A Floresta.
Muito mais do que madeira

• ONDE E QUANDO

Faro

Praça Da Liberdade
    De 10 de julho a 8 de setembro de 2019

HORÁRIOS

De 2.ª a 6.ª feira

Visitas guiadas para o público em geral
    De 2.ª a 6.ª feira às 19 h;
    Sábados, domingos e feriados às 12 h e às 19 h.

Visitas escolares
    De 2.ª a 6.ª feira, das 9.30 às 13.30 h e das 15 às 17 h.

Marcação prévia através do telefone
    (351) 800 780 3442.

Atividade aberta

• DESCRIÇÃO

As florestas são os ecossistemas terrestres com maior diversidade do mundo. Conservam o património de milhares de milhões de anos de evolução. Em matéria de florestas, quase todas as paisagens europeias estão representadas em Espanha, e o resultado é uma das maiores biodiversidades da Europa.

As nossas árvores regulam a humidade e a temperatura, mantêm em funcionamento o ciclo da água, purificam o ar, favorecem a formação de húmus e protegem da erosão. A estas funções tem de se acrescentar as associadas ao aproveitamento das florestas como recursos e o grande valor sociocultural que têm para os seres humanos.

Como é que uma árvore funciona? Como é que se forma o húmus? O que é a madeira? Das humildes minhocas, imprescindíveis ao fabrico do húmus, às árvores, as indiscutíveis protagonistas, esta exposição faz um percurso pelo complexo ecossistema chamado floresta.

A exposição também contempla as principais espécies arbóreas da Península, a sua ecologia e a sua ligação com o ser humano através de uma singular coleção, além de apresentar cinco das árvores mais singulares da Península Ibérica.

• MATERIAIS DE INTERESSE