disseminacao-da-cultura-e-da-ciencia/exposicoes-itinerantes/creactivity_CARROUSEL

Creactivity

Um espaço interativo que fomenta o desenho e a criatividade entre alunos

disseminacao-da-cultura-e-da-ciencia/exposicoes-itinerantes/creactivity_LINEA-ACTUACION

• ONDE E QUANDO

• Largo da Feira, Viana do Castelo
      Caminha
      17 dezembro de 2019

Visitas de grupos escolares e outros grupos
    marcaçao prévia através do telefone 308 80 26 99

• DESCRIÇÃO

O “Creactivity” é um espaço concebido para despertar a engenhosidade, a destreza e a criatividade das crianças. Este novo projeto itinerante tem por objetivo fomentar a conceção e o desenvolvimento de soluções originais para problemas simples. Os alunos participam em workshops com materiais do quotidiano e com ferramentas de baixa e alta tecnologia para dar vida às suas próprias ideias.

O “Creactivity” ganha vida dentro de um autocarro que se converte numa unidade móvel totalmente adaptada para facilitar o acesso e a participação das pessoas com mobilidade reduzida ao longo da atividade. O veículo está equipado por dentro com bancos, mesas de trabalho e diversas provas para os alunos realizarem.

O espaço possui diferentes áreas para implementar diferentes habilidades: a área da Mecânica, com espaços para engrenagens, mecanismos, mármores e máquinas de pinball; a área do vento, com tubos de vento; a área da Eletricidade; e a área da Luz, com o sistema de stop motion.
    Caracterizado pelo seu componente lúdico e colaborativo, o espaço permite a pesquisa com materiais, o planeamento, a criação de novos desenhos, o uso de materiais comuns e a utilização de novas funções, através de propostas abertas e interdisciplinares que englobam a ciência, a tecnologia, a engenharia, a arte e a matemática.
    Outras competências mais transversais também estão a ser trabalhadas, como os hábitos de aprendizagem cooperativa, o auto-conhecimento para a aprendizagem e a criação e realização de projetos.

No “Creactivity”, as crianças exploram materiais, definem objetivos, provam, testam, partilham

Os workshops destinam-se a grupos de alunos do ensino primário e secundário, principalmente dos 6 aos 16 anos, para além de grupos de familiares. Um animador orienta as crianças através de um processo de criação para o qual adultos acompanhantes, sejam professores ou familiares, também são convidados. As sessões têm uma duração estimada de 90 minutos.

Movimento Tinkering: a capacidade de improvisar com criatividade

O sistema de aprendizagem “Creactivity” é inspirado no movimento Tinkeringdo Exploratorium de São Francisco, nascido do movimento Maker (ou Making), que combina tecnologias digitais e físicas para o design criativo, a construção e a personalização de objetos e artefactos com finalidade lúdica ou utilitária.

Trata-se de um novo paradigma que coloca a criatividade e o desenho num plano central. Os jogos, que sugerem a resolução de problemas de forma improvisada, preparam as crianças para enfrentarem novos desafios de forma criativa e para se sentirem confortáveis numa sociedade que está em constante mudança.

EduCaixa, para a educação do século XXI

O EduCaixa é o programa que engloba toda a oferta educacional da Obra Social “la Caixa”, cujo objetivo é fomentar e promover a transformação da educação e, assim, responder às necessidades da sociedade do século XXI.

O EduCaixa é o programa destinado a alunos e professores de educação primária, ensino secundário e ciclos de formação de grau médio. O seu principal objetivo é promover o desenvolvimento de competências dos alunos e oferecer à comunidade educativa recursos, atividades e práticas educacionais que cumpram esse objetivo.

• MATERIAIS DE INTERESSE

disseminacao-da-cultura-e-da-ciencia/exposicoes-itinerantes/creactivity_CARRUSEL_LUPA

disseminacao-da-cultura-e-da-ciencia/exposicoes-itinerantes/creactivity_COMPONENTE-MAPAS-CAIXAFORUM