústria. O programa de formação interdisciplinar que a Fundação "la Caixa" oferece aos bolseiros de doutoramento estará focalizado, entre outras coisas, em tópicos relativos a como alinhar a investigação com os valores e necessidades da sociedade, prestando particular atenção ao tema de integridade no trabalho de investigação e os benefícios de um compromisso profissional com o público no processo de investigação.

• CIÊNCIA ABERTA

Ciência Aberta é uma prioridade no Horizon 2020 para abrir todas as etapas do ciclo de vida da investigação. Reflete a evolução atual da forma como se faz investigação e se organiza a ciência, em que são promovidos a utilização de novas ferramentas e fluxos de trabalho para alcançar transparência, a reprodutibilidade, a disseminação e a transferência de conhecimento. Abarca conceitos tais como acesso livre a publicações científicas e dados de investigação, utilização de sistemas científicos novos e "big data", promoção de ciência cidadã e novos aspetos éticos da investigação. Estes conceitos formam igualmente parte do programa de formação para os bolseiros de doutoramento, o que permitirá que os bolseiros adquiram conhecimentos e competências para implementar a nova forma de fazer investigação e organizar a ciência, assim como ajudará a que se posicionem na vanguarda da nova geração de investigadores.

Em linha com iniciativas europeias, a Fundação "la Caixa" assegurará que os resultados da investigação que (co-)financia são publicados em publicações de acesso livre sempre que possível e assim que possível, seja em repositórios institucionais das universidades ou dos centros de investigação que acolhem os bolseiros, seja em repositórios temáticos das áreas disciplinares relevantes. Uma melhor disseminação dos resultados irá tornar a investigação acessível, legível e replicável, e, ao mesmo tempo, evitar a duplicação de esforços e melhorar as oportunidades para desenvolver investigação multidisciplinar, interinstitucional e intersectorial.