disseminacao-da-cultura-e-da-ciencia/exposicoes-itinerantes_CARROUSEL

A Floresta.
Muito mais do que madeira

disseminacao-da-cultura-e-da-ciencia/exposicoes-itinerantes_LINEA-ACTUACION-IZQUIERDA-EXTENDIDO

• ONDE E QUANDO

Viseu

Parque Aquilino Ribeiro de Viseu
    De 12 de setembro a 31 de outubro de 2018

HORÁRIOS

De 2.ª a 6.ª feira, das 12h30 às 14h e das 17h às 20h;
    Sábados, domingos e feriados, das 11h às 14h e das 17h às 20 h.

Visitas guiadas para o público em geral
    De 2.ª a 6.ª feira às 19h;
    Sábados, domingos e feriados às 12h e às 19h.

Visitas de grupos escolares e outros grupos
    De 2.ª a 6.ª feira, das 9h30 às 13h30 e das 15h às 17h,
    marcação prévia através do telefone 211 21 62 62.

Atividade aberta

Próximas exposições:

• Largo de São João de Souto
      Braga
      De 15 de novembro de 2018 a 10 de janeiro de 2019

• DESCRIÇÃO

As florestas são os ecossistemas terrestres com maior diversidade do mundo. Conservam o património de milhares de milhões de anos de evolução. Em matéria de florestas, quase todas as paisagens europeias estão representadas em Espanha, e o resultado é uma das maiores biodiversidades da Europa.

As nossas árvores regulam a humidade e a temperatura, mantêm em funcionamento o ciclo da água, purificam o ar, favorecem a formação de húmus e protegem da erosão. A estas funções tem de se acrescentar as associadas ao aproveitamento das florestas como recursos e o grande valor sociocultural que têm para os seres humanos.

Como é que uma árvore funciona? Como é que se forma o húmus? O que é a madeira? Das humildes minhocas, imprescindíveis ao fabrico do húmus, às árvores, as indiscutíveis protagonistas, esta exposição faz um percurso pelo complexo ecossistema chamado floresta.

A exposição também contempla as principais espécies arbóreas da Península, a sua ecologia e a sua ligação com o ser humano através de uma singular coleção, além de apresentar cinco das árvores mais singulares da Península Ibérica.

• MATERIAIS DE INTERESSE

disseminacao-da-cultura-e-da-ciencia/exposicoes-itinerantes_CARRUSEL_LUPA