O que fazemos

A Fundação ”la Caixa” tem como missão contribuir para construir uma sociedade melhor e mais justa dando oportunidades às pessoas que mais precisam.

Os valores da Fundação ”la Caixa” resumem-se em três pilares:

  • Compromisso social, entendido como o compromisso de construir uma sociedade melhor.

  • Responsabilidade, relativamente ao dever de garantir que as atuações da entidade serão levadas a cabo segundo critérios de excelência na gestão e eficácia nos resultados.

  • Confiança, entendida como o resultado do reconhecimento social que têm as atividades da entidade e do impacto dos seus programas.

Estes valores são partilhados por todos os níveis da entidade, incluindo os desenvolvidos em programas próprios ou através de colaborações.

A investigação e inovação são cruciais para conseguir um progresso da sociedade mais inclusivo e baseado no conhecimento, e são pilares fundamentais da atividade filantrópica da Fundação ”la Caixa”.

Corresponde à comunidade investigadora a responsabilidade básica de formular os princípios da investigação, definir os critérios de uma conduta investigadora adequada, maximizar a qualidade e a solidez da investigação e responder de forma apropriada às ameaças à integridade na investigação ou aos incumprimentos da mesma. Da mesma forma, a Fundação ”la Caixa”, como agente filantrópico de investigação e inovação da Europa, tem a vontade de zelar para que os projetos e as bolsas que concede se desenvolvam de forma responsável e de acordo com as boas práticas em investigação e inovação.

Neste sentido, os processos de investigação e inovação devem recolher os princípios de diversidade e inclusão, de antecipação das necessidades sociais e de abertura e transparência, de modo a procurar a excelência e a maximização do impacto. Todos os agentes envolvidos devem atuar sempre de acordo com os princípios éticos e as melhores práticas internacionais.

Todas as atividades de investigação e inovação desenvolvidas com contribuições económicas da Fundação ”la Caixa” devem respeitar a legislação nacional, europeia e internacional aplicáveis, com uma atenção especial a todos os regulamentos que, pelo seu âmbito, tenham uma incidência ou relação especial com as atividades de investigação. Qualquer atividade de investigação levada a cabo num país extracomunitário (não EU) deve submeter-se, no mínimo, aos padrões normativos europeus.

Em especial, deve prestar-se atenção às seguintes áreas, relacionadas com as atividades de investigação:

  1. Proteção humana.

  2. Proteção e bem-estar animal.

  3. Proteção da biodiversidade e meio ambiente, saúde e segurança.

  4. Proteção de dados, confidencialidade e privacidade.

  5. Proteção do ambiente e desenvolvimento profissional dos investigadores.

  6. Igualdade de género e diversidade.

  7. Propriedade intelectual.

  8. Foco em aplicações civis.

  9. Utilização correta dos resultados da investigação e da sua difusão.

  10. Compromisso com a sociedade e maximização do impacto.

Documentação de interesse

Princípios de responsabilidade na investigação e na inovação da Fundação ”la Caixa”