A Fundação ”la Caixa” e o MIT uniram-se para apoiar a investigação e o tratamento das doenças neurodegenerativas e melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas.

Descrição do programa

Todos queremos ser capazes de fazer algo para mudar o curso das doenças que atualmente não têm cura e opções de tratamento limitadas, mas as oportunidades potencialmente transformadoras para o fazer são poucas e distantes.

Desenvolvimentos tecnológicos recentes e abordagens inovadoras de investigação no MIT estão a criar novas formas de combater as doenças neurodegenerativas como a doença de Alzheimer e a oferecer novas estratégias para promover o envelhecimento saudável do cérebro.

Com o objetivo de progredir nesta tarefa, a Fundação ”la Caixa” e o MIT estão a unir forças para ajudar milhões de pessoas em todo o mundo. Nesta linha, a Fundação ”la Caixa” está a oferecer aos mais brilhantes investigadores doutorados duas bolsas de pós-doutoramento de até três anos de duração nos laboratórios de neurociência do MIT.

Pontos chave

• A convocatória destina-se a doutorados de nacionalidade espanhola ou portuguesa, bem como a investigadores de pós-doutoramento que tenham obtido o seu doutoramento em instituições em Espanha ou Portugal e que tenham um forte historial de excelência académica, investigação de doutoramento de excelência, tenham demonstrado produtividade científica e um claro potencial na sua carreira de investigação.

• O envelope do programa consiste em:

• Salário bruto (68.000 USD até 2023 sujeito a aumentos do custo de vida e em conformidade com a política do centro).

• Seguro de saúde.

• Dotação para a investigação.

• Os bolseiros contarão com o espaço, os recursos e o apoio necessários para executar os seus próprios programas e gerir uma agenda de investigação independente dentro da Aging Brain Initiative.

• Os bolseiros terão também acesso a programas de tutoria e desenvolvimento profissional organizados pelo Picower Institute for Learning and Memory, que os ajudarão a prosseguir as suas carreiras como cientistas independentes.

Aging Brain Initiative do MIT

O apoio aos bolseiros de pós-doutoramento é uma das necessidades mais salientes no MIT e para o sucesso contínuo da investigação em neurociência. Sem dúvida, os bolseiros de pós-doutoramento são a força de trabalho de um laboratório e o apoio a estes postos torna-se particularmente crítico à medida que os anos passam, quando os investigadores são os mais experientes, mas o financiamento é mais difícil de obter.

Mais informações no site da The Picower Institute for Learning and Memory at MIT or Aging Brain Initiative.

Elegibilidade

• Os investigadores de pós-doutoramento de nacionalidade espanhola ou portuguesa, assim como os investigadores internacionais de pós-doutoramento que tenham obtido o seu doutoramento em Espanha ou Portugal, são elegíveis para se candidatarem.

• Será dada preferência aos melhores candidatos em ciências da vida, bioengenharia, química, física ou informática.

• Os candidatos devem iniciar os seus estudos de pós-doutoramento no prazo de 5 anos após a obtenção do seu doutoramento.

Critérios de seleção

Os candidatos devem apresentar:

• O apoio e a nomeação de um mentor do MIT-ABI.

• Uma proposta de investigação de duas a três páginas. Deve ser submetida à Coordenadora de Programas do Picower Institute, Abby Reynolds ([email protected]) , e será revista por um membro do corpo docente do MIT e pelo Dr. E. Niederst, Diretor Estratégico da Aging Brain Initiative do MIT. Deve ser uma proposta de excelente qualidade e deve incluir uma breve fundamentação, um projeto de investigação e os métodos de investigação a utilizar durante o período de três anos.

• NIH biosketch (Institutos Nacionais de Saúde de EE.UU.) o curriculum vitae equivalente que detalhe os principais resultados da investigação a nível individual.

Processo de candidatura

• Os candidatos devem contactar um investigador principal (IP) da Brain Aging Initiative do MIT (membro principal ou colaborador) com quem desejem realizar a sua investigação científica. A candidatura deve incluir uma descrição do seu interesse no trabalho de laboratório e indicar a razão pela qual a sua experiência pode ser útil; é também necessário um curriculum vitae formal que pormenorize a sua experiência e resultados de investigação.

• O potencial I.P. analisará as candidaturas e os candidatos com qualificações excecionais serão contactados para uma análise mais aprofundada. Os melhores podem ser convidados a apresentar o seu trabalho no MIT e podem encontrar-se pessoalmente com o pessoal do laboratório. Serão solicitadas referências.

• Uma vez que o candidato tenha identificado o I.P. apropriado. e este tenha confirmado o seu interesse, os dois trabalharão em conjunto para preparar e submeter os documentos exigidos pelo programa para o processo de seleção.

• As bolsas de estudo não podem começar depois de 1 de janeiro de 2024.

• Para mais informações, pode consultar o web de The Picower Institute.

Após revisão da proposta pela faculdade e pelo diretor estratégico, a atribuição da bolsa será sujeita a um processo de revisão final pelo Diretor da ABI e à sua aprovação. O Diretor assegurará que apenas as propostas que demonstrem uma qualidade excecional sejam aprovadas.

O período de candidatura começará com o início do programa e decorrerá até que as duas bolsas sejam atribuídas ou até 15 de setembro de 2023. O bolseiro submeterá relatórios anuais de monitorização ao Diretor Estratégico da ABI. Os bolseiros serão convidados a participar em atividades do departamento, laboratório e do centro, incluindo reuniões de laboratório, tutoriais individuais e seminários, e serão convidados a participar nas atividades de tutoria profissional e na programação académica do instituto.