Uniforme escolar

Uniforme escolar

Impacto muito reduzido ou inexistente por custo muito baixo, baseado em provas muito limitadas.

Custo

O custo é indicativo do gasto adicional a ter em conta para a implementação das evidências: novos recursos tecnológicos, cursos de formação, atividades para alunos, etc. A estimativa de custo é aproximada e se baseia nos custos adicionais de uma turma de 25 alunos.

Eficácia

A eficácia é indicativa da força da evidência com base no número e tipos de estudos disponíveis, na qualidade desses estudos e na consistência das estimativas de impacto dos diferentes estudos.

Impacto
+0 meses
  • O QUE É?

    Global

    Uniforme escolar é o vestuário que os alunos têm de usar na escola. Os uniformes variam de muito formal (exigindo casacos) a mais informal (envolvendo apenas uma camisola). As escolas têm variações quanto à rigidez com que aplicam a política de uniforme.

  • QUAL O GRAU DE EFICÁCIA?

    Global

    Existe a convicção geral em muitos países de que o uniforme escolar promove o desenvolvimento de um etos escolar completo e, portanto, promove a disciplina e a motivação. No entanto, não existem provas robustas de que introduzir um uniforme escolar melhora, por si só, o desempenho académico, o comportamento ou a assiduidade. Existem estudos que mostram alterações nestes resultados após a introdução de uma política de uniforme escolar. No entanto, nestes casos o uniforme era habitualmente um fator entre várias medidas de melhoria, como alterações na política de comportamento ou outros aspetos do ensino e aprendizagem. Por conseguinte, não é possível afirmar que as alterações nos resultados foram causadas pela introdução de um uniforme.

    Existem questões culturais na forma como um uniforme escolar é percecionado que desempenham um papel importante na determinação da sua aceitação e no cumprimento por parte dos alunos. Existem algumas provas de que uniformes escolares melhoram a assiduidade em áreas de pobreza muito elevada, no entanto, isto não parece ser verdade em todos os casos. Em algumas culturas, os uniformes escolares são associados a regulação e à perda de individualidade, por isso, é necessária cautela ao fazer generalizações a partir de estudos em diferentes contextos.

  • QUAL O GRAU DE FIABILIDADE DAS PROVAS?

    Global

    Não existem revisões nem meta-análises de estudos bem controlados de políticas de uniformes escolares. As provas assentam principalmente em estudos correlacionais que compararam o desempenho de escolas com e sem uniforme, ou que analisaram a trajetória de melhoria de uma escola após a introdução de uniforme escolar. Um dos problemas na interpretação destas provas é o facto de as escolas em circunstâncias difíceis muitas vezes escolherem uma política de uniforme escolar como parte de um conjunto mais abrangente de medidas de melhoria. As revisões e análises mais rigorosas ainda não conseguiram estabelecer uma ligação causal, mas especulam que a adoção de uma política de uniforme pode facultar um compromisso simbólico e público com a melhoria escolar.

  • QUAIS SÃO OS CUSTOS?

    Local

    Os custos para as escolas associados à introdução de um uniforme escolar são muito baixos. Normalmente os custos são suportados pelos pais que têm de comprar as roupas necessárias.

  • O QUE DEVO TER EM CONTA?

    Global

    Utilizar um uniforme, por si só, provavelmente não irá melhorar a aprendizagem, mas pode ser incorporado de forma bem-sucedida num processo mais amplo de melhoria escolar, que inclui o desenvolvimento de um etos escolar e a melhoria do comportamento e da disciplina. Se está a planear implementar uma política de uniforme, já ponderou como irá introduzi-la numa política escolar mais ampla que irá melhorar a aprendizagem?

    Existe a convicção geral de que o uniforme escolar leva a melhorias no comportamento dos alunos. É importante lembrar que a melhoria no comportamento, por si só, não leva necessariamente a uma melhor aprendizagem, embora possa ser uma condição prévia importante (consulte Intervenções no comportamento).

    O empenho dos funcionários em manter e aplicar uma política de uniforme é crucial para uma implementação bem-sucedida.