Fotografia: © André Cepeda. Xunta de Galicia. Xacobeo 21-22

PERCORRER O TEMPO.
Visões contemporâneas do Caminho

Xunta de Galicia. Xacobeo 21-22

Fotografia: © André Cepeda. Xunta de Galicia. Xacobeo 21-22

  • ONDE E QUANDO

    Porto

    Praça do Parque, Parque da Cidade
    De 13 de setembro a 16 de outubro de 2022

    HORÁRIOS

    Todos os dias das 11h00 às 19h00

  • CONFERÊNCIA

    Conferência de André Cepeda, fotografia e vídeo para o projeto
    "Percorrer o Tempo. Visões contemporâneas do Caminho"

    Dia: 14 de setembro às 21h00

    Local: Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Porto

    Conferência aberta ao público

  • WORKSHOP

    Dias 13 e 14 de setembro, das 9h30 às 13h30

    Local: Museu da Cidade – Reservatório, Porto

    Participação por convite.

  • DESCRIÇÃO

    Percorrer o tempo. Visões contemporâneas do Caminho nasce como uma exposição itinerante que, para além do tempo, também percorre o território galego e agora o Porto. A exposição oferece uma visão multifacetada e contemporânea do Caminho de Santiago através do olhar de dez artistas que utilizam a fotografia como o principal instrumento.

    As referências ao próprio Caminho de Santiago são muito diversas, onde o tempo é flexível e parabólico, desde perspetivas históricas a desconstruções modernas. Também é oferecida uma ampla conceção do ato de caminhar: do percurso pelo território até uma visão contemporânea da peregrinação.

    A exposição reúne a visão de artistas da Galiza, nomeadamente, Carla Andrade, Luis Díaz Díaz, Iván Nespereira, Bandia Ribeira e Lúa Ribeira, assim como conceituados artistas de fora de Espanha, aproveitando os diferentes caminhos e ligações com outras rotas históricas. O Caminho Português está representado por André Cepeda, o Caminho Inglês por Olivia Arthur, o Caminho Francês por Michel Lebelhomme, a Rota da Lã por Cristina de Middel e a Rota da Prata por Miguel Ángel Tornero.

    Constitui-se desta forma um grupo diverso e igualitário, de uma nova geração, mas com uma longa história. Consequentemente, os projetos apresentados oferecem um novo visual, ousado e original, com contribuições muito diversas. Em particular, o artista português André Cepeda quis fazer uma curta-metragem, onde duas mulheres observam uma paisagem escura em contraste com um diálogo sobre o Caminho.

    Para a exposição, serão utilizados seis contentores de transporte marítimo, um deles como posto de informações e os cinco restantes como salas de projeção, instalados em espaços públicos e exteriores das cidades que visita.

  • CURADORIA

    Enquadrada na colaboração da Fundação ”la Caixa” com a Xunta de Galicia para a celebração do Xacobeo 21-22 e organizada pelo artista e comissário Nicolás Combarro, a exposição nasce como uma iniciativa itinerante que percorre o território galego e agora também, em colaboração com a Câmara Municipal, a cidade do Porto.

Em colaboração com:

  • Xunta de Galicia
  • Xacobeo 21-22
  • Câmara Municipal do Porto