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Existe a convicção geral em muitos países de que o uniforme escolar promove o desenvolvimento de um etos escolar completo e, portanto, promove a disciplina e a motivação. No entanto, não existem provas sólidas de que introduzir um uniforme escolar melhora, por si só, o desempenho escolar, o comportamento ou a assiduidade. Existem estudos que mostram alterações nestes resultados após a introdução de uma política de uniforme escolar. No entanto, nestes casos o uniforme era habitualmente um fator entre várias medidas de melhoria, como alterações na política de comportamento ou outros aspetos do ensino e aprendizagem. Por conseguinte, não é possível afirmar que as alterações nos resultados foram causadas pela introdução de um uniforme.
Existem questões culturais na forma como um uniforme escolar é percecionado que desempenham um papel importante na determinação da sua aceitação e no cumprimento por parte dos alunos. Existem algumas provas de que uniformes escolares melhoram a assiduidade em áreas de pobreza muito elevada, no entanto, isto não parece ser verdade em todos os casos. Em algumas culturas, os uniformes escolares são associados a regulação e à perda de individualidade, por isso, é necessária cautela ao fazer generalizações a partir de estudos em diferentes contextos.