Bolsas de Pós-Doutoramento Junior Leader 2021

O futuro precisa dos melhores investigadores

CANDIDATE-SE AGORA

Descrição do programa

• DESCRIÇÃO DO PROGRAMA

O Programa de Bolsas de Pós-Doutoramento Junior Leader destina-se à contratação de investigadores de excelência, de qualquer nacionalidade, que pretendam continuar a sua carreira de investigação em território espanhol ou português nas áreas das ciências da saúde e da vida, da tecnologia, da física, da engenharia e da matemática. Promovido pela Fundação ”la Caixa”, este programa tem como objetivo fomentar a investigação inovadora e de alta qualidade em Espanha e Portugal e apoiar os melhores talentos científicos oferecendo-lhes um ambiente atrativo e competitivo no qual poderão realizar uma investigação de excelência.

O Programa de Bolsas de Pós-Doutoramento Junior Leader compreende duas modalidades diferentes:

• Junior Leader da Fundação ”la Caixa” – Incoming: 30 bolsas de pós-doutoramento de 3 anos para investigadores de todas as nacionalidades que nos últimos três anos tenham residido em Espanha ou Portugal menos de 12 meses, aos quais se oferece um contrato laboral para a realização de um projeto de investigação nos centros certificados com as distinções Severo Ochoa ou María de Maeztu, Institutos de Investigação Sanitária Carlos III e centros avaliados como "Excelentes" pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. As candidaturas deverão ser feitas para um centro de investigação ou universidade de um país diferente do país de residência do candidato.

Esta modalidade é cofinanciada pela Comissão Europeia através das ações Marie Skłodowska-Curie do programa Horizonte 2020.

• Junior Leader da Formação ”la Caixa” – Retaining: 15 bolsas de pós-doutoramento para investigadores de todas as nacionalidades que nos últimos três anos tenham residido em Espanha ou Portugal mais de 12 meses, para realizarem a sua atividade de investigação em qualquer universidade ou centro de investigação de Espanha ou de Portugal. Através de um programa de formação complementar de excelência, estas bolsas têm como objetivo consolidar as competências de investigação e fomentar a carreira científica independente como opção de futuro profissional.

No âmbito da formação complementar, os bolseiros terão de fazer uma estadia noutra instituição com o objetivo de aumentar as suas competências transversais. Essas estadias, com duração de 3 a 6 meses, devem ser realizadas numa instituição internacional ou intersetorial.

• "Este projeto recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizonte 2010 da União Europeia, ao abrigo do acordo de subvenção Marie Skłodowska-Curie n.º 847648".

O que oferecemos

• CONTRATO DE TRABALHO

Os investigadores do Programa de Bolsas de Pós-Doutoramento Junior Leader dispõem de um contrato de trabalho com a legislação laboral em vigor em Espanha ou Portugal, em harmonia com as disposições em matéria de saúde e segurança laboral e de Segurança Social, com acesso aos recursos, equipas e instalações adequados.

• PLANO DE ACOMPANHAMENTO

Os investigadores bolseiros têm um plano de desenvolvimento da carreira científica de acordo com o projeto a realizar e adaptado aos seus interesses e perspetivas.

Os investigadores devem preparar anualmente relatórios científico-técnicos onde apresentem de forma pormenorizada os principais resultados obtidos e as futuras metas, juntamente com as questões éticas que possam surgir.

• PROGRAMA DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR

Além da dotação económica, o Programa de Bolsas de Pós-Doutoramento Junior Leader inclui um programa de formação interdisciplinar, centrado em aspetos como a inovação e a liderança. Este programa foi especialmente concebido por empresas internacionais líderes no setor: Oxentia, a consultora de transferência tecnológica da Oxford University Innovation Ltd., e Vitae, uma organização britânica líder no aproveitamento do potencial dos investigadores mediante a transformação do seu desenvolvimento profissional.

Serão realizadas três sessões presenciais: no início da bolsa, durante o segundo ano e durante o terceiro ano. Cada uma delas terá 2 a 5 dias de duração e deverão participar todos os bolseiros do mesmo concurso, independentemente do respetivo âmbito disciplinar. A Fundação ”la Caixa” suporta o custo destas sessões na totalidade e as despesas de alojamento dos bolseiros.

• ESTADIAS

De modo a complementar a sua carreira de investigação com experiência prática e intersetorial, os investigadores do programa devem completar uma estadia de investigação internacional ou intersetorial de 3 a 6 meses numa instituição proposta por eles e que lhes permita aumentar as suas competências transversais. Durante esta estadia, os investigadores terão um supervisor na instituição de acolhimento.

• MENTORIA

Cada bolseiro pode candidatar-se à atribuição de um mentor da Associação de Bolseiros da Fundação ”la Caixa”, em função da sua disciplina académica ou do seu interesse em termos de investigação.

• ATIVIDADES DE PARTICIPAÇÃO PÚBLICA

Os bolseiros do programa Junior Leader participam em algumas das diversas iniciativas que a Fundação ”la Caixa” implementa com o objetivo de difundir a ciência a toda a sociedade. Para mais informações acerca destas iniciativas, clique em Ciência e Sociedade.

• ATIVIDADES DE SOCIALIZAÇÃO

Trata-se de atividades como conferências e eventos científicos organizados pelos centros de investigação para ajudar os investigadores a estabelecer contactos, criar novos vínculos e iniciar colaborações com o setor e os círculos académicos, bem como potenciar as suas oportunidades profissionais como investigadores independentes, além das atividades sociais promovidas pela Associação de Bolseiros da Fundação ”la Caixa”.

Desenvolva a sua carreira científica em Espanha ou Portugal

• DESENVOLVA A SUA CARREIRA CIENTÍFICA EM ESPANHA OU PORTUGAL

A Fundação ”la Caixa”, convicta de que o progresso científico, a investigação, a mobilidade e a qualificação profissional são cruciais para o desenvolvimento das pessoas e de toda a sociedade, apoia os investigadores que queiram progredir na sua carreira rumo à independência científica. O Programa de Bolsas da Fundação ”la Caixa” é o mais importante dos programas promovidos pelas entidades privadas, tanto pelo número de bolsas a concurso como pelo rigor na gestão do processo de seleção, a variedade de disciplinas e a dotação económica de cada bolsa.

Neste contexto, o Programa de Bolsas de Pós-Doutoramento Junior Leader da Fundação ”la Caixa” irá contribuir para internacionalizar o nosso sistema de investigação com a atração de talentos internacionais mediante a modalidade Incoming. Irá igualmente ajudar a reter os talentos através da modalidade Retaining.

Espanha e Portugal participam na iniciativa Euraxess, que presta apoio aos investigadores e respetivas famílias à chegada a esses países.

• HIPERLIGAÇÕES DE INTERESSE

Princípios éticos